Pense por um instante no seu amigo de quatro rodas que te espera na garagem neste exato momento. A menos que você tenha o carro dos seus sonhos, é bem provável que você tenha vontade de melhorar ou mudar algumas coisas nele. Que upgrades você faria se tivesse R$ 10.000 sobrando na conta?
Dependendo do carro e do motor, você pode pensar em um swap — e não muito mais que isso, é verdade. Você precisará pensar na mão de obra e em um sistema de gerenciamento do motor, e isso facilmente consumiria todo o seu orçamento imaginário. Mas tudo bem, aqui você pode imaginar o que bem entender. Também dá pra instalar um kit turbo ou fazer um belo trabalho de fluxo no cabeçote, com novos coletores, um comando mais esperto, novas molas, polimento de dutos.
Se você for daqueles que acha que potência não é tudo no mundo, dá para investir em um ajuste fino no carro. Nos clássicos de tração traseira, um diferencial autoblocante é uma boa pedida. Nos mais modernos, uma das vantagens da eletrônica é que você pode alterar as respostas do motor com um remapeamento da ECU, uma reprogramação do acelerador eletrônico para tirar aquele delay irritante do acionamento da borboleta. Ter um carro comunicativo e com boas respostas aos comandos já é metade do caminho para a diversão ao volante.
Quem sabe deixar o carro mais afiado dinamicamente, com rodas mais leves, freios mais potentes pneus mais chicletudos, amortecedores e molas esportivas, novas barras estruturais e estabilizadoras e camber plates?
Ou se o seu carro já tem potência e controle suficiente, que tal um trambulador short shift, bancos concha, cincos de quatro pontos e um volante esportivo para completar o clima racing?
Já demos várias sugestões, mas queremos saber mesmo qual upgrade você faria no seu carro com R$ 10.000. Não esqueçam de descrever quais peças (tipo marca e modelo) e, claro, em qual carro tudo isso seria instalado. Vamos nessa?