com os automoveis no meio de um processo de transiçao os hibridos e eletricos invadindo as ruas e os veiculos autonomos prestes a tomar o mesmo rumo os jipes tem tudo para ser o ultimo refugio de quem gosta mesmo e de graxa e o toyota land cruiser conhecido no brasil como bandeirante e um belo exemplo o jeep japones começou a ser fabricado em 1953 e permaneceu em linha la fora ate 1984 no brasil ele foi vendido entre 1958 e 2001 sem nunca passar por uma reformulaçao extensa e precisava [gt40 content search= jipe widget= 1 ] e por isso que muita gente os cobiça e esta disposta a pagar caro por um bandeirante/land cruiser bem conservado eles sao inquebraveis mas e se voce puder comprar um toyota bandeirante classico porem novo pois uma preparadora norte americana chamada fj company oferece exatamente isto o land cruiser foi criado pela toyota em 1950 depois de um pedido que parecia improvavel o governo do estado unidos que estava em guerra com a coreia do norte precisava de 1 000 exemplares de um veiculo off road ao estilo do jeep willys mb resistente duravel e barato e fez uma encomenda a fabricante japonesa por sorte a toyota ja tinha um projeto engatilhado por assim dizer em 1941 durante a ocupaçao das filipinas o exercito imperial japones encontrou um exemplar do bantam mkii que como contamos neste post pode ser considerado um dos veiculos que deram origem ao jeep e o enviou na mesma hora para o japao com base neste prototipo os engenheiros da toyota criaram um prototipo chamado model ak que ficou pronto em 1942 e segundo relatos era parecidissimo com o jeep ele usava um motor quatro cilindros de 2 3 litros e 50 cv cambio manual de tres marchas e traçao 4x4 permanente com reduzida a encomenda do estados unidos em 1950 entao foi concebida usando a experiencia adquirida na criaçao do prototipo ak no entanto a toyota tomou extremo cuidado para nao ferir os direitos de propriedade intelectual que a willys overland tinha sobre o jeep assim embora fosse semelhante ao willys mb em concepçao e estilo o chamado toyota bj era um veiculo maior com entre eixos mais longo e maior capacidade de carga o motor era um seis cilindros de 3 4 litros com comando no bloco e 86 cv que verdade seja dita era uma copia muito fiel de um seis cilindros vendido pela chevrolet na epoca e o sistema de traçao 4x4 era acionado manualmente alem disso diferentemente do jeep o toyota bj nao tinha reduzida apesar das diferenças as tropas norte americanas logo começaram a chamar o veiculo de toyota jeep a toyota percebeu o apelo do bj entre aqueles que precisavam de um utilitario robusto e de manutençao simples o que levou ao desenvolvimento de uma versao para uso civil começou a ser fabricada em 1953 no ano seguinte o diretor tecnico da fabricante hanji umehara cunhou o nome land cruiser assumidamente inspirado pela britanica land rover aquela altura começaram as exportaçoes primeiro ao paquistao a arabia saudita e outros paises do oriente medio; depois para a europa; e em 1957 para os estados unidos em 1958 o land cruiser chegou ao brasil o bandeirante brasileiro o land cruiser começou a ser montado no brasil em janeiro de 1958 na sede da recem inaugurada toyota do brasil industria e comercio em sao paulo/sp no bairro do ipiranga de inicio a montagem era em regime ckd usando componentes importados mas em 1962 as vendas ja eram suficientes para justificar a nacionalizaçao completa foi opçao da toyota brasileira rebatizar o utilitario como bandeirante como uma referencia aos exploradores do periodo colonial do brasil especialmente no seculo 17 que desbravavam o territorio nacional em busca de riquezas e acabaram contribuindo para a expansao territorial do pais na epoca o toyota bandeirante de certo modo tambem era um desbravador e mais do que apto enfrentar trilhas e estradas inospitas o motor mercedes benz om 324 a diesel de 78 cv era extremamente robusto e confiavel e o toyota bandeirante foi tao popular que sua fabricaçao continuou ate 2001 no restante do mundo porem o land cruiser de primeira geraçao cujo codigo era fj40 foi fabricado apenas ate 1984 suas boas qualidades porem fizeram dele um verdadeiro icone entre os adeptos do off road e um veiculo muito procurado por entusiastas o que abriu caminho para aquele que e o verdadeiro tema do nosso post o land cruiser da fj company o land cruiser renascido analisando o significado dos dois nomes bandeirante e land cruiser aquele que cruza as terras em traduçao livre significam quase a mesma coisa mas nomenclaturas a parte nao ha como nao admirar o trabalho da fj company empresa que parte de carrocerias e chassis originais do toyota land cruiser classico e reconstroi absolutamente tudo melhorando o que for possivel sem alterar sua essencia original a fj company foi fundada em 2010 pelos norte americans nelson e juan calle de acordo com a historia oficial da companhia o avo dos dois que tambem se chamava nelson teve dois carros durante toda a sua vida um fj40 1968 e um fj40 1982 os garotos cresceram dentro do land cruiser e depois que seu avo morreu ja homens feitos decidiram restaurar seu exemplar de 1982 eles gostaram tanto do resultado que decidiram abrir uma companhia especializada no serviço de restauraçao do fj40 com o passar do tempo e com a popularizaçao dos restomods de alto nivel a fj company decidiu expandir o negocio oferecendo nao apenas restauraçoes fieis ao original mas tambem modelos melhorados com motores mais modernos freios melhores e acabamento mais refinado atualmente sao tres as versoes oferecidas o fj classic que usa um motor seis cilindros toyota 2f de 4 2 litros carburado e com 135 cv; o fj sport com motor 1fz tambem de seis cilindros em linha porem com injeçao eletronica de combustivel e 210 cv; e o fj signature que tem um v6 de quatro litros e 240 cv que e exatamente o mesmo motor usado atualmente por modelos como a toyota hilux e o atual land cruiser mas as diferenças nao acabam ai [youtube id= 6fjkzxhq0_g width= 620 height= 350 ] o land cruiser classic e a experiencia mais proxima de um exemplar antigo porem com a usabilidade e confiabilidade de um zero quilometro embora o motor seja carburado ha diversos elementos modernizados freios a disco na dianteira suspensao old man emu com feixes de mola e amortecedores novos direçao hidraulica ar condicionado e sistema de som moderno tem ate conexao bluetooth com visual retro dito isto grandes esforços sao feitos para manter o visual a usabilidade e a aura do original as rodas apesar de novas tem visual classico os farois sao tradicionais e os bancos e revestimentos de porta sao refeitos nos padroes da decada de 1970 o modelo land cruiser sport faz algumas concessoes a modernidade adicionando farois de led rodas de visual mais moderno painel digital com conta giros e bancos esportivos corbeau por fim o land cruiser signature e considerado pela fj company a ultima palavra em land cruisers classicos [youtube id= el4uo6z_cdu width= 620 height= 350 ] para tal alem dos elementos do sport ele adota bancos recaro do tipo concha console central com um ipad mini embutido sistema de som premium retrovisores esportivos e suspensao retrabalhada com amortecedores fox componentes reforçados e maior altura em relaçao ao solo os freios sao a disco nas quatro rodas vindos da toyota 4 runner alem disso o signature oferece mais opçoes de customizaçao em termos de cores e revestimentos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] em todos os casos estamos falando de uma reconstruçao completa do land cruiser a carroceria e separada do chassi restaurada e repintada o chassi recebe componentes novos originais toyota tratamento anti corrosao e pintura do tipo powder coating e importante reforçar que os carros sao entregues como novos e de fato todos os componentes mecanicos incluindo suspensao e freios sao zero quilometro dito isto e preciso fornecer um exemplar do land cruiser fabricado entre 1970 e 1983 ou pagar a parte pelo garimpo e compra de um oficialmente o veiculo sera registrado como um antigo e nao como um land cruiser novo e claro que com todo o trabalho realizado um land cruiser da fj company nao e barato um classic custa a partir de us$ 120 000 r$ 447 000 em conversao direta ; um sport parte de us$ 150 000 r$ 560 000 e um signature nao sai por menos de us$ 200 000 r$ 745 000 se vale a pena bem nao somos nos que podemos responder a esta pergunta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.