quem e fa mais hardcore da marca sabe que a matriz da tradicional ralliart divisao de competiçao da mitsubishi fundada ha 30 anos 1984 foi parcialmente desmembrada em 2010 abrindo espaço para uma serie de subdivisoes regionais em mais de 20 paises alem de batizar algumas versoes esportivas de modelos de rua da marca como o lancer sportback ralliart a novidade e que o brasil e agora o 23º pais a oficializar a ralliart e mais ja começa como o maior representante da marca no mundo a razao por tras disso e simples a mitsubishi do brasil ja investia massivamente no automobilismo profissional e amador no asfalto e no off road e estava mais do que capacitada para investir em uma estrutura maior e receber o legado oficial da ralliart e foi exatamente o que aconteceu trata se da consolidaçao de um trabalho de 15 anos e que ja construiu localmente mais de 500 veiculos de competiçao nacionais e internacionais de asfalto e de off road e que promete trazer novos produtos para os modelos de rua nos estivemos la e trazemos tudo aqui para voces a infraestrutura a ralliart brasil e fruto de um investimento de r$ 35 milhoes a maior parte focada em seu complexo construido em mogi guaçu sao 10 mil m² 70 profissionais de diversas areas administraçao engenharia mecanicos etc e mais de dez areas internas veja a seguir chefiadas pelo vitorioso piloto de rali guiga spinelli diretor de competiçoes da marca a ralliart brasil atualmente cuida de 84 veiculos de competiçao ja construidos e nao so esta conectada diretamente a fabrica da mitsubishi em catalao como tambem esta em comunicaçao direta com o escritorio de engenharia avançada da ralliart francesa cujo corpo tecnico e basicamente o mesmo utilizado pela matriz japonesa quando competia a localizaçao da planta e estrategica fica a apenas 20 km do autodromo velo citta de propriedade do presidente do conselho da mitsubishi brasileira eduardo de souza ramos la alem do autodromo homologado nos padroes da fia ha um circuito de 5 km de terra que e usado para o desenvolvimento dos veiculos off road e o que faz a ralliart brasil bem imagine uma preparadora com uma estrutura enorme capaz de fazer praticamente tudo concepçao de projetos customizaçao de veiculos para clientes construçao e testes de prototipos e de componentes manutençao dos carros de competiçao etc o espaço que vimos nas primeiras fotos do post e o maior dentro do galpao a oficina e justamente a penultima etapa antes de os veiculos serem testados e embarcados para seus destinos antes disso os veiculos sao lavados e pre desmontados em uma area externa e submetidos a uma checagem geral se houve danos na carroceria os componentes sao encaminhados para os setores de funilaria preparaçao e pintura e secagem todos os componentes dos veiculos sao analisados e revisados em diversas baias especificas a esquerda temos a baia dos amortecedores que conta com um dinamometro a direita o setor de cambio que fica ao lado do de diferenciais alem destes ha o setor de motores de eletrica e o deposito de peças que conta com mais de 33 mil itens para pronta entrega a cereja do bolo e o departamento trancado da engenharia experimental ha um escritorio de engenharia no qual sao projetados veiculos e componentes que fica ao lado da area de torno e fresa e de solda neste pequeno departamento e possivel de se criar um prototipo praticamente inteiro internamente acelerando muito o processo de desenvolvimento e assegurando o sigilo uma vez definidas as versoes finais das peças a demanda e passada para a fabrica de catalao que as produz em serie sim este processo pode ser usado tanto para carros de corrida quanto de rua de acordo com robert rittscher presidente da mitsubishi motors do brasil esta proximidade entre a area de competiçao e a matriz ajuda muito a marca no desenvolvimento de componentes dos veiculos de rua servindo como um laboratorio e os frutos dessa proximidade poderao se consolidar ainda mais no futuro como veremos no fim deste post veiculos de competiçao entre os 84 veiculos de competiçao da ralliart brasil o que inclui o asx racing da equipe oficial os principais sao variantes em diferentes niveis de preparaçao da picape l200 triton de modelos para rali de velocidade como a rs com estrutura tubular e carroceria de fibra de vidro ao er derivado do modelo de rua e do lancer evolution a maioria das triton compete no ja tradicional mitsubishi cup que existe ha 15 anos e reune cerca de 60 veiculos em cada uma de suas sete etapas anuais; mas ha modelos que disputam campeonatos mais amplos como o rally dos sertoes e o campeonato brasileiro de rally cross country [youtube id= budhjovcmci width= 620 height= 465 ] a lancer cup neste ano conta com dois modelos o evo r que e o modelo do campeonato de estreia 2013 trata se de um evo x de rua 295 cv preparado para pista aliviado com componentes de fibra de vidro e policarbonato rodas molas e amortecedores de competiçao e pneus slick a versao rs que estreou neste ano e uma versao mais hardcore com 340 cv pneus e rodas maiores freios maiores aerodinamica retrabalhada para lamas alargados e cambio sequencial com powershift [youtube id= ck9r0pq9sdo width= 620 height= 349 ] orientadas para o cliente gentleman driver tanto a mitsubishi cup quanto a lancer cup oferecem uma estrutura completa para os participantes que precisam se preocupar apenas em vestir o macacao e o capacete e acelerar conceito batizado pela marca de sit & drive tambem disponivel para campeonatos e provas fora da marca como o rally dos sertoes e ate o dakar a ralliart cuida de tudo logistica de transporte dos veiculos manutençao seguro mecanicos pneus combustivel hospedagem alimentaçao etc os carros sao cuidadosamente equalizados pela preparadora em testes empiricos aferidos com telemetria por outro lado a organizaçao nao permite nenhum tipo de regulagem nos veiculos mesmo de geometria para nao haver nenhum tipo de vantagem nos veiculos entre um piloto experiente e um novato obviamente nao e uma pratica barata custos por etapa triton er r$ 14 mil / triton rs r$ 20 mil / lancer evo r r$ 34 mil dois treinos e duas corridas por fim de semana / lancer evo rs r$ 40 mil mesmas condiçoes do r e o preço a se pagar pela certeza de que voce tera um carro sempre impecavel e equalizado mecanicamente customizado ao seu gosto com toda a mao de obra componentes e insumos incluidos; mais toda uma infraestrutura de conforto para seus amigos e familia por outro lado pense no quanto que se gastaria comprando um carro como um lancer evo x preparando o para pista importando peças contratando mecanicos aluguel de garagem logistica de transporte etc isso sem mencionar na vida util limitada de um automovel de competiçao e em percalços como acidentes e quebras sob esta otica realista a estrutura da ralliart e bem barata ralliart para as ruas como voces ja leram no flatout no começo do ano embora ainda nao tenha sido anunciado oficialmente o fim da produçao do lancer evo ao final deste ano ja e dado como certo fontes ligadas a marca afirmam que e garantido que as lojas brasileiras estarao abastecidas do modelo durante quase todo o ano que vem gosto amargo na boca por outro lado o slide abaixo da apresentaçao da ralliart brasil nos chamou a atençao e traz esperança para kits ou versoes apimentadas do lancer e de outros modelos da marca ha totais condiçoes para isso como vimos a estrutura da ralliart e mais do que completa tanto em infraestrutura quanto em profissionais especializados em alta performance a divisao esta ligada diretamente a fabrica em catalao para produçao de componentes em serie mas acima de tudo isso todo o trabalho de identidade da marca no pais esta ligado ao automobilismo de acordo com fernando julianelli diretor de marketing da marca eles estao empenhados no desenvolvimento de kits de customizaçao o cliente podera adquirir uma personalizaçao exclusiva seja para melhorar a performance ou mesmo criar um aspecto inovador unico fora o nascimento da ralliart brasil ou seja uma estrutura 100% dedicada a mitsubishi e a unica marca que possui autodromo proprio que organiza campeonatos e atividades em quase todas as modalidades velocidade na terra e no asfalto regularidade eventos de pista para proprietarios e que ministra cursos voltados para a formaçao de pilotos profissionais contando com professores de nivel internacional como ingo hoffmann duda pamplona e bia figueiredo nenhuma marca no pais sequer chega proximo a tanto investimento no esporte a motor e um dna purista que precisa ser refletido com mais propriedade no portfolio dos produtos de rua um tanto quanto racional o fim do carro chefe evo formara uma lacuna tanto para a identidade do produto lancer que definitivamente precisara de uma versao emotiva quanto para os campeonatos organizados pela marca justamente no momento em que o lancer tera fabricaçao nacional nisso fica a nossa esperança para uma versao local ralliart do lancer seda se fossemos dar um palpite diria que seria interessante ver algo na direçao do civic si um quatro cilindros de traçao dianteira seriamente modificado uma vez que o desenvolvimento de algo tao complexo quanto um evo seria algo inviavel economicamente o tempo dira o que a ralliart brasil trara para as ruas
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