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O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Ram 2500 será vendida no Brasil com motor turbodiesel de 365 cv
Apostando no crescente segmento das picapes no Brasil, a FCA anunciou no último sábado (6) a chegada da nova Ram 2500 ao Brasil. A picape começará a ser vendida no último trimestre de 2019, provavelmente em novembro, com um motor turbodiesel Cummins, de seis cilindros em linha e 6,7 litros. São 365 cv e 110,6 kgfm de torque – um bom ganho ante os 330 cv e 104 kgfm do modelo atual. O motor é acoplado a uma transmissão automática Aisin de seis marchas.
A picape é equipada com câmera de ré com visão em 360°, cruise control adaptativo, câmera para a caçamba, frenagem autônoma de emergência, monitor de pressão dos pneus e central multimídia vertical com 12 polegadas. O preço ainda não foi informado, mas o modelo atual custa R$ 265.000. Vale lembrar que, como pesa mais de 2.500 kg, a Ram 2500 exige habilitação de categoria “C” e segue as mesmas leis de trânsito que os caminhões.
Falando nisso, sua irmã menor, a Ram 1500, também deverá chegar ao Brasil. De acordo com os colegas da Quatro Rodas, a picape será vendida com motor V8 Hemi de 5,7 litros e 395 cv e 56,7 kgfm de torque. A versão com motor V6 turbodiesel de 264 cv, cotada para o Brasil, não deverá ser vendida antes de abril de 2020. (DH)
Ford anuncia recall para Ka e Ka Sedan por risco de incêndio
A Ford anunciou nesta semana um recall para 143.514 unidades do Ka e do Ka Sedan por risco de incêndio. Segundo a fabricante foi identificado um problema chicote do sistema de monitoramento da bateria destes carros, todos fabricados entre 2018 e 2019. A Ford diz que, por instalação incorreta, o chicote pode ficar preso entre a bateria e o suporte, danificando a fiação. Com isto, há o risco de curto-circuito e incêndio.
O reparo consiste na instalação de material isolante e um clipe de retenção no chicote e, caso necessário, o chicote poderá ser substituído. É um serviço rápido, de 20 minutos e totalmente gratuito. Para obter mais informações, verificar se seu veículo está envolvido no chamado e, se for o caso, agendar o atendimento, os clientes devem ligar para o telefone 0800 703 3673, ou ir até uma concessionária. (DH)
James Glickenhaus acusa De Tomaso P72 de plágio
Um dos carros mais comentados e admirados do Goodwood Festival of Speed foi o De Tomaso P72 – e ontem, quem comentou a respeito do P72, mas sem um traço de admiração, foi o diretor de cinema, chefe de equipe e empresário James Glickenhaus. Ele viu similaridades demais com a Ferrari histórica P3/4 de 1967 e especialmente com a sua P4/5 Pininfarina, uma Ferrari taylor made baseada na plataforma e mecânica da Ferrari Enzo.
No Twitter de sua equipe Scuderia Cameron Glickenhaus, ele acusou informalmente: “Eles colocaram papel manteiga sobre o nosso P3/4, copiaram muito de nosso P4/5, roubaram um interior do Horacio, bombaram ele como uma garota (Pin-Up do ilustrador Alberto) Vargas e transformaram ele em um Anime. Eu vejo Koons, não um Caravaggio – Jim Glickenhaus”. A mesma mensagem é complementada por Jesse Glickenhaus “Cópia: algo feito para ser similar ou idêntico a outro”.
“They put tracing paper over our P3/4, pasted on much of our P4/5, stole an interior from Horacio, pumped it up like a Vargas Girl and turned it into Anime. I see Koons not Caravaggio.”-Jim Glickenhaus
“‘Copy:a thing made to be similar or identical to another’”-Jesse Glickenhaus pic.twitter.com/lYxVrdRmkB— Scuderia Cameron Glickenhaus (@Glickenhaus) July 8, 2019
Vale lembrar que muitos carros da época compartilhavam essa filosofia de design: Lola T70, Porsche 908, McLaren M6 GT, dentre outros. Ao transpor este design para uma versão contemporânea, nosso pitaco é de que seria difícil de se evitar o caminho tomado tanto por Pininfarina para o P4/5 quanto para o P72. Mas Glickenhaus aparentemente sentiu que o caminho ficou similar demais para deixar passar. (JB)
Nissan GT-R Nismo 2020 é lançado pelo equivalente a 800 mil reais nos EUA
A Nissan North America apresentou ontem a sua linha 2020 do GT-R, rompendo duas barreiras: a do aniversário de dez anos da plataforma R35 e a da marca dos 200 mil dólares, fazendo da versão Nismo um carro mais caro que o Porsche 911 GT3 RS e que o McLaren 570S nos EUA. O carro, que agora traz os mesmos turbos da versão de GT3 e novos elementos em fibra de carbono (canards, capô, teto, tampa e asa traseira) ficou nada menos que 35.200 dólares mais caro que o modelo 2019. O veículo perdeu 30 kg, passando para 1.744 kg – ainda uma massa muito alta para um superesportivo. O valor exato do GT-R Nismo nos EUA é de US$ 212.435, cerca de 807 mil reais em conversão direta.
Há também outras novidades na linha GT-R: o modelo 2020 do GT-R dispensou a versão de entrada Pure, permanecendo somente com a Premium, que ficou US$ 3.000 mais cara, custando 130 mil dólares – e recebeu novas rodas Rays de 20 polegadas, uma nova programação no motor e uma ou outra diferença estética. A Nissan também apresentou o preço da série limitada 50th Anniversary, com a cor Bayside Blue do Skyline GT-R R34 combinada a faixas brancas e interior diferenciado com detalhes em Alcantara, bancos, volante e manopla exclusivos – 138.500 dólares. A versão Track Edition também estará disponível para o modelo 2020, por US$ 147.235, com o mesmo motor da versão Nismo, mas sem os componentes aerodinâmicos, peças de fibra de carbono, rodas e setup de suspensão utilizados no Nismo. (JB)
Mini Electric é lançado na Europa
A Mini apresentou ontem (8) o seu primeiro modelo elétrico. Batizado simplesmente Mini Electric no Reino Unido e Mini Cooper S E em outros mercados, o carro tem a proposta de ser um carro elétrico mais acessível para o público europeu, ao mesmo tempo em que tem um visual mais próximo de um carro convencional. A Mini fez questão de ressaltar este último quesito, dizendo que parte da rejeição aos elétricos tem a ver com o visual avant garde demais para o público em geral.
É claro que não fica difícil identificar o Mini Electric. Nele, a grade tradicional dá lugar a uma peça plástica fechada, que também é 1,7 cm mais protuberante que a grade tradicional por questões de segurança dos pedestres. Os detalhes em amarelo brilhante, apropriadamente batizado “Energetic Yellow”, são opcionais para a moldura da grade, as capas dos retrovisores e os aros das rodas, sendo que estas, de todo modo, têm visual exclusivo da versão.
No interior, as mudanças foram ainda mais discretas – apenas mudanças na iluminação, animações específicas para o cluster de instrumentos e a central multimídia, e um detalhe em amarelo estampado no painel. A Mini diz que a ideia é conter custos e também não afastar muito o carro do que os compradores tradicionais esperam de um modelo da marca.
O conjunto propulsor é exatamente o mesmo do BMW i3: um motor elétrico de 181 cv e 27,5 kgfm de torque, ligado a uma bateria de 32,6 kWh em formato de T, montada embaixo do banco do carona. Movendo apenas as rodas dianteiras, o motor é capaz de levar o Mini Electric de 7,3 segundos, com velocidade máxima limitada em 150 km/h. De acordo com a fabricante, o carro é capaz de atingir até 80% da recarga em 35 minutos usando um carregador público de 50kW. Com uma unidade de recarga doméstica de 11 kW, são 150 minutos para recarregar a bateria até 80%, e 210 minutos para uma recarga completa.
O preço do carro na Inglaterra é de £ 24.400 – segundo a Mini, menos do que um Cooper S tradicional, e sem perder nenhuma capacidade de divertir o motorista. Resta esperar para ver. (DH)
Volkswagen e Ford compartilharão a plataforma MEB
A nova aliança formada entre a Volkswagen e a Ford começa a ficar concreta e mais abrangente. Segundo a agência Reuters, a Volkswagen irá compartilhar a sua plataforma MEB (matriz de acionamento elétrico modular), desenvolvida especificamente para carros elétricos, com a Ford. O primeiro veículo a utilizar a MEB será o VW ID (foto acima), cuja produção deve começar ainda este ano. O acordo para o desenvolvimento em conjunto da nova Ranger e da nova Amarok já estava feito.
A direção da VW ainda não comentou a respeito do compartilhamento de tecnologia autônoma, o que poderá acontecer após a reunião planejada para o dia 11 de julho. A Ford é dona da Argo AI, uma startup que trabalha com inteligência artificial e já faz testes com tecnologia autônoma. (ER)
Executivo da FCA diz que eletrificação é o futuro para os Dodge Charger e Challenger
Os Dodge Charger e Challenger representam atualmente o último bastião dos muscle cars tradicionais, preservando plataformas antigas e buscando se diferenciar pela força bruta, pelo estilo e pela atitude rebelde, ignorando os padrões atuais da indústria, uma atitude que muito resgata o espírito dos anos dourados. Nós chegamos até a escrever uma matéria comentando essa postura da marca em relação ao Challenger.
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Mas Tim Kuniskis, chefe da área de carros de passageiros da FCA, acredita que esses muscle cars vão precisar se render a eletrificação para sobreviver.
Durante o lançamento do Charger SRT Hellcat Widebody, Kuniskis disse que a eletrificação é o futuro absoluto desses carros, tendo usado o Acura NSX, o Porsche 918 Spyder e a LaFerrari como referências. Ele não revelou que tipo de eletrificação estão estudando para a dupla da Dodge, mas garantiu que o ponto-chave será obter um custo acessível.
Essa declaração é conveniente com o anúncio recente do pedido da FCA das novas transmissões com sistema híbrido integrado, que terão a produção iniciada próxima ao final previsto do ciclo de vida dos Charge e Challenger atuais, em 2022. (ER)