FlatOut!
Image default
Projetos

Raminator: esta besta de 2.000 cv é o caminhão monstro mais rápido do mundo

Dentre todo tipo de veículos fascinantes que existem no mundo, os caminhões monstros estão entre os mais insanos — afinal, eles são feitos com um único objetivo: força bruta. O que não significa, claro, que não se tentem quebrar recordes de velocidade com eles. Mas qual é, então, o caminhão monstro mais rápido do mundo? Se você prestou atenção no título deste post, já sabe que é um tal de Raminator. Mas o que é o Raminator, afinal?

Isto:

raminator

Se você não é muito ligado em caminhões monstro, até dá para entender o fato de você não conhecê-lo, mas o Raminator é um dos mais famosos caminhões monstros dos Estados Unidos. A equipe que compete com o Raminator — a Hall Brothers, dos irmãos Tim e Mark Hall — já está na ativa desde 1986, o que dá para dizer que eles estão entre os pioneiros em competições de monster trucks nos EUA.

O Raminator é um caminhão monstro com chassi tubular e motor Hemi de 565 pol³ (9,2 litros) que, com a ajuda de um compressor mecânico, entrega mais de 2.000 cv e torque o suficiente para girar a terra ao contrário — ou ao menos para vencer o campeonato nacional Monster Jam na categoria freestyle sete vezes entre 2003 e 2014, sendo que os cinco primeiros foram consecutivos.

Em uma competição de freestyle, os caminhões competem em baterias de dois minutos (90 segundos + 30 segundos de bônus) pela arena, destruindo obstáculos e fazendo manobras. A bateria é avaliada por três juízes, que dão notas de 0 a 10, e o vencedor é o que fica com a maior média.

raminator (3)

Como você já deve ter imaginado, velocidade não é um dos requisitos para a exibição. Tanto, na verdade, que quando se fala em modificações em caminhões monstros dá-se muito mais atenção às dimensões, ao sistema de suspensão e, por razões óbvias, aos pneus — a cavalaria é só um detalhe. O Raminator, por exemplo, mede três metros de altura, 3,8 m de largura e pesa 4.760 kg. A suspensão é do tipo four link com tem oito amortecedores a gás, e os pneus são colossais, com 66 polegadas de diâmetro por 43 polegadas de largura!

Não é um conjunto feito para acelerar em linha reta, mas foi exatamente isto que Mark Hall fez ao volante do Raminator no último domingo (14), ao acelerar até os 99,1 mph (159,5 km/h) na reta do Circuito das Américas.

A ideia era chegar aos 100 mph (160,9 km/h), mas não foi desta vez. E, embora não seja exatamente uma velocidade alucinante para um veículo tão potente, temos que lembrar que o Raminator pesa quase cinco toneladas e que seus pneus não foram feitos para acelerar no asfalto — na verdade, são iguais aos usados por colheitadeiras e pulverizadoras nas fazendas. Eles chacoalham  e provocam muita instabilidade, especialmente na largada e na frenagem, o que aumenta ainda mais o risco de algo dar errado.

raminator (2)

O que não significa que isto já não tenha sido feito uma vez: o Raminator quebrou um recorde que já existia e pertencia a Randy Moore, da War Wizard Racing, que chegou aos 155,8 km/h em 2012. E se você acha que isto é “muito” mais lento, prepare-se para descobrir que está enganado:

E aí, pessoal? Quem é que vai chegar aos 100 mph primeiro, hein?