um dos grandes assuntos dos ultimos dias foi a revelaçao do lamborghini aventador svj o mais valente dos touros teve a aerodinamica retrabalhada fez uma dieta para perder alguns quilos e ganhou uma nova versao do motor v12 de 6 5 litros capaz de entregar 770 cv [gt40 content search= superesportivos widget= 1 ] sem duvida e um carro colossal e certamente uma bem vinda adiçao as paginas da historia automotiva como um do ultimos superesportivos de alto nivel com motor v12 naturalmente aspirado tanto que nao vamos sequer mencionar o fato de o recorde de nurburgring do aventador svj ter sido conquistado com um prototipo camuflado ligeiramente diferente do carro de rua — por mais que superar os 6 47 3 do porsche 911 gt2 rs com um tempo de 6 44 95 seja algo que por si so tem seu merito nao vamos mencionar outra vez ate porque em relaçao a este post o porsche 911 gt2 nao se encaixa no criterio vamos falar de ediçoes limitadas com forte apelo de pista series especiais com poucos exemplares e modificaçoes que deixam um supercarro radical ainda mais extremos nada de modelos como e o caso do gt2 rs por mais insano que seja com seu flat six biturbo de 3 8 litros e 700 cv e traçao traseira ele e um modelo regular do porsche 911 o lamborghini aventador svj nao ele e uma versao especial com produçao limitada em 963 unidades do aventador superveloce sv que por sua vez e o modelo mais extremo do supercarro v12 da lamborghini o aventador sv ja trazia peso aliviado e motor mais potente que o modelo comum com 750 cv mas o svj adicionou 20 cv a soma e recebeu programaçao especifica no cambio automatico de sete marchas alem disso seu kit aerodinamico e radicalmente diferente dando ao supercarro uma nova cara e contribui para um aumento de 40% na downforce sobre os dois eixos e ainda torna o coeficiente de arrasto aerodinamico 1% mais baixo com isto o aventador svj conseguiu superar o tempo do sv em 15 segundos nos 20 km de nurburgring nordschleife e tambem o tempo do porsche 911 gt2 rs em cerca de cinco segundos [youtube id= qrsq35et ey width= 620 height= 350 ] admiravel mesmo com as ressalvas quanto a validade do recorde e o bastante para nos dar a ideia de relembrar outras ediçoes especiais de supercarros que ja foram colocadas no mercado reforçando nosso criterio foi incluir apenas ediçoes limitadas e nao versoes o porsche 911 gt2 rs nao entra porque e um modelo de serie; o mclaren senna nao entra porque e um modelo totalmente separado; o pagani zonda revolucion nao entra porque nao pode rodar nas ruas por exemplo tambem nao incluimos one offs isto e carros que foram feitos em um unico exemplar ferrari challenge stradale a ferrari challenge stradale era a versao de rua da versao de pista da ferrari 360 modena ficou confuso calma explicamos produzida entre 1999 e 2005 a ferrari 360 modena era equipada com um v8 de 3 6 litros 405 cv a 8 500 rpm e 38 mkgf de torque a 4 750 rpm e era exatamente este o motor de sua versao de competiçao a 360 modena challenge feita para disputar o ferrari challenge — categoria monomarca promovida pela propria scuderia para que um grupo seleto de proprietarios pudesse competir com seus carros na pista lançada em 2003 a 360 modena challenge foi a primeira a vir preparada pela propria fabrica para competir e isto permitia modificaçoes mais extensas assim o interior era totalmente removido — nao havia radio vidros e travas eletricos isolamento acustico air bags ar condicionado ou mesmo freio de estacionamento — e o exterior recebeu novos para choques de fibra de carbono mais leves o resultado era um carro de 1 169 kg exatos 180 kg a menos que a versao de rua alem disso o sistema de suspensao adaptativa do modelo de rua foi trocado por um setup de corrida com amortecedores ajustaveis e os freios eram maiores e melhor refrigerados e por fim um sistema de escape mais leve e menos restritivo aliado a uma reprogramaçao na ecu elevava sua potencia para 426 cv as mesmas 8 500 rpm como seu nome diz a challenge stradale e uma versao de rua desta versao de competiçao apresentada no mesmo ano as modificaçoes iam alem das vistas na 360 modena challenge alem do novo sistema de escape o carro tinha acelerador mais responsivo mais feedback na direçao e transmissao de seis marchas com trocas eletro hidraulicas por aletas atras do volante o interior trazia incursoes de alcantara nos revestimentos de porta no painel e nos bancos e as janelas laterais eram de acrilico bancos de fibra de carbono opcionais na modena comum eram de serie na challenge stradale agora como nao era um carro de competiçao seu peso era um pouco maior do que o da versao de corrida no total eram 1 180 kg dito isto sistema de som e subwoofer eram opcionais que adicionavam 30 kg de volta a conta [youtube id= s4pmkkvho60 width= 620 height= 350 ] o que nao impedia a challenge stradale de ser mais rapida ela era capaz de ir de zero a 100 km/h em quatro segundos cravados contra 4 2 segundos da modena comum alem disso a suspensao de competiçao a deixava em casa nos autodromos foram feitos 1 288 exemplares da ferrari challenge stradale lamborghini gallardo super trofeo stradale o outro stradale desta lista so poderia vir da maior rival da ferrari a receita do lamborghini gallardo super trofeo e parecida com a da ferrari challenge stradale pegar um supercarro de rua transforma lo em um carro de corrida para que os clientes disputem campeonatos monomarca e depois criar uma versao de rua do tal carro de corrida graças as circunstancias o lamborghini gallardo foi o primeiro carro da marca com capacidade para fazer sucesso a nivel mundial a lambo havia sido comprada pela volkswagen e recebeu uma boa injeçao de capital o modelo de entrada foi o primeiro com motor v10 desenvolvido com a ajuda da audi era bonito bem acabado e confiavel e ainda andava muito bem tanto que foi o lamborghini mais vendido de todos os tempos de 2003 a 2013 foram produzidos exatamente 14 022 exemplares do gallardo destes apenas 150 pertencem a serie especial super trofeo stradale [youtube id= d9ghzwuzjqm width= 620 height= 350 ] sua historia e a seguinte em 2009 a lamborghini começou a promover um campeonato monomarca com o gallardo o lamborghini super trofeo a competiçao seguia as regras da fia gt3 e era e voltada aos pilotos amadores entusiastas da marca que competiam usando unidades do gallardo com preparaçao especial o motor v10 recebia comandos de valvula variaveis para chegar aos 570 cv 10 cv a mais que a versao de rua e o carro ganhava componentes de fibra de carbono difusor graseiro carcaças dos espelhos tampa do motor com travas aerocatch bancos revestimentos de porta para economizar peso o resultado disto eram 1 300 kg na balança quase 300 kg a menos que os 1 590 kg do modelo de rua o gallardo super trofeo tambem ganhou um novo kit aerodinamico e uma asa traseira movel que gerava tres vezes mais downforce do que o modelo comum o unico cambio disponivel era o e gear automatizado de seis marchas que de acordo com a lamborghini era capaz de realizar trocas ascendentes em 40 milissegundos em 2011 durante o salao de genebra a lamborghini apresentou o gallardo super trofeo stradale versao de rua do carro de corrida que manteve praticamente todas as modificaçoes e com isto continuou bem mais leve que um gallardo comum com 1 340 kg graças ao motor mais potente com 570 cv a 8 000 rpm e 55 mkgf de torque a 6 500 rpm ele e capaz de chegar aos 100 km/h em 3 4 segundos com velocidade maxima de 325 km/h eram oferecidos como opcionais uma gaiola de proteçao interna; sistema multimidia com tela sensivel ao toque navegador por gps e conexao bluetooth; rodas de 19 polegadas e revestimento interno em alcantara ferrari f12tdf sim outra ferrari mas nao se incomode porque apesar de tambem ser uma serie limitada extrema a f12tdf e um carro completamente diferente da challenge stradale em vez de um v8 central traseiro ela tem um v12 dianteiro um v12 de 6 3 litros capaz de entregar 780 cv as 8 500 rpm e 71 9 mkgf de torque as 6 250 rpm sendo que 80% ja estao disponiveis desde as 2 500 rpm e em vez de um carro de corrida transformado em um carro de rua a f12tdf e uma tentativa bem sucedida de responder a pergunta o que acontece se a gente transformar um grand tourer esportivo de 740 cv em algo ainda mais insano na epoca do lançamento em 2015 a ferrari f12tdf era simplesmente a ferrari nao hibrida mais potente do mundo so perdia para a laferrari e seu motor eletrico hoje a ferrari 812 superfast sucessora da f12 berlinetta ja superou esta marca com seus 800 cv mas ela ainda nao ganhou uma versao mais radical para extrair 40 cv a mais do motor v12 a ferrari realizou uma serie de modificaçoes novo coletor de admissao valvulas de borboleta maiores e cabeçotes com tuchos mecanicos mais adequados a motores que giram alto e responsaveis pela maior abertura das valvulas de admissao nao foi so uma reprogramaçao eletronica [youtube id= vd1citiitqm width= 620 height= 350 ] alem disso a f12tdf era 110 kg mais leve que a f12 berlinetta com 1 415 kg contra 1 525 kg graças ao emprego extensivo de fibra de carbono na carroceria e no interior alem de aluminio no assoalho com isto o super grand tourer ia de 0 a 100 km/h em apenas 2 9 segundos 0 a 200 km/h em 7 9 segundos e maxima superior a 340 km/h [youtube id= 8sh9k21mhks width= 620 height= 350 ] a modificaçao mais importante porem certamente e o passo corto virtuale nome que a ferrari deu ao seu sistema de esterçamento das rodas traseiras pois o mesmo foi feito para simular o efeito de um entre eixos mais curto o eixo traseiro recebeu motores que esterçam as rodas traseiras em ate 2° acompanhando as rodas da frente e transformando totalmente o comportamento do carro nas curvas os motores sao fornecidos pela zf que tambem fornece o sistema 4ws para a porsche mas no caso da f12tdf todo o software foi desenvolvido pela propria ferrari a fim de faze lo trabalhar em harmonia com o diferencial de deslizamento limitado o sistema de controle de traçao e os amortecedores magneticos ativos foram feitos 799 exemplares da ferrari f12tdf entre 2015 e 2017 o que sem duvida a qualifica para entrar nesta lista [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] pagani zonda f encerrando esta primeira parte que ja esta bastante extensa temos o pagani zonda f voce talvez argumente que o zonda ja e por natureza um supercarro especial e limitado e de fato foram fabricados pouco mais de 100 exemplares mas os mesmos foram espalhados ao longo de 18 anos e praticamente metade pertence a alguma serie especial de apenas uma unidade boa parte destas series especiais diferem do zonda comum por detalhes de acabamento pintura ou revestimentos e mais na verdade a maioria dos zonda especiais foi feita depois do fim oficial da produçao do pagani zonda [youtube id= bzd ggv5mka width= 620 height= 350 ] mas nao o pagani zonda f a serie especial lançada em 2005 contava com 25 exemplares naquela epoca o pagani zonda usava uma versao de 7 3 litros e 560 cv do motor v12 amg m120 na epoca do lançamento do zonda em 1999 o motor deslocava seis litros e entregava cerca de 400 cv ja o zonda f trazia novos coletores de admissao e escape alem de uma reprogramaçao na ecu para entregar 602 cv a 6 150 rpm e 77 5 mkf de torque a 4 000 rpm o cambio era manual de seis marchas e o conjunto era capaz de levar o supercarro de zero a 100 km/h em 3 6 segundos com maxima de 345 km/h o que quer dizer f fangio afinal horacio pagani nasceu na argentina e seu compatriota foi um dos maiores pilotos de todos os tempos com cinco titulos de formula 1 conquistados em 1951 1954 1955 1956 e 1957 fizeram apenas 25 exemplares do pagani zonda f que tambem tinha como diferenças em relaçao ao zonda comum a dianteira reestilizada uma nova asa traseira espelhos retrovisores com desenho exclusivo freios de carbono ceramica opcionais sistema de escape de inconel e peso aliviado
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.