a ideia de um novo wankel produzido em serie pode estar cada vez mais distante da realidade mas os modelos da mazda que foram movidos pelo motor sem pistoes ja entraram para a historia o mais iconico deles claro e o rx 7 ao longo de 24 anos e tres geraçoes o esportivo conquistou seu lugar entre as lendas do jdm com um propulsor de concepçao totalmente diferente daquela que ainda e norma na industria ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] sem pistoes bielas virabrequim ou comandos de valvulas e em vez disso com rotores e janelas o motor wankel conseguia um funcionamento mais suave pois eliminava o movimento reciprocante; e tambem uma potencia especifica muito maior com apenas 1 3 litro e dois turbos o motor 13b do rx 7 era capaz de entregar pelo menos 280 cv algo que rivais como o nissan skyline gt r e o toyota supra faziam com o dobro do deslocamento a re amemiya foi fundada em 1974 por isami amemiya na cidade de tomisato japao re como voce deve ter deduzido vem de rotary engine motor rotativo e obviamente a ideia de amemiya era ser uma dos primeiros a especializar se na preparaçao do motor wankel da mazda na epoca o rx 7 ainda nao existia mas a re amemiya preparava exemplares do rx 3 e do rx 4 que usavam o motor 12a com dois rotores e 1 2 litro de deslocamento o rx 7 de primeira geraçao codigo sa/fb foi lançado quatro anos depois em 1978 e imediatamente a re amemiya foi para cima dele foram desenvolvidos novos coletores sistemas de injeçao mais eficientes e modificaçoes de fluxo para o motor e tambem componentes aerodinamicos e de suspensao mais eficazes o mesmo aconteceu com a geraçao seguinte a fc lançada em 1985 mas foi na decada de 1990 com a chegada do rx 7 fd que a re amemiya conseguiu ser reconhecida de verdade mais precisamente em 1995 quando a equipe da companhia inscreveu se no jgtc o campeonato japones de turismo com um carro que veio a se tornar um icone talvez voce ate tenha passado boas horas ao volante do mesmo em gran turismo 2 https //www youtube com/watch v=7tke1uq3lns o mazda rx 7 da re amemiya era o unico carro movido por um motor rotativo em seu ano de estreia no jgtc o carro usava um motor 20b wankel de tres rotores e dois litros que com a ajuda de um turbocompressor entregava cerca de 300 cv com os pilotos hironori takeuchi e haruhiko matsumoto ao volante o carro foi o vencedor de duas etapas na categoria gt2 mais tarde rebatizada como gt300 para carros de traçao traseira ficando em segundo lugar na competiçao atras apenas do nissan skyline da team gaikokuya mesmo que nao tenha vencido o campeonato o rx 7 da re amemiya se tornou um dos favoritos dos espectadores tanto pelo visual do carro quanto pelo ronco do motor wankel em altas rotaçoes e realmente vendo este video de uma hot lap em suzuka fica facil entender o motivo https //www youtube com/watch v=q_pji5bs0qk o piloto no caso e tesuya yamano que substituiu hironori takeuchi na segunda metade dos anos 1990 com o passar dos anos o motor 20b passou por melhorias e no inicio dos anos 2000 ja entregava quase 380 cv mas foi so em 2006 com um trio de pilotos que incluia alem de yamano os pilotos hiroyuki iiri e shinichi yamaji que a re amemiya conquistou o titulo da categoria gt300 no campeonato japones de turismo que aquela altura ja se chamava super gt o mazda rx 7 da re amemiya competiu ate 2007 no ano seguinte ele foi substituido por um rx 8 o ultimo esportivo da mazda com motor wankel produzido entre 2003 e 2012 a melhor parte desta historia porem e que o carro ainda existe e esta na ativa ate hoje atualmente o rx 7 da re amemiya pertence a um rapaz chamado aidan barrett que compete com ele em provas de subida de montanha na nova zelandia https //www youtube com/watch v=3mcv7uqp1_8 o carro ainda conserva o motor usado no jgtc/super gt que ja teve varias peças substituidas mas conserva o ultimo acerto de ecu realizado pelo proprio isami amemiya ha cerca de 17 anos a unica modificaçao nas especificaçoes da epoca foi a remoçao do restritor no coletor de admissao que na epoca era obrigatorio na super gt como resultado atualmente o 20b turbinado entrega 401 cv a 8 200 rpm com o sucesso do rx 7 nas pistas a re amemiya investiu pesado em componentes de preparaçao para carros de rua a companhia fornece peças de alta performance como intercoolers turbocompressores pastilhas de freio e amortecedores ajustaveis para o modelo e tambem para o rx 8 https //www youtube com/watch v=o5 rxaljzag no entanto foi o visual widebody de seu carro de corrida com novos para choques e farois fixos que se tornou a marca registrada da re amemiya para o mundo e naturalmente eles tambem começaram a oferecer bodykits para conferir aos carros dos entusiastas o mesmo aspecto agressivo e mais com elementos aerodinamicos mais ousados que nao eram permitidos na epoca pelo regulamento da super gt como os canards no para choque dianteiro https //www youtube com/watch v=e5f cj9slnu o look e muito popular entre donos de rx 7 fd dentro e fora do japao e ate apareceu na serie de anime e manga initial d a partir do episodio 18 da quarta temporada do anime o carro de keisuke takahashi aparece com o kit da re amemiya nas temporadas anteriores o carro usava um bodykit da mazdaspeed
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