FlatOut!
Image default
Zero a 300

Recorde de vendas de usados, Chat GPT de bordo, o novo GTI e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!

 

Volkswagen irá integrar Chat GPT aos seus carros

A CES acabou de começar em Las Vegas e, como já acontece há alguns anos, ela é usada também pelas fabricantes de automóveis para conquistar o público ávido por novas tecnologias como o Chat GPT. É por isso que neste ano, a Volkswagen usou o evento para anunciar que o sistema de Inteligência Artificial será integrado ao assistente de voz da Volkswagen, o “IDA” e oferecido em vários modelos ainda neste ano.

A ideia aqui não é substituir o assistente digital da Volkswagen pelo Chat GPT, mas usá-lo para obter respostas mais precisas que as previstas pela programação do IDA. Ou seja: se você perguntar ao assistente “IDA, quanto tempo leva para ir daqui até a Lua?”, ele não irá responder “desculpe, mas não encontrei uma resposta para isto”. Ele terá alguma resposta irreverente, como são as Inteligências Artificiais de assistentes digitais ou até mesmo uma previsão exata de quanto tempo você levaria para chegar à Lua caso fosse possível dirigir até lá.

Isso, claro, é uma suposição minha. Eu faria isso. Faria bem para a imagem da marca nas redes sociais, que é o que realmente importa hoje em dia, certo? Certo?

Para quem se preocupa com segurança, saiba que a Volkswagen não irá armazenar as informações nem compartilhá-las com a rede de inteligência artificial. Elas serão apagadas “imediatamente”. Pode perguntar “onde estão os radares dessa rodovia” que ninguém vai usar isso contra você.

Por último, a Volkswagen ainda informou que o sistema será 100% integrado, usando a mesma voz do atual assistente digital, de forma que o condutor não sabe se a resposta foi gerada por AI ou pelo banco de dados do assistente.

 

Essa é a cara do novo Golf GTI – e você pode esperar sentado por ele no Brasil

Além do anúncio do Chat GPT, a Volkswagen também aproveitou a CES para fazer um pouco de barulho sobre o Golf GTI reestilizado. Ele até ganhou um envelopamento especial meio tecnológico para a feira, mas alguém da Volkswagen “”””esqueceu”””” de tirar as fotos do modelo pronto do sistema multimídia do carro, efetivamente revelando as novidades pela telinha no meio do painel.

Coloco “esqueceu” entre aspas porque nunca se sabe se foi proposital ou não, então é melhor manter o benefício da dúvida. O que importa é que o carro está aí, com faróis reestilizados, aquela barra de luz de gosto questionável na grade e até mesmo um logotipo iluminado, porque faróis, aparentemente, não são suficientes. O filete vermelho dos GTI continua lá, estendendo-se de um farol até o outro. Em geral, as novidades se limitam a retoques visuais, afinal, trata-se de uma renovação de meia-vida.

O que importa mesmo, e isso ainda é desconhecido, é se este GTI renovado terá pedal de embreagem e alavanca de câmbio em H ou se ele será mais um esportivo que passará a ser oferecido apenas com câmbio manual. Especulava-se que o GTI 380 do ano passado fosse o último Golf manual, mas as mudanças que afrouxaram o protocolo de emissões Euro 7 podem ter feito a Volkswagen mudar de ideia e continuar oferecendo o GTI com caixa manual.

Como o carro já vazou e ninguém na Volkswagen parece ter se preocupado com isso, é seguro dizer que a estreia oficial do carro acontecerá nas próximas semanas. Evidentemente ele não virá ao Brasil, mas saber que ainda existe um Golf GTI manual em algum lugar no mundo é reconfortante para um entusiasta, não?

 

Recorde de vendas de usados. Por que será?

Finja surpresa: as vendas de carros usados atingiram um número recorde em 2023, com mais de 10.600.000 unidades trocando de mãos — um aumento sutil de 5% em relação a 2022. O motivo não foi comentado pela Fenabrave, a federação nacional dos distribuidores, mas não é preciso ser um analista de mercado para entender que a queda do poder de compra e o aumento dos preços dos carros novos causaram um aumento da demanda por usados (e também a inflação desses carros).

O modelo mais procurado, claro, é o Gol, afinal, ele foi o carro mais vendido por mais de 20 anos então há uma oferta muito maior do que de qualquer outro modelo. O mesmo acontece com o Palio e o Uno, campeões de venda novos que ainda continuam procurados no mercado de usados.

 

Chevrolet Spin renovada será lançada no Big Brother

A Chevrolet já vem passeando com a Spin camuflada há um bom tempo, o que indica que seu lançamento está próximo. Como o Big Brother Brasil parece ser o evento popular mais relevante da mídia contemporânea, o lançamento do modelo será realizado no programa de TV, como aconteceu com a S10 Midnight, por exemplo.

O lançamento faz parte de um plano de renovação da Chevrolet no Brasil, segundo a GM, um acontecimento importante pois trata-se do 99º aniversário da marca no Brasil. A Spin será o primeiro modelo desta renovação e, embora a GM não tenha mencionado os outros lançamentos — que serão seis no total — a Trailblazer e a S10 também foram vistas em testes, camufladas, pelas rodovias brasileiras.

Foto: Filipe Falcão

Considerando que a Tracker e a Montana são produtos novos e que a GM não tem muito mais do que isso no Brasil, é fácil deduzir que os lançamentos seguintes serão o Onix e o Onix Plus renovados.

Sobre a Spin, ela não deverá ter novidades mecânicas — mantendo o motor 1.8 de 111 cv e caixas automátia ou manual de seis marchas. Já quanto ao visual, ela deverá mudar para acompanhar a identidade atual da marca, e também terá novidades no interior, provavelmente com painel digital e multimídia com tela maior, integrada ao painel para se tornar mais atraente ao consumidor geral.