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Zero a 300

Redução de preço dos carros brasileiros | De Tomaso é fraude? | Mercedes incentiva alta quilometragem e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Governo anuncia medidas para redução do preço dos carros

Finalmente foi anunciado o que já sabíamos estar em discussão há algum tempo: as medidas para reduzir os preços dos carros zero km, especialmente os mais baratos, os “populares”.

O vice-presidente do Brasil, (e, também, ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, anunciou ontem que a redução de impostos impactará modelos de até R$ 120 mil com reduções que vão desde 1,5% a 10,79%.

Basicamente, é redução de impostos, especificamente IPI, PIS e Cofins; o Ministério da Fazenda tem 15 dias para mostrar o quanto deixará de ser arrecadado e como compensará isso no orçamento. As regras de aplicação destas reduções são relativas, levando em conta emissões, conteúdo nacional, e o preço de venda. A redução de preço será progressiva; quanto mais barato o preço de venda, maior a redução de imposto, até um limite de 10,79%.

Segundo a Anfavea, com essas reduções os modelos mais baratos poderão voltar a custar menos de R$ 60 mil; serão os mesmos carros vendidos hoje inicialmente, apenas com menos impostos. Mas quando forem publicados os detalhes das regras, nada impede que possam ser desenvolvidas versões especiais para se aproveitarem delas. Cada fabricante vai adotar uma nova estratégia para elas, claro.

Outras medidas foram anunciadas para a indústria, como a taxa de juros especial para projetos de pesquisas e inovação e R$ 4 bilhões do BNDES para as que trabalham com exportação baseado no dólar. Será editada uma Medida Provisória e um decreto para a regulamentação, e com elas editadas saberemos mais detalhes. (MAO)

 

Mercedes-Benz cria emblema especial para clientes que rodam muito

Alta quilometragem. No mercado de usados, é tabu e indica preço menor do carro. Mas existe um certo charme ao redor de alguém que fica com o mesmo carro muito tempo, e atinge quilometragens épicas com ele. Mercedes-Benz costumava ser uma marca orgulhosa disso, da lealdade de seus donos com seus velhos sedãs virtualmente imortais, parrudos, e over-engineered. Mesmo que o mundo dos negócios acredite que é melhor o cara vender o carro velho e comprar um novo a cada ano.

Você tem medo da alta quilometragem do seu carro?

A marca de Stuttgart-Unterturkheim parece estar disposta a lembrar a gente deste passado, que a diferenciava de outras, menos duráveis, marcas. A Mercedes está distribuindo “badges” retrô para proprietários de carros de alta quilometragem, e para aqueles que têm o carro por um longo período de tempo. Na verdade, é um programa tradicional da empresa, que existe desde os anos 1960, mas agora está sendo revivido.

Para receber o badge você deve se inscrever no site oficial local da empresa e ter o carro verificado por um dos revendedores autorizados. Se tudo estiver em ordem, o revendedor entrará em contato com o proprietário para presenteá-lo com o crachá clássico, um certificado de autenticidade e uma carta de agradecimento. É simples assim. O programa já é efetivo no Japão, e alguns carros estão até em destaque no site da Mercedes, junto com seus orgulhosos donos.

Os marcos elegíveis para um proprietário obter o emblema são 100.000, 200.000, 300.000, 500.000 e 1 milhão de quilômetros, ou se tiverem o carro por 10, 20 ou 30 anos. Nos Estados Unidos, os marcos serão de 155.000, 310.000, 466.000, 621.000 e 1 milhão de milhas. Não se sabe se virá ao Brasil; provavelmente não.

O mais rodado de todos os Mercedes-Benz na história? É o taxi 240D 1976 (W115) do grego Gregorios Sachinidis, com mais de 4,6 milhões de quilômetros.

Se você já andou num 240D desses, que pesa 1400 kg e é impulsionado por um diesel sem turbo de 2,4 litros e 65 cv, e não tem ar-condicionado, câmbio automático ou assistência de direção, pode imaginar o sacrifício que foi rodar tudo isso com ele. Fora o barulho! O tal taxista grego deve estar em tratamento de stress pós-traumático junto com soldados de Kosovo hoje em dia, chorando copiosamente em um círculo de cadeiras onde todos balançam a cabeça em respeito.(MAO)

 

Novo Patch do Gran Turismo 7 adiciona Maverick V8 e Alfa GTV

O patch 1.34 do Gran Turismo 7 foi apresentado esta semana, e pelo que parece, foi criado para agradar um cliente em especial: o Juliano Barata. Quem o conhece percebeu isso de cara, só olhando para a foto de divulgação: os três novos carros adicionados são: Alfa Romeo Giulia Sprint GT Veloce, um Ford Maverick V8 da Greening Auto Company, e o Nissan GT-R Nismo R32. Uma ramificação inesperada do Barataverso.

O novo patch traz mais do que apenas carros novos. A atualização mais recente também traz um recurso de “engine swap”, e o jogo recebe uma nova categoria final adicionada à loja de ajuste. Dois menus extras do GT Café e duas “Landscapes” novas para o modo de foto também são adicionados. É uma pequena atualização de conteúdo que os jogadores devem aproveitar, especialmente com o novo recurso de troca de motor. Tem um cara que tenho certeza que adorou. (MAO)

 

Ex-funcionário alega que a nova De Tomaso é esquema de lavagem de dinheiro

Uma ação movida pelo ex-funcionário da revivida De Tomaso, Ryan Berris, alega que o proprietário da empresa deve à ele salários não pagos, e despesas que não foram pagas enquanto ele viajava pelo mundo durante anos trabalhando para a empresa. O processo alega que, uma vez que Berris foi forçado a deixar a empresa, um associado de Norman Choi, o atual proprietário da De Tomaso, ameaçou violência contra Berris, forçando-o a se esconder por mais de um ano até que ele reaparecesse para abrir seu processo, informa o site The Drive.

O processo do ex-funcionário descreve também lavagem de dinheiro, autonegociação e esquemas de “pump-and-dump” (inflar artificialmente o preço de uma ação por meio de declarações positivas falsas e enganosas) envolvendo De Tomaso. De acordo com a denúncia, Choi e outro associado, Michael Choi (incrivelmente, sem parentesco), usam a De Tomaso como fachada para um esquema de fraude. A ideia, diz o processo, era criar Hype, e depois vender a empresa, sem nenhuma intenção de realmente produzir nada.

Berris ficou conhecido por seu trabalho na Scuderia Cameron Glickenhaus, e foi contratado por Choi em 2016 para reviver o Apollo, que era uma releitura do antigo Gumpert. Berris disse que dedicou mais de 80 horas por semana na criação da nova De Tomaso, usando deus contatos para garantir um futuro para a nova marca.

Apesar dos avisos de que Norman Choi estava mentindo sobre o desempenho das empresas – incluindo uma entrega programada para um veículo Apollo que nunca se materializou na Alemanha – Berris disse que trabalhou incansavelmente. Em 2019, revelou o protótipo De Tomaso P72 no em Goodwood e garantiu Carmen Jorda como piloto de desenvolvimento e porta-voz da marca. Agora, tudo acabou nos tribunais.

É engraçado que o nome De Tomaso, mesmo a empresa não tendo mais ligação alguma com a família do criador original, Alejandro De Tomaso, continue metido em controvérsias financeiras diversas. O argentino Alejandro, embora nunca tenha sido processado desta forma, sempre foi uma pessoa para lá de controversa, indo de esquema a outro e aumentando seu poder e situação aparentemente sem vender muitos carros.

De Tomaso, rindo, ontem (onde quer que esteja, no além)

Mas pelo menos, De Tomaso conhecia automóveis, era piloto de competição, e seus carros eram sensacionais, por mais que suas empresas tivessem origens duvidosas. Nesse esquema atual, parece que se gritar “Pega ladrão!”, não fica um, mermão. (MAO)