como era de se esperar o ano de 2017 começou com o chevrolet onix no topo da lista dos carros mais vendidos do brasil quer dizer como estamos em fevereiro nao da para encher o peito e dizer que vai terminar assim tambem mas se os numeros sao qualquer indicativo a aposta faz sentido de acordo com a fenabrave em janeiro de 2016 o onix vendeu 12 952 unidades e em janeiro de 2017 13 900 unidades um crescimento de 7 32% o onix ja e lider de vendas desde 2015 tambem o que e outro ponto a seu favor na briga pelo posto de carro mais vendido do ano o curioso e que o chevrolet onix e apenas o setimo modelo a ocupar a primeira posiçao nas vendas em 60 anos de industria automotiva no brasil como e como voce deve lembrar o marco zero da fabricaçao de carros no brasil foi a fundaçao da anfavea em 15 de maio de 1956 a entidade contava entao com 8 associados ford general motors vemag mercedes benz volkswagen willys overland international harvester e brasmotor na epoca a industria automobilistica empregava 9 8 mil pessoas produzia 30 5 mil veiculos no brasil comercializava quase 31 mil e nao exportava nenhum deles hoje sao 32 as fabricantes associadas nas ultimas seis decadas mais de 78 milhoes de veiculos ja sairam das fabricas brasileiras antes disto ja existiam carros montados no brasil os componentes vinham todos de outros paises com aconteceu com o ford modelo t que começou a ser montado na cidade de sao paulo em 1919 depois dele outros vieram mas foi so o inicio da produçao do romi isetta versao brasileira do iso isetta simpatico minicarro italiano lançado em 1953 que o brasil começou de fato a fabricar carros naturalmente nao ha muitos registros dos carros que foram campeoes de vendas no brasil naquela epoca em 1957 dkw volkswagen e willys eram as fabricantes com maior presença no mercado a dkw com sua familia de dois tempos a vw com a kombi que começou a ser fabricada no brasil em novembro daquele ano e a willys overland com o jeep que foi o carro mais vendido em 1958 e depois e o que vamos ver nesta lista volkswagen fusca 1959 1982 nos ja contamos aqui no flatout a historia de como o fusca chegou ao brasil basicamente a vw percebeu que o projeto do fusca ja tinha suas duas decadas de vida e por isso decidiu expandir a atuaçao da marca para outros paises com a industria automotiva brasileira em ascensao o fusca chegou discreto com 30 unidades alemas importadas em 1950 e depois mais 2 300 unidades montadas em regime ckd ate a inauguraçao da fabrica em 1959 com isto o fusca ja foi capaz de abocanhar o primeiro lugar em 1959 e depois seguir na frente ate 1982 os registros so começaram a ser tomados com precisao a partir de 1962 quando o besouro emplacou 38 259 unidades e tomou o lugar do jeep willys que ficou em segundo lugar com 21 005 unidades a nacionalizaçao e a boa reputaçao conquistada logo nos primeiros anos foram cruciais para o sucesso do fusca que depois disto continuou a fazer sucesso por seu carisma por sua manutençao simples e barata e claro pelo preço a formula do fusca simplesmente funcionava e ate os anuncios impressos honestos ironicos e bem humorados que faziam piada com as limitaçoes e exaltavam as qualidades do projeto contribuiram para isto o fusca tornou se referencia objeto de desejo membro da familia seus rivais foram caindo um a um a medida que o anos passavam renault gordini dkw vemag belcar ford corcel nenhum deles havia chegado ao ponto de ser trocado por ele mesmo um cara comprava um fusca em 1963 terminava de pagar e ia para a concessionaria volks atras de outro fusca o carro do povo vendia bem zero quilometro e vendia bem usado os numeros tornam isto ainda mais impressionante em 1968 o fusca vendeu mais de 123 mil unidades enquanto o segundo colocado a kombi teve pouco mais de 24 000 unidades vendidas em 1971 foram 175 000 unidades do fusca em primeiro lugar e 54 000 do chevrolet opala um carro muito maior mais caro e mais potente na segunda posiçao a real concorrencia estava mesmo dentro de casa mas a volkswagen nao se importava muito com fato de a brasilia ou a variant venderem menos [youtube id= 6u6pt5o3pxw width= 620 height= 350 ] por isto muitos consideraram a volkswagen bastante ousada ao tentar substituir o fusca com uma formula completamente diferente em 1980 na forma do hatchback gol linhas quadradas motor na frente e traçao dianteira eram conceitos opostos ao que havia tornado o fusca um sucesso tanto que o gol demorou para decolar como veremos mais a frente mas antes chevrolet chevette 1983 lançado em 1973 o chevette foi o primeiro carro compacto da chevrolet e trazia um conceito bem mais moderno do que o volkswagen o motor de 1 4 litro tinha quatro cilindros em linha e ficava na dianteira era arrefecido a agua claro e levava a força para as rodas de tras receita classica importada da europa simples bonita e eficiente alias na verdade o chevette estreou no brasil seis meses antes do lançamento do opel kadett na europa na segunda metade de 1973 ele vendeu bem no brasil logo de cara mas nao teve capacidade para superar o fusca e sua popularidade quase fora de controle ainda assim vendeu mais de 31 000 unidades ficando em setimo entre os carros mais vendidos atras de opala corcel variant kombi e brasilia mas a frente dos dodge dart e 1800 e do ford maverick [youtube id= 1qhtxnf1yqs width= 620 height= 350 ] com o passar dos anos algumas coisas mudaram a volkswagen lançou a brasilia e seus adjacentes que mesmo ainda com motor boxer refrigerado a ar na traseira ja eram evidentemente mais modernos que o fusca este começava a ser visto como um carro ultrapassado mas ao mesmo tempo bem sucedido demais para que a brasilia pudesse substitui lo embora tenha chegado perto no inicio da decada de 1970 com isto a volkswagen monopolizou as primeiras posiçoes do mercado ate o inicio da decada seguinte como ja dissemos mas nao durou muito em 1980 a variant saiu de linha seguida da brasilia em 1982 o consumidor ainda nao estava preparado para o gol que tambem nao estava preparado para o consumidor e com isto o chevette pode assumir a dianteira ja reestilizado e melhorado chevrolet monza 1984 1986 o que aconteceu depois foi curioso ainda em 1982 a chevrolet lançou o monza seu modelo intermediario posicionado entre o chevette e o opala ele tambem era derivado de um projeto da opel mas era mais moderno com traçao dianteira e motor tranversal tambem era um carro bonito robusto espaçoso e confiavel ainda que nao tivesse muita força em seu motor 1 6 de 73 cv e so oferecesse a opçao de carroceria hatchback ficava evidente que o monza era uma resposta tardia ao volkswagen passat o irmao mais velho do gol que ainda vendia bem apesar da idade do projeto ele foi o primeiro vw arrefecido a agua vendido no brasil a partir de 1974 e talvez por isto o brasileiro nao tivesse se convencido [youtube id= c2v8rea7kgq width= 620 height= 350 ] no entanto foi so a chevrolet mudar o apelo do monza para as coisas melhorarem com um novo motor de 1 8 litro e 86 cv e carroceria seda o monza finalmente se encontrou tanto que em 1984 tornou se o carro mais vendido do brasil posto que manteve ate 1986 desde entao o monza permanece como o unico nao popular a ser o carro mais vendido do ano na historia da industria automotiva brasileira volkswagen gol 1987 2013 enquanto tudo isto acontecia a volkswagen nao deixou de fazer melhorias no gol para torna lo um substituto digno ao fusca o motor arrefecido a ar fraco e ultrapassado demais deu lugar ao quatro cilindros de 1 8 litro e 99 cv ja usado no santana fazendo sua estreia no gol gt era exatamente o que o gol precisava para dar sua guinada rumo ao lugar de mais vendido do pais foi um crescimento gradual e visivel imediatamente em 1984 o gol foi o terceiro carro mais vendido atras do monza e do fusca em 1985 passou a segunda posiçao a frente do escort repetindo o feito em 1986 em 1987 com uma reestilizaçao que tornou seu exterior mais moderno com para choques envolventes de plastico e lanternas maiores e seu interior mais refinado a partir do ano seguinte o gol finalmente foi o carro mais vendido do brasil superando o chevrolet e segurando o posto por nada menos que 26 anos foram tres geraçoes quatro reestilizaçoes e dezenas de versoes especiais como comentamos neste post fiat palio 2014 o que aconteceu entao para que o gol perdesse a liderança para o rival fiat palio uma serie de coisas dos dois lados veja bem a partir de 1999 o gol passou a sempre ter duas versoes de si mesmo convivendo nas concessionarias primeiro foi o gol bola ou g2 convivendo com o recem lançado g3 foi a propria vw que começou com esta historia de chamar reestilizaçoes de geraçoes mais especificamente durante a campanha de lançamento do g3 depois o gol g4 conviveu com o gol g5 este de fato uma nova geraçao entre 2008 e 2014 na hora de contabilizar as vendas todo gol contava nao importava se era o modelo mais antigo ou o mais recente entao em 2014 quando o g4 saiu de linha as vendas do gol sofreram um forte impacto paralelamente em 2012 a fiat lançou a segunda geraçao do palio o rival do gol tambem estava vivendo a base de reestilizaçoes desde que fora lançado em 1996 e precisava mesmo ser modernizado a geraçao antiga so saiu de linha no fim de 2016 e ate entao as vendas das duas geraçoes eram contabilizadas juntas entao em 2014 o palio teve seu auge com o gol g4 fora de cena o popular da fiat chegou ao topo do mercado mas ficou la so por um ano chevrolet onix 2015 em 2015 mais de trinta anos depois de conquistar a liderança do mercado primeira vez a chevrolet voltou a comemorar o popular onix tornou se o carro mais vendido do ano usando versoes modernizadas de motores antigos; apostando nos vincos curvas e farois enormes na carroceria e adotando uma estrategia de marketing agressiva o onix conquistou o mercado e ultrapassou palio e gol o volkswagen alias caiu no gosto dos entusiastas por sua dirigibilidade sua qualidade de construçao e sua ergonomia mas por alguma razao nao tem tanto apelo junto ao consumidor medio lugar ocupado pelo onix que de certa forma lembra um gol mais descolado e jovial oferecendo conforto e espaço interno em um pacote nao muito entusiasta mas bem amarrado para o dia a dia
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