Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Renault Clio RS 220 Trophy bate recorde em Nürburgring Nördschleife
Depois de perder o recorde de tração dianteira em Nürburgring Nordschleife para o Honda Civic Type R, a Renault decidiu mostrar que não tem apenas um hot hatch super rápido no Inferno Verde. Desta vez, quem quebrou um recorde por lá foi o Clio RS 220 Trophy, que agora é o hatch compacto mais rápido do circuito.
O carro foi levado a Nürburgring pela revista alemã Sport Auto, e foi pilotado pelo editor Christian Gebhardt em um comparativo que também incluiu o Opel Corsa OPC, o Audi S1 e o Mini John Cooper Works (leia nossa avaliação aqui). O Clio completou a volta em 8:32 — o mesmo tempo do Porsche Boxster S de primeira geração, três segundos mais lento que o Audi TT RS e quatro segundos mais lento que o Porsche 911 Carrera 993.
O Mini JCW ficou logo atrás, com 8:35, o Opel Corsa OPC cravou 8:40 e o Audi S1 ficou em último com 8:41. O Clio RS 220 Trophy usa um motor 1.6 turbo de 220 cv e 24,5 mkgf, e câmbio de embreagem dupla.
Versão topo de linha da Fiat Toro é flagrada
Nesta nova leva de fotos “vazadas” da Fiat Toro faltou mostrar somente o interior da picape. Ela foi fotografada por todos os ângulos na fábrica da FCA em Goiana/PE e também revelou o nome de uma das versões, Volcano, e algumas características mecânicas.
A Fiat Toro Volcano provavelmente será a versão topo de linha da picape, que além dos emblemas Diesel 4×4 e AT9 — ou seja: o mesmo motor 2.0 Multijet diesel do Renegade, com 170 cv e 35,7 mkgf, e o câmbio automático de nove marchas com tração integra — também tinha elementos cromados no exterior. Como já vimos em outro flagra, há uma versão mais simples, sem esses cromados no acabamento externo.
A Fiat Toro a gasolina usará o motor 1.8 E-Torq com algumas modificações para produzir cerca de 140 cv. Esse motor usará o câmbio manual de seis marchas do Bravo ou o automático de seis marchas do Renegade.
Lamborghini Aventador não terá versão de tração traseira
A Lamborghini mostrou há algumas semanas o novo Huracán de tração traseira, o LP580-2, mas quem esperava uma versão semelhante para o Aventador, uma má notícia: não vai rolar.
Mesmo com um V12 de 6,5 litros e 700 cv (ou 750 no SV), o Aventador teve seu desempenho criticado pela imprensa europeia, especialmente quando comparado à Ferrari F12berlinetta, que permanece fiel à tração traseira e não tem o inconveniente sub-esterço apresentado pelo Lambo. No caso do Huracán, a versão de tração traseira corrigiu essa característica indesejada pelos fãs mais hardcore, mas um Aventador empurrado apenas pelas rodas de trás não será produzido pois a Lamborghini afirma que a tração integral é a única forma de controlar a potência e o torque do supercarro.
Ao menos é o que o diretor de desenvolvimento da Lamborghini, Maurizio Reggiani disse aos britânicos da Autocar: “O Aventador só pode ser um carro de tração integral porque ele tem muita potência e torque para controlar, e isso só é possível com quatro rodas motrizes. Isso se deve principalmente à excelência dos sistemas de controle que temos no carro hoje. Por isso, quando planejamos derivados do Aventador, mantemos a tração integral”.
Teste de DNA confirma que Juan Manuel Fangio teve um filho
Em seus 84 anos de vida, Juan Manuel Fangio venceu cinco títulos de Fórmula 1, ajudou Horacio Pagani a fundar sua fábrica de supercarros e se tornou o maior piloto do planeta. Mas ele nunca se casou e nem teve um filho. Ao menos até agora. Vinte anos depois de sua morte, um teste de paternidade comprovou que o piloto teve um filho argentino.
Em agosto passado o corpo de Juan Manuel Fangio foi exumado para que seu DNA fosse usado em um teste de paternidade solicitado por Oscar Espinoza, de 77 anos. Ele é um dos dois homens que dizem ser filhos do piloto — o outro é Ruben Vazquez. Na semana passada, o juiz argentino Rodrigo Cataldo confirmou que Espinoza é realmente filho de Fangio com base nos resultados do teste de DNA. Agora, Oscar Espinoza mudará seu nome, passando a assinar Oscar Fangio, conforme declarou aos jornais argentinos.
Quanto a Ruben Vazquez, o outro suposto filho não-reconhecido de Fangio, seu processo ainda corre nos tribunais em Buenos Aires.
Ford quer desenvolver serviço semelhante ao Uber
Há alguns meses publicamos uma pensata sobre a eventual “vitória” do Uber sobre os taxistas, na qual concluímos que, ainda que o Uber desapareça, o modelo proposto pela empresa é disruptivo e veio para ficar — algo como o Napster no começo deste século. Aparentemente nosso palpite vem se mostrando acertado, pois a Ford divulgou sua intenção de desenvolver um serviço de transporte semelhante ao Uber. A informação vem da agência Reuters, que entrevistou o vice-presidente de pesquisa da fabricante, Ken Washington.
A intenção é fornecer serviços e soluções de mobilidade — uma tendência planejada para o futuro pela maioria das fabricantes. Inicialmente o projeto será um serviço de caronas por meio de aplicativo dentro da fábrica de Dearborn, nos EUA. Provavelmente uma etapa de verificação de funcionalidades e eventuais erros e falhas de desenvolvimento. Depois, o serviço será lançado comercialmente e serão usadas as vans Transit.