voce sabe minivans nao foram feitas exatamente para entusiastas elas miram nos caras que ja constituiram familia e precisam de espaço para compras bagagem e o time de futebol dos filhos e nao se importam muito com o prazer de dirigir nos eua minivans sao vistas como o simbolo da morte de um gearhead e o nascimento de um novo homem — um cara mais maduro que tem outras prioridades muito maiores do que dirigir carros bacanas a renault espace sempre foi uma tipica minivan seu projeto começou a ser desenvolvido na decada de 1970 pelo designer britanico fergus pollock que na epoca trabalhava para a chrysler a partir dai varias outras empresas se envolveram com o projeto antes do lançamento do modelo de produçao em 1984 renault espace de primeira e segunda geraçoes 1984 e 1991 respectivamente primeiro foi a matra afiliada da simca que por sua vez era subsidiaria da chrysler na frança cujo designer grego antonis volanis ajudou a aperfeiçoar o projeto em 1978 a chrysler e a simca foram compradas pelo grupo psa das marcas peugeot e citroen e o projeto foi para as maos da matra como a psa achou que o carro nao faria sucesso a matra voltou se em 1982 a renault que decidiu arriscar lançando a renault espace dois anos depois o resultado a espace se tornou uma das primeiras minivans modernas bem sucedidas do mercado — e gerou ate mesmo um clone nacional a grancar futura projetada por toni bianco e feita sobre a mecanica do ford del rey que tinha motor 1 8 de origen volkswagen contudo a espace de que vamos falar hoje e bem diferente daquela lançada em 1984 na verdade ela foi criada exatamente dez anos depois em 1994 e foi feita justamente para comemorar os dez anos da espace original mas nao foi so isso naquele 1994 a williams conquistou seu terceiro titulo no campeonato de construtores da formula 1 desde que passou a usar motores v10 renault em 1989 eles eram o complemento perfeito para os avançadissimos fw14 e fw15 projetados por adrian newey e que competiram de 1991 a 1993 e para o fw16 que ja nao era tao avançado porque a fia baniu varias tecnologias empregadas por seus antecessores como suspensao ativa controle de traçao e freios abs mas ainda foi capaz de garantir o titulo de construtores em 1994 voce pode ler mais sobre esta historia neste post era a oportunidade perfeita para juntar as duas coisas — e assim nasceu a renault espace f1 que da minivan so tinha o nome e as formas basicas pois tinha muito mais em comum com um monoposto de formula 1 — mais precisamente o motor do fw15c chamado renault rs5 trata se de um v10 de 3 5 litros 3 493 cm³ e 67° entre as bancadas de cilindros com aspiraçao natural comando duplo nos cabeçotes e 40 valvulas sua potencia variava entre 700 e 780 cv durante as corridas de formula 1 mas para a espace f1 a renault decidiu adotar a calibragem usada nos treinos de classificaçao — o que garantiu uma potencia de absurdos 820 cv e torque de 71 mkgf o motor era acoplado a caixa semiautomatica sequencial de seis velocidades tambem identica a do carro de f1 o resultado era uma minivan capaz de chegar aos 100 km/h em 2 8 segundos aos 200 km/h em 6 9 segundos e atingir os 312 km/h de velocidade maxima mas como dissemos esta minivan tem muito mais a ver com um carro de formula 1 do que com a espace de segunda geraçao original sua carroceria projetada por thierry metroz e axel breun mantinha alguns componentes de fibra de vidro do carro original a espace de segunda geraçao lançada em 1991 como teto capo e tampa do porta malas alem dos vidros contudo boa parte dos paineis deu lugar a componentes de fibra de carbono mais rigidos e leves — alem de terem suas formas retrabalhadas para melhorar a aerodinamica contudo esta carroceria era praticamente uma bolha — a e drasticamente diferente enquanto a espace de rua tinha motor dianteiro traçao dianteira ou integral e ate sete lugares a f1 usava um chassi de fibra de carbono com o motor v10 em posiçao central traseira servindo de componente estrutural e quase como pegar um carro de f1 e colocar uma carroceria de minivan por cima dele o proprio frank williams apoiou e ajudou a financiar o projeto alem de fornecer a expertise de sua equipe de mecanicos depois de dar algumas voltas como passageiro — antes mesmo de a super minivan ficar pronta — ele disse que apreciava ainda mais a habilidade e a disposiçao exigidas por um carro de formula 1 o mais legal e que nao ha qualquer tipo de isolamento entre o motor e os ocupantes do carro — dois na frente e dois atras um de cada lado do motor imagine como era infernal e maravilhoso o ronco furioso dos dez cilindros a quase 14 mil rpm a centimetros do seu ouvido os freios de carbono ceramica garantiam que em menos de 600 metros o carro conseguisse ir de zero a 270 km/h e parar completamente o video abaixo e um dos mais famosos a estrelar a renault espace f1 trazendo uma volta rapida com ninguem menos que o professor alain prost dizem ate que ele se divertia fazendo hot laps furiosas para judiar dos jornalistas que nao iam muito com a sua cara a açao de verdade começa aos 1 30 [youtube id= he7ypzfmzbm width= 620 height= 350 ] enquanto isso a gente precisava se contentar com a espace f1 em gran turismo 2 a espace f1 e sem duvida mais uma prova de que sao loucos esses gauleses — e que isto esta longe de ser algo ruim
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