entre os hot hatches a novidade do momento e o novo civic type r que chegou a sua nova geraçao com 320 cv uma carroceria mais imponente e nova suspensao traseira multilink para muita gente ele ainda e o rival a ser batido talvez ate mais que o vw golf r e o ford focus rs que estao em uma briga so deles no salao de frankfurt dois foguetes vieram para agitar as coisas um deles e frances e o outro espanhol e ambos cada um a seu modo trazem primazias para suas linhagens voce deve lembrar da treta entre o renault megane rs e o seat leon cupra pelo recorde de traçao dianteira em nurburgring nordschleife agora ambos chegaram a suas novas geraçoes e prometem voltar para a briga com folego renovado vamos ver quais sao suas armas renault megane rs a quarta geraçao do megane veio em 2016 e logo que ela foi lançada começou a especulaçao a respeito do novo renaultsport compreensivel por pelo menos duas razoes o modelo anterior era um dos melhores do segmento e a nova geraçao ficou ainda mais bonita que a anterior o que a gente nao esperava rolou um downsizing ai a nova geraçao e movida por um motor de 1 8 litro enquanto a anterior tinha um motor 2 0 o novo propulsor e derivado daquele utilizado no alpine a110 apresentado em março no salao de genebra equipado com outro turbo e um novo cabeçote o resultado sao 280 cv a 6 000 rpm 5 cv a mais que a gerçao anterior e torque de 39 8 mkgf entre 2 400 e 5 000 rpm a renault ainda nao divulgou dados de aceleraçao e velocidade maxima mas seus numeros de potencia e torque deixaram o pessoal meio cabreiro quanto a seu desempenho a fabricante porem ja tratou de dizer a autocar que o desempenho do megane nas retas sera parelho a se seus rivais de 300 cv ou mais nao melhor que o deles patrice ratti o chefe da renault sport acrescentou em nenhum momento nossa equipe sacrificou a diversao ao volante que e sinonimo de agilidade em favor da velocidade maxima nunca foi nosso objetivo e e por isto que mais do que qualquer aumento de potencia a verdadeira novidade do megane rs 2018 e o sistema de esterçamento nas quatro rodas batizado 4control pela renault que permite que as rodas traseiras estercem em ate 2 7 graus seu funcionamento e semelhante ao de outros sistemas presentes no mercado atualmente em baixa velocidade as rodas traseiras viram no sentido contrario ao das dianteiras para reduzir o raio de viragem do carro e facilitar manobras como balizas e retornos na cidade em alta velocidade as quatro rodas esterçam no mesmo sentido aumentando a estabilidade direcional e a agilidade na hora de contornar curvas alem disso o sistema simula o efeito de uma barra estabilizadora na traseira levando a mesma a se soltar com mais facilidade quando cutucada a renault diz que ate mesmo os amortecedores adaptativos puderam ser dispensados no novo megane rs que consequentemente ganhou uma personalidade mais analogica o megane rs tambem sera um carro mais versatil para começar pela primeira vez sera vendido com a possibilidade de optar por um cambio manual de seis marchas com as mesmas relaçoes da geraçao anterior ou por uma caixa de dupla embreagem com aletas atras do volante depois existirao duas configuraçoes basicas cup com foco no desempenho em pista e sport mais voltada para uso nas ruas as diferenças entre ambas estao espalhadas por todo canto o sport tera rodas de 18 polegadas com pneus 235; o cup vira com rodas de 19 polegadas e pneus 245 o cup tera um diferencial mecanico com bloqueio enquanto o sport usara um diferencial eletronico para acionar os freios caso uma roda comece a perder aderencia a renault colocou quatro modos de direçao no novo megane rs comfort normal sport and race apenas na versao cup o sistema de controle eletronico de estabilidade e desligados no modo race na sport o sistema permanece ativado ainda que menos invasivo [youtube id= oxtrmetarp0 width= 620 height= 350 ] a renaultsport ainda diz que havera uma versao trophy do megane rs assim como aconteceu com a anterior o novo megane rs trophy tera 300 cv e 40 8 mkgf de torque e usara como base a versao cup com componentes de aluminio na suspensao para ajudar a reduzir peso e sera com o novo trophy que a renault podera tentar quebrar um novo recorde em nurburgring possivelmente na segunda metade de 2018 seat leon cupra r se a renault anda dando o discurso potencia e superestimada a seat aproveitou o salao de frankfurt para apresentar o carro mais potente de sua historia o leon cupra r primo do vw golf r que usa uma versao de 310 cv do motor 2 0 tsi so tem uma coisa os 10 cv a mais so valem para o cupra r com cambio manual de seis marchas os carros com cambio dsg de dupla embreagem tem os mesmos 300 cv do cupra normal em todos os carros a traçao e exclusivamente dianteira com isto em mente e considerando que a seat nao revelou os dados de desempenho do cupra r imaginamos que o carro com cambio manual seja um pouco mais rapido que o cupra nao r que e capaz de chegar aos 100 km/h em 5 8 segundos ja a versao com dsg devera manter os 5 7 segundos no 0 100 km/h o aumento de potencia pode ser encarado mais como um fine tuning do que como uma revoluçao prova disso e que as modificaçoes na suspensao que a proposito traz amortecedores adaptativos se limitaram a um reajuste na geometria com destaque para uma cambagem ligeiramente mais negativa na dianteira melhorando a area de contato dos pneus com o solo no lado de dentro das curvas os freios agora sao da brembo e o diferencial dianteiro no cupra r tem deslizamento limitado no mais as modificaçoes do lado de fora tambem sao notaveis os arcos das rodas sao mais musculosos e detalhes na cor bronze decoram a carroceria retrovisores emblemas e emblemas que podera ser encomendada nas cores preto midnight cinza pyrenees e cinza matte alem disso fibra de carbono compoe as saias laterais e spoilers a cor cobre e a fibra de carbono tambem estao no interior do carro que recebeu revestimento de couro e alcantara o seat leon cupra r diferentemente do renault megane rs e uma serie limitada so serao feitos 799 exemplares de qualquer forma a briga destes dois promete
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