ouvimos com certa frequencia a afirmaçao de que os carros eletricos sao o futuro e a cada dia mais evidencias surgem de que isto pode mesmo ser verdade agora se for para viver em um mundo sem motores a combustao que ele seja cheio de carros como o renovo coupe renovo nao e um nome exatamente apelativo — ficaria mais apropriado a uma fabricante de computadores ou a uma grife de decoraçao e so sabemos que se trata de um carro por causa do coupe nomes a parte antes de mais nada voce precisa dar uma boa olhada no renovo coupe o carro da foto acima caso voce nao tenha se ligado se estas formas estampadas de azul e branco lhe parecem familiares e porque elas sao exatamente iguais as do shelby cobra daytona coupe se voce nao sabe de que carro estamos falando e bom dar uma pesquisada brincadeira o flatout nunca te deixou na mao e nao vai ser hoje que vamos começar nao e este e o shelby cobra coupe original desenvolvido na decada de 60 para vencer a ferrari em le mans leia a historia completa neste post nosso pense nele como um projeto paralelo de carroll shelby que estava envolvido no programa do gt40 mas conhecia o potencial do shelby cobra em corridas de endurance e pensou em quem sabe derrotar os italianos usando sua propria criaçao o problema e que o cobra era um roadster muito bom de curvas mas sua aerodinamica nao era muito favoravel em retas isso era um problema por causa da longa reta mulsanne do circuito de la sarthe nela as ferrari chegavam a beliscar os 300 km/h enquanto os cobra apenas passavam dos 250 km/h — mesmo que o cobra fosse melhor em curvas a menor velocidade nas retas gerava uma desvantagem de 10 segundos que era impossivel de superar shelby entao encomendou ao designer pete brock uma nova carroceria brock desenhou um cupe de linhas fluidas que se afunilavam em direçao a traseira ate chegar a um corte abrupto — a chamada traseira kamm cujo formato reduziu drasticamente o arrasto aerodinamico do carro resultado o daytona coupe testado em vias publicas britanicas chegou aos 297 km/h era o bastante para desafiar a ferrari com reais chances de vencer [youtube id= buwibged lc width= 620 height= 350 ] acontece que o ford gt40 no qual shelby tambem tinha participaçao em determinado momento o gt40 usou o mesmo v8 de 4 7 litros do cobra foi o foco de henry ford que bancou o projeto e abocanhou todo o pessoal da empresa texana para trabalhar nele sendo assim o cobra daytona coupe tornou se um plano b e depois de 1965 saiu de cena mesmo nao vencendo o carro se tornou um icone de le mans e e por isso que estamos tao impressionados com o visual do renovo coupe a carroceria e fornecida pela propria shelby — a chamada csx9000 lançada em 2009 como replica oficial do shelby cobra daytona coupe pode ser feita de fibra de vidro ou aluminio e traz o visual classico do carro de corrida com ligeiras modificaçoes aerodinamicas arcos de roda maiores e padroes modernos de acabamento e resistencia perfeita para a proposta da renovo segundo o ceo christopher reiser queriamos criar um veiculo aspiracional que demonstrasse o desempenho controle e empolgaçao que sao possiveis com um veiculo eletrico em outras palavras a ideia era provar que nem todo carro eletrico e chato os dois motores de fluxo axial — que usam campos magneticos mara girar rotores que por sua vez giram os eixos — montados em posiçao central traseira sao capazes de dar ao renovo coupe uma potencia equivalente a mais de 500 cv quando acelerados ao limite impressionante mas ainda mais incrivel e o torque de 138 mkgf que surge quase instantaneamente em apenas 37 milissegundos para se ter uma ideia o corvette z06 — um dos carros americanos com mais torque — tem 87 8 mkgf a transmissao e direta como no tesla model s e uma vez que voce acelera o renovo coupe vai de 0 a 100 km/h em apenas 3 4 segundos a alimentaçao e feita por conta de baterias modulares de ion de litio com uma tecnologia nao patenteada desenvolvida pela propria renovo cujo quadro de funcionarios traz varios ex funcionarios da tesla varias baterias espalhadas por todo o carro ajudam a manter a distribuiçao de peso equilibrada a empresa tambem garante que o trem de força corresponde a menos de 40% do peso total de 1 434 kg do coupe as baterias podem ser recarregadas em ate 30 minutos em uma estaçao de recarga rapida para garantir que a performance do carro fosse a melhor possivel o desenvolvimento foi supervisionado pela shelby e pelo proprio pete brock e o lendario designer parece bastante confiante na renovo estas formas eram perfeitas ha 50 anos e a fisica nao muda muito com o tempo mas o carro tem carroceria chassis suspensao e cabine atualizados quando a renovo me abordou com a idela de incorporar meu trabalho nos projetos dele fiquei muito animado o produto finalizado definitivamente carrega o espirito do carro original em direçao ao futuro bem foi o proprio criador do carro quem disse o interior ganhou um painel que mistura mostradores digitais e analogicos com visual classico e traz um seletor para o kers que ativa ou desativa a recarga das baterias usando a energia das frenagens [gallery columns= 4 link= file ids= 19186 19184 19187 19188 ] o carro esta em seus estagios finais de desenvolvimento e sera produzido em uma serie limitadissima com entregas previstas para 2015 o preço e salgado — us$ 529 mil ou quase r$ 1 2 milhao no entanto seus numeros de desempenho fazem do coupe um legitimo supercarro eletrico — do tipo que nao ficariamos nem um pouco envergonhados de ter em nossa garagem o que voce acha dele [vimeo id= 103445206 width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.