ha algum tempo nos viemos observando varias perguntas nos comentarios sempre respondemos prontamente mas nao seria legal reuni las por assunto e apresentar as respostas num post proprio entao e isso que vamos fazer aqui como se dizia antigamente vamos as cartas dos leitores começamos com um assunto relativamente simples mas que ainda causa muitas duvidas pra galera principalmente os padawans que tal falarmos de combustiveis afinal do que e feita a gasolina de suco de dinossauro proxima pergunta brincadeira a gasolina e resultado da destilaçao do petroleo e por isso ela acaba sendo um combinado de varios hidrocarbonetos moleculas de hidrogenio e carbono combinados em cadeias voce deve ter visto isso la na quimica organica esse mix faz as fraçoes mais leves evaporarem em temperaturas mais baixas por isso carros a gasolina tem menos dificuldade de partida em dias mais frios abaixo temos uma tabela de composiçao normalmente encontrada na gasolina posso produzir gasolina no brasil sim pode a petrobras manteve o monopolio de exploraçao e refinamento da gasolina ate 1997 desde entao qualquer empresa pode explorar refinar ou distribuir gasolina no pais alem da petrobras o refino tambem e feito pela ipiranga em uma unica refinaria que foi adquirida pela braskem petrobras e ultrapar em 2007 e pela refinaria de manguinhos — a unica privada do brasil ja a exploraçao e feita por varias empresas desde a quebra do monopolio uma delas foi a ogx de eike batista a shell tambem opera 80% de dois campos de extraçao de petroleo alem de manter parcerias com a petrobras na exploraçao do pre sal os motivos principais de nao haver refino por outras empresas sao os altos custos de aquisiçao construçao e demais estruturas necessarias para a operaçao alem disso nossa legislaçao ambiental e as caracteristicas do nosso mercado favorecem a distribuiçao o que e gasolina formulada resumidamente a gasolina formulada e um resto de gasolina sao as sobras nao utilizadas pelas distribuidoras dentro do prazo de validade estabelecido pela agencia nacional do petroleo anp todo combustivel deve se enquadrar em determinados parametros de impurezas octanagem coloraçao etc com o tempo a gasolina perde principalmente as suas caracteristicas de octanagem pois as fraçoes mais leves evaporam e com isso reduzem o indice antidetonante iad a gasolina formulada e uma forma de reenquadrar esta gasolina para que este residuo nao seja perdido a anp autoriza esta especie de reciclagem por meio de adiçao de aditivos e etanol para que ela volte a ter suas propriedades iniciais entao gasolina tem prazo de validade sim em tres meses a gasolina começa a perder suas propriedades a gasolina formulada tem qualidade inferior ela pode danificar o motor do meu carro sim por ser feita de sobras a gasolina formulada tem qualidade inferior — por este motivo ela e mais barata que a gasolina comum tecnicamente a gasolina formulada nao causa danos ao motor do carro por que a gasolina brasileira tem alcool o petroleo e nosso e se eu quiser misturar alcool eu misturo porque la atras quando nossos avos ainda eram moleques ou nem tinham nascido o decreto lei 737 de 23 de setembro de 1938 determinou a adiçao de 5% de alcool anidro a gasolina curiosamente esta adiçao de alcool anidro a gasolina nao tinha nada a ver com o aumento da resistencia a detonaçao aumento da octanagem naquela epoca usava se o chumbo tetraetila para esse fim a adiçao do alcool anidro foi decretada por getulio vargas por uma serie de fatores relacionados a demanda por gasolina e ao estimulo da industria sucroalcooleira mais tarde quando se descobriu os efeitos nocivos do chumbo tetraetila passamos a usar o alcool anidro como aditivo para aumentar a octanagem da gasolina de la pra ca nao paramos mais os indices atuais sao de 27% para a gasolina comum e 25% para a gasolina premium e foram determinados em março de 2015 falamos mais sobre esse assunto aqui o que acontece se eu tirar o alcool da gasolina e usa la pura voce perde octanagem e boa parte dos aditivos sem o etanol a gasolina fica com iad proximo de 84 embora a pureza da gasolina de impressao de uma melhora no rendimento do motor com a reduçao da octanagem aumenta o risco de detonaçao da mistura antes do momento de igniçao o que causa a chamada batida de pino essa condiçao por periodo prolongado pode danificar o motor pelo aumento da temperatura nos cilindros que tipo de aditivo se usa para aumentar a octanagem no exterior os aditivos sao acrescentados pelas distribuidoras de combustivel da mesma forma que acontece no brasil com as gasolinas premium e por esse motivo sempre ha muito segredo sobre o po de pirlimpimpim adicionado existem octane boosters no mercado como ha por aqui tambem mas estes sofrem do mesmo problema da falta de controle na diluiçao por isso voce nunca vai saber ao certo quanto aditivo e necessario para que a gasolina no seu tanque ganhe um indice x ou y mas nao se engane o etanol esta se tornando um aditivo tambem fora do brasil observe na imagem acima os valores adicionados a gasolina para o aumento da sua octanagem as gasolinas de alta octanagem aumentam a potencia/economia [youtube id= zonph4r8wgy width= 620 height= 350 ] nao o poder calorifico da gasolina e o mesmo na gasolina comum e na premium o que muda e a octanagem — a comum tem pelo menos 87 e as premium ao menos 91 — e isso faz com que elas tenham maior resistencia a detonaçao por isso elas sao indicadas para motores com maior taxa de compressao como os atuais downsized e outros motores de maior desempenho caso voce use esse tipo de combustivel num motor com menor taxa de compressao nao havera nenhum ganho ja o contrario — usar gasolina comum em motores com alta taxa de compressao 12 1 ou mais — traz riscos ao motor para entender melhor a taxa de compressao e octanagem eu indico essa leitura aqui para nao causar confusao as gasolinas consideradas premium sao aquelas que possuem um iad maior que 91 atualmente no brasil ha tres distribuidores de gasolina premium a ipiranga que tem a premium de iad 91; a shell que oferece a v power racing tambem com iad 91; e a petrobras que tem a podium com iad 95 o que e a gasolina aditivada respondendo de forma bem simples a gasolina aditivada e basicamente a gasolina comum que recebe aditivos para a melhor manutençao do sistema de combustivel para que servem esses aditivos os aditivos normalmente sao detergentes e dispersantes eles visam a dissoluçao e limpeza dos residuos solidos que nao sao retidos pelos filtros e acabam se depositando nos bicos dutos e valvulas mais recentemente os fabricantes passaram a incluir aditivos redutores de atrito visando a reduçao do desgaste das partes moveis do sistema de combustivel quanto aditivo tem na gasolina aditivada a quantidade de aditivos varia de acordo com a distribuidora pois estes aditivos somente se juntam a gasolina nas distribuidoras a media de adiçao e de 0 5% em peso o alcool anidro tambem e adicionado somente nas distribuidoras meu carro vai ficar mais potente ou mais economico com a gasolina aditivada nao seu carro nao ganha potencia com a gasolina aditivada o que pode ocorrer e a recuperaçao de parte da potencia perdida pela falta de manutençao do sistema de combustivel pois se ha depositos de sujeira nos bicos estes atrapalharao a atomizaçao e consequentemente a formaçao da mistura ar/combustivel com os aditivos estes depositos podem ser dissolvidos e com isso a atomizaçao dos bicos volta a sua condiçao normal quanto a economia de combustivel a regra e a mesma do que falamos acima por isso a gasolina aditivada ajuda na manutençao do seu sistema de combustivel e consequentemente do motor mas nao gera nenhum ponei a mais existe alguma contra indicaçao para usar gasolina aditivada nao o que pode ocorrer e pela falta de manutençao anterior quando se passa a usar gasolina aditivada em substituiçao a comum os depositos existentes no sistema de combustivel admissao e camaras de combustao podem se desprender em placas causando o entupimento dos filtros bicos gicles e dutos de oleo mas isso nao e um problema do combustivel mas sim da falta de cuidado do proprietario caso seja essa a situaçao o indicado e que se aumente gradativamente a quantidade de gasolina aditivada misturada a gasolina comum no tanque por exemplo no proximo abastecimento se coloca um quarto de tanque de gasolina aditivada e completa se o restante com gasolina comum assim seguindo ate abastecer o tanque por completo com combustivel aditivado adicionar aqueles aditivos vendidos nos postos a gasolina comum e a mesma coisa que usar uma gasolina aditivada a resposta para essa pergunta e relativa se voce calcular a densidade dos aditivos combinada a densidade da gasolina e chegar a uma concentraçao dos aditivos de 0 5 a 1% peso por peso sim e a mesma coisa mas se voce pegar aquela garrafinha que comprou no posto derramar no tanque e depois jogar o combustivel por cima dificilmente sua mistura sera correta qual a octanagem do etanol o etanol hidratado que e usado como combustivel aqui no brasil tem indice antidetonante iad 99 5 isso quer dizer que ele suporta taxas de compressao maiores que as melhores gasolinas encontradas no pais mas seu poder calorifico e mais baixo sao 7 69 kw/kg para o etanol contra 12 kw/kg para a gasolina mas por que conseguimos gerar maior potencia usando o etanol como combustivel explicamos tudo neste post por que quase nao se encontra etanol aditivado devido a baixa procura exclusivamente pelo etanol muitos distribuidores nao se interessaram em desenvolver aditivos especificos eles tem em vista que o etanol por vezes e combinado a gasolina durante o abastecimento ou ao menos existe a alternancia dos combustiveis entre os abastecimentos meu carro a alcool pode usar outros combustiveis como metanol ou nitrometano se nao houver nenhum ajuste da quantidade de combustivel fornecido para o motor nao voce nao podera usar devido a necessidade de um maior volume de combustivel para que se alcance a mesma potencia no caso do nitrometano essa caracteristica e ainda mais drastica pois esse combustivel possui uma grande quantidade de oxigenio incorporado a sua molecula isso faz com que sua razao estequiometrica seja muito baixa 1 7 1 para facilitar o entendimento veja a tabela de comparaçao abaixo observe como a quantidade de combustivel aumenta de acordo com a razao estequiometrica isso significa que voce vai precisar de um sistema de combustivel de maior capacidade ou amo menos de uma nova calibraçao do mapa de injeçao alem claro de ajustar o mapa de igniçao tambem curiosidade um carro a etanol pode ser abastecido com alcool hospitalar 96º gl como o etanol vendido no posto ele tambem tem 4% de agua obviamente o preço do litro do alcool hospitalar nao compensa o abastecimento regular mas em caso de emergencia pode ser usado sem danos ao motor o que acontece se eu misturar os combustiveis num carro nao flex bom o que vai acontecer dependera do tipo de combustivel que seu carro usa originalmente num carro a alcool voce sentira um ganho de potencia e ate uma maior economia de combustivel isso ocorre devido ao maior poder calorifico da gasolina porem a adiçao de gasolina aumenta o risco de detonaçao quanto maior a proporçao da mistura maior sera o risco ja em um motor a gasolina o efeito sera o contrario com a adiçao do alcool o carro tende a perder potencia e consumir mais combustivel tambem devido ao poder calorifico que nesse caso e menor
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