FlatOut!
Image default
Car Culture

Ressulcagem: como são feitos os pneus “riscados” — e por que você não deve usá-los

A esta altura você já deve saber que os pneus são um dos componentes mais importantes de um carro, e diretamente responsáveis pela segurança na condução — afinal, são eles que fazem contato com o solo e o comportamento dinâmico de qualquer veículo é diretamente afetado pela qualidade dos pneus. Sendo assim, também deve saber que é uma péssima ideia rodar por aí com pneus riscados ou frisados — mesmo que o processo seja hipnótico e o resultado, convincente. Este vídeo, publicado no YouTube por alguém que mora na Finlândia, mostra como é feita a riscagem (ou frisagem, dependendo de onde você mora) no pneu de um carro.  É difícil não sentir satisfação ao ver tiras de borracha tão perfeitas saindo de forma sincronizada da superfície de um pneu velho — é como quando você consegue tirar um adesivo de papel inteirinho sem deixar cola na superfície. Os quatro sulcos principais foram refeitos e aprofundados previamente, e a pessoa que aparece no vídeo só retira o excesso de