entre os antigomobilistas ha quem acredite que os classicos sao perfeitos e que durante uma restauraçao e preciso manter o maximo de originalidade possivel do outro lado ha aqueles que pensam que nada e sagrado e que sempre ha como melhorar sao os adeptos do restomod que pegam um classico como base e alteram tudo o que julgarem necessario para melhorar o desempenho o conforto a confiabilidade e claro o visual dos carros antigos e de gente com esta filosofia que vamos falar na serie de posts que começamos agora — pessoas oficinas empresas que se especializaram em pegar aquele carro antigo e alem de restaura lo dar a ele novo folego com novo motor suspensao mais moderna visual atualizado interior mais confortavel e tudo isto sem acabar com sua essencia afinal ainda e uma restauraçao — com modificaçoes restomod vamos começar com a icon 4x4 especializada em restomods de utilitarios classicos — o toyota land cruiser o ford bronco e a picape chevrolet advance design o americano jonathan ward e sua esposa sempre foram entusiastas do land cruiser j40 classico utilitario da toyota que foi produzido aqui como bandeirante em 1996 os dois fundaram a tlc 4x4 que em pouco tempo se tornou uma das grandes companhias especializadas no fj dos eua fornecendo peças e serviços de reparo e restauraçao para donos de land cruiser por todo o pais em sua sede na california a tlc 4x4 ficou famosa e ward conta que foi contratado pelo ceo da toyota akio toyoda para desenvolver projetos especiais para a marca que iam desde modificar modelos para eventos ate a criaçao de prototipos do que se tornaria em 2006 o fj cruiser um suv retro inspirado no j40 o fj cruiser que deixara de ser fabricado neste ano tinha uma proposta interessante mas nunca fez o sucesso que a toyota almejava — a ideia era se aproximar do publico jovem que nao curtiu muito o jipe ward diz que seus prototipos eram uma homenagem mais direta ao bandeirante original e que o novo toyota o fez pensar e se eu fizesse do meu jeito e assim nascia a icon o primeiro modelo lançado naturalmente foi o icon fj baseado no land cruiser era um restomod dos mais profundos a carroceria vinha de exemplares antigos do land cruiser mas toda a mecanica e atualizada para melhorar a capacidade off road e aperfeiçoar o que for possivel atualmente a icon encomenda carrocerias novas em aluminio e fabrica alguns componentes por conta propria usando metal de melhor qualidade do que o da epoca mas algumas peças como o capo sao fornecidos novos pela toyota e outros como a grade sao recuperados de modelos antigos e reformadas [gallery columns= 4 link= file ids= 11395 11394 11393 11392 ] sao disponiveis quatro modelos diferentes de carroceria fj40 o classico de entre eixos curto duas portas e lugar para quatro pessoas ou duas pessoas mais muita bagagem fj43 com entre eixos mais longo e mais espaço para carga o fj44 com quatro portas e seis lugares e o fj45 uma picape com cabine fechada para dois a mecanica e totalmente atualizada com motores cambio suspensao e componentes estruturais modernos — jonathan ward usa materiais empregados em aeronaves embarcaçoes e veiculos militares para garantir que a estrutura seja o mais resistente e duravel o possivel [gallery columns= 4 link= file ids= 11397 11402 11400 11399 ] ha opçoes de motores a gasolina e a diesel — no primeiro caso sao v8 small block chevrolet sbc de 5 3 ou 5 7 litros de 350 cv e 48 4 mkgf de torque ou 420 cv e 63 3 mkgf de torque no segundo motores de quatro cilindros de origem vw ou international o motor vw 1 9 tdi e uma oferta recente e ainda nao ha detalhes sobre as especificaçoes ja o segundo um international de 2 8 litros tem 135 cv a 3 800 rpm e 38 2 mkgf a baixissimos 1 400 rpm transmissao manual de cinco marchas com reduzida alem das varias carrocerias a icon oferece diferentes niveis de acabamento como o baja de apelo ainda mais offroad e new school com alguns elementos esteticos mais modernos — para choques rodas maiores pneus mais garrudos em um estilo que a icon chama de ferramenta industrial entao ta [gallery columns= 4 link= file ids= 11390 11389 11387 11388 ] alem do fj a icon passou a oferecer em 2011 um restomod do ford bronco diferentemente do cruiser porem o icon br e feito usando exclusivamente carrocerias antigas restauradas e nao pense que eles meteram um sbc debaixo do capo do jipinho — nada disso o unico motor disponivel e o v8 302 5 0 coyote da ford de 417 cv a 6 500 rpm e 53 9 mkgf de torque a 4 250 rpm estao disponiveis cambio manual de cinco marchas ou automatico de quatro marchas as carrocerias sao sempre fornecidas por exemplares integrose recebem um novo tratamento anti corrosao alem disso os farois sao de led o interior e todo refeito usando material de alta qualidade e a suspensao recebe amortecedores a gas e molas eibach na dianteira e sistema four link com braços triangulares na traseira — componentes da ford racing sao opcionais [gallery columns= 4 link= file ids= 11373 11374 11372 11370 ] sera que eles sao bons bem jay leno nao aprova qualquer coisa e ele adorou o bronco da icon [youtube id= h4h7h9l0ljq width= 620 height= 350 ] por fim a icon recentemente adicionou a sua linha a icon thriftmaster — uma versao moderna da picape chevrolet advance design da decada de 50 a ideia e a mesma do bronco porem com apelo mais estetico do que o do ford — tanto e que a suspensao que usa um sistema semelhante ao do bronco tem a altura definida pelo cliente e as fotos de divulgaçao mostram um exemplar bem baixo a carroceira e nova licenciada pela chevrolet e o motor e um v8 sbc de 5 3 litros 315 cv a 5 400 rpm e 46 3 mkgf de torque a 4 500 rpm um compressor magnuson e oferecido como opcional elevando a potencia para 415 cv a 5 500 rpm e o torque para 63 3 mkgf a 4 500 rpm os cambios disponiveis sao um manual tremec de 5 marchas ou um automatico de 4 marchas e origem gm [gallery columns= 4 link= file ids= 11361 11365 11381 11382 ] todos os modelos a icon sao pintados a mao e tem toda a parte eletrica refeita nos padroes atuais incluindo mostradores e iluminaçao a picape thriftmaster traz ate sistema multimidia naturalmente eles nao sao baratos — seus preços variam de us$ 160 mil r$ 360 mil a us$ 230 mil r$ 515 mil — algo esperado para veiculos feitos a mao usando materiais de primeira qualidade e disponiveis apenas por encomenda [gallery columns= 4 link= file ids= 11396 11397 11390 11391 11395 11385 11384 11383 11368 11367 11364 11356 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.