Como se não bastassem Natal e Ano Novo, nós aqui temos mais um motivo para comemorar no fim do ano: o aniversário do FlatOut, que nasceu no dia 22 de dezembro de 2013. Sim, os finais de ano da nossa comunidade de entusiastas é ainda mais maneiro! Comemorando nosso primeiro ano em atividade, perguntamos a vocês quais eram seus posts favoritos ao longo desse tempo. Agora, temos a lista com as respostas!
E temos que confessar uma coisa: não esperávamos tantas respostas dizendo que era impossível escolher um só. Não estamos reclamando, não — isso é demais! Significa que boa parte dos mais de dois mil posts que fizemos neste mês é excelente, que nosso trabalho foi bem feito e, mais importante, que vocês sabem disso. Vamos repetir: nossa equipe trabalha duro, 365 dias por ano, mas sem os acessos e o apoio de cada um dos leitores, não conseguiríamos levar o site da forma que levamos. Fica aqui mais um muito obrigado!
Uma S10 derrapando de lado na madrugada
Uma das histórias do Juliano Barata (ele e o Rafa Paschoalin, que até já correu na Ilha de Man), acontecida antes do Jalopnik Brasil e antes do FlatOut!, mas merece ser contada — ainda mais porque envolve uma S10, uma rotatória e derrapagens controladas na chuva. Confira aqui!
Mid Night Club: a mais lendária gangue de corridas de rua do Japão
Em 2014 demos uma atenção toda especial à riquíssima cultura automotiva japonesa — algo que até mercia uma seção por si só. O Mid Night Club foi a mais lendária gangue de pilotos de rua do Japão, dando origem a diversas oficinas que hoje são famosas inspirando histórias como a do anime/mangá Wangan Midnight. Confira aqui!
Eu conheci Akira Nakai da RWB – e o Blackbird que inspirou Wangan Midnight
Uma das coisas mais legais do FlatOut é o engajamento dos leitores — que chega ao ponto de alguns até já terem contribuído com histórias para o site. Uma das mais legais foi a de Thiago Zaiden que, morando no Japão, decidiu fazer uma visita à RAUH-Welt Begriff. Ele conheceu Akira Nakai e descobriu que o cara é gente fina — da melhor maneira possível: acompanhando a equipe da RWB no Idlers Games em Tsukuba! Thiago até deu um jeito de colocar um pedacinho do FlatOut num dos carros de Nakai-San… Confira aqui!
Conheça Bertha Benz, a mulher que fez a primeira viagem de carro da história
Uma frase deste post deve ser o bastante para te fazer querer conhecer (ou relembrar) a história de Bertha Benz, esposa de KarlBenz – o homem que, para muita gente, criou o primeiro ancestral direto do automóvel moderno, o Patent Motorwagen.
Todo gearhead tem uma dívida impagável com esta brava senhora. Sem ela, Karl Benz talvez teria passado sua vida inteira tentando finalizar seu carro. Obrigado, Bertha.”
FlatOut! em Nürburgring
Nos desculpem, mas vamos ter que abrir uma exceção aqui: logo no primeiro ano, partimos para a missão ambiciosa de viajar para a Alemanha e pilotar no Nürburgring Nordschleife para contar, em detalhes, como foi. Detalhes mesmo – guia de viagem, tour pela cidade, galeria de fotos, passeio pelas lojinhas… sinceramente, não dá para escolher um só. Aproveite e (re)leia todos!
917 K: a história do primeiro Porsche a conquistar Le Mans
Pequeno, leve e absurdamente potente, o Porsche 917 intimidava até seus próprios pilotos – e foi o carro que, em 1970, iniciou uma dominância que duraria até 1998, com dezesseis vitórias. Este post conta toda (absolutamente toda) a sua história. Imperdível!
Um Dodge Challenger, um baixo Rickenbacker e as montanhas de Los Angeles
Um dos primeiros posts do então recém-nascido FlatOut foi um soco na cara: a história da viagem épica de Juliano Barata para buscar um baixo Rickenbacker, dirigir um Dodge Challenger R/T Plum Crazy pealas montanhas de Los Angeles e fechar um ciclo. É simplesmente imperdível.
A história do Fusca que atravessou o mundo três vezes — e continua rodando
Há pouco tempo contamos a história de Paul Loofs, o imigrante alemão no Canadá que, entre 1957 e 1966, atravessou o mundo três com seu Fusca 1955. E o carrinho continua rodando, levando consigo as memórias do senhor que correu o mundo com ele. Leia esta história aqui!
Fora do eixo: o prazer de viajar por rotas alternativas
Muitas vezes nos acomodamos e nos apegamos ao óbvio — e acabamos virando aquelas pessoas chatas que fazem tudo igual sem questionar. Nesta bela pensata, usando memórias de infância e sua experiência na estrada, Leo Contesini faz a gente enxergar que o barato da viagem é mesmo o caminho. Não é só um ditado popular. Duvida?
Os melhores hot hatches do universo: Peugeot 205 GTI
Quase todo mundo adora eles, e quem não adora, ainda não andou em um. É esta a nossa opinião sobre os hot hatches, que são os esportivos mais acessíveis do mercado há décadas. Para falar sobre eles, criamos uma série aproveitando o aniversário de 30 anos do Peugeot 205 GTI — para alguns, o melhor hot hatch do universo (especialmente entre os fãs de rali, por uma boa razão).
Guia de compra: BMW M3 E36
O BMW M3 E36 é um dos carros de alto desempenho mais acessíveis — o que não significa que não seja preciso estar muito a tento na hora de comprar o seu. O FlatOut deu uma mãozinha com um guia de compra inédito que, temos certeza, ajudou alguém a comprar o seu próprio clássico alemão. Ou estamos enganados?
Datsun 240Z: um dos melhores carros que já acelerei na vida
O que um carro precisa para ser um dos melhores que você já dirigiu na vida? Se você é como nós, talvez um cupê com um seis-em-linha de 2,4 litros, câmbio manual e tração traseira como o clássico Datsun 240Z seja um forte candidato. Nós andamos em um dos únicos exemplares do Brasil — e devemos dizer: ele é sensacional. Saiba como foi a experiência!
Kanjozoku: por dentro da incrível (e perigosa) cultura dos corredores de rua de Osaka, Japão
Todos os aspectos da cultura automotiva nos fascinam — às vezes, até os ilegais, como os kanjozoku, ou kanjo racers, os rachadores de Osaka, no Japão, que são conhecidos por seus Honda Civic coloridos e preparados para disputar corridas no anel rodoviário da cidade (com ênfase nos pneus e na suspensão). Veja a história aqui!
A primeira corrida da minha vida: Lancer Cup!
Já imaginou como é participar de uma competição de verdade do automobilismo brasileiro? Foi o que aconteceu com a gente, quando o Juliano Barata foi convidado a participar da Lancer Cup com o carro do fundador da categoria. Dica (meio óbvia, na verdade): é bem mais intenso que o mais intenso dos track days. Leia o relato todo (com direito a vídeos on board) aqui — foi ali que viramos gente grande.
Onde tudo começou: “Seja bem-vindo ao FlatOut Brasil – versão beta!”
Ah, o primeiro post. Era dia 23 de dezembro – exatamente um ano e dois dias atrás – e nascia ali o seu novo site favorito. Se não é, não se preocupe: é uma questão de tempo. O ano II vai ser ainda melhor!
Agora, como é de praxe, temos certeza de que vocês vão se lembrar de muitos outros posts incríveis feitos por nós (e até por vocês, de vez em quando). A caixa de comentários está aí para isso!