no inicio da semana vimos carros que sairam de linha no brasil em 2019 muitos deles eram modelos interessantes que se foram sem deixar um sucessor esta infelizmente nao e uma tendencia nacional e tambem vem acontecendo em outros mercados caso da ford que eliminou os sedas e hatches de seu portfolio para se dedicar aos suv crossovers picapes e ao mustang — que tambem se tornou um crossover por isso hoje vamos recapitular os carros mais interessantes que se despedem do mercado mundial nesse ano chevrolet corvette c7 em novembro o corvette teve sua produçao encerrada para abrir espaço para o corvette c8 a fabrica de bowling green passara por uma reestruturaçao para receber o ferramental novo para a produçao do corvette de motor central com isso 2019 acabou se tornando o ultimo ano de produçao do corvette de motor dianteiro — uma tradiçao de mais de 60 anos a chevrolet ensaia um corvette com motor central traseiro desde os anos 1960 mas somente agora em 2019 essa mudança de localizaçao do motor se tornou imprescindivel para que o corvette continuasse competitivo nao que o c7 estivesse ruim — longe disso — apenas significava que os engenheiros da chevrolet levaram ao limite o que poderia ser feito com um esportivo de motor dianteiro isso fica claro com a capacidade dinamica do c7 basico com o pacote z51 ele atinge 1 07g de aceleraçao lateral segundo a revista car and driver a versao z06 com pneus mais grudentos e suspensao mais agressiva chegou a 1 19g segundo as mediçoes da revista como referencia a publicaçao atingiu 1 10g com a nova ferrari 488 pista e tudo isso usando o mesmo conceito basico de suspensao desenvolvido por zora arkus duntov para o corvette c2 independente com feixe de molas transversais claro que devidamente modernizado com molas de composito fibra de vidro e com amortecedores magnetoreologicos o corvette c7 nao era apenas desempenho em curvas ele tambem foi o primeiro corvette com injeçao direta e estreou a nova transmissao automatica de oito marchas desenvolvida pela general motors alem de ser o unico carro a usar uma transmissao manual de sete marchas da tremec falando em cambio manual o c7 tambem foi o ultimo corvette a vir com tres pedais a chevrolet ja disse que nao tem planos de voltar a usar um cambio manual no corvette e ate alega nao haver espaço fisico para isso o corvette c7 trouxe melhorias no interior que distanciaram ele de outros carros da chevrolet prevendo a cabine mais luxuosa do c8 o que vamos demorar para acostumar e nao ter mais um coupe americano com capo longo e cabine curta e recuada — com o fim do viper apenas o corvette seguia essa formula nos eua a mudança de posiçao do motor do corvette abre espaço para um camaro ainda mais agressivo mas as vendas indicam que em breve o camaro estara em uma retrospectiva similar por enquanto vamos celebrar o corvette c7 e desejar vida longa ao novo corvette com proporçoes da caça porsche 911 991 para os fas puristas da porsche toda geraçao do 911 que termina e a ultima geraçao do 911 de verdade o 991 quando chegou em 2011 foi recebido com desconfiança pelos fas por ter crescido em medidas e ser o primeiro com assistencia eletrica na direçao os fas voltaram a se revoltar quando o 911 turbo e o gt3 foram lançados apenas com transmissao pdk de dupla embreagem a porsche defendia a escolha por causa das trocas de marcha super rapidas e melhor desempenho em pista mas os fas queriam envolvimento no final da primeira fase a porsche decidiu fazer tudo que os puristas queriam e criou o 911r que combinava o motor 4 0 aspirado e girador do gt3 com um precioso cambio manual completando o pacote veio uma reduçao de peso extrema que inclui grande parte do material fono absorvente da cabine para aumentar ainda mais o envolvimento do motorista a alegria dos puristas durou pouco o r foi a despedida da primeira fase do 911 e a segunda fase chegou com uma mudança que causou mais revolta o 911 aderiu ao downsizing e agora todos os modelos com exceçao do gt3 vinham com motor turbo mas nao foram apenas os puristas que estavam revoltados a propria porsche ficou furiosa com os especuladores comprando o 911r e o revendendo pelo dobro do preço diante disso e do fato de ter criado o carro para ser pilotado e nao para virar investimento a porsche molhou o plano dos especuladores com o 911 gt3 touring o pacote touring trazia um conjunto aerodinamico mais discreto e cambio manual para o gt3 da segunda fase o mesmo cambio manual agora tambem poderia equipar o gt3 outro modelo para os puristas foi o 911t que unia as reduçoes de peso do gt3 ao conjunto mecanico do carrera s o 991 trouxe algumas alegrias para os fas da porsche o modelo targa trocou o teto de vidro deslizante usado desde a geraçao 993 por um teto similar ao dos targa classicos um complexo mecanismo se encarrega de retirar a seçao do teto sobre os ocupantes a ediçao de despedida dessa geraçao remete a outro porsche classico sem teto o 356 speedster e a versoes speedster do 911 o 991 speedster traz os tradicionais dois lugares e para brisa baixo juntos da mecanica do gt3 e cambio manual de seis marchas [gallery columns= 2 size= large ids= 247251 247252 ] o 991 foi o 911 com a maior quantidade de modelos diferentes sem contar com as ediçoes especiais ele teve 26 versoes diferentes que podiam agradar aos puristas e a pessoas que nunca pensavam em ter um 911 a nova geraçao do 911 a 992 ja foi lançada e esta a venda no mundo todo ela cresceu em dimensoes e esta mais grand tourer mas por enquanto apenas as versoes carrera foram apresentadas vamos aguardar as proximas versoes do 992 para saber se o 991 continuara sendo o ultimo 911 de verdade ou se o ciclo vai continuar quando sair a proxima geraçao jaguar xj os britanicos levam fama de tradicionalistas mas na engenharia eles sao o oposto disso e estao sempre na vanguarda o jaguar xj em si foi um grande feito de engenharia quando lançado em 1968 ele antecedeu muito do que seria os sedas de luxo com pegada esportiva que conhecemos hoje uma vez que foi lançado com suspensao independente nas quatro rodas e motor seis cilindros em linha em 1972 o xj foi o primeiro seda da era pos guerra a receber um motor v12 o estilo moderno para a epoca se tornou um icone e foi modernizado com o tempo mas sem abandonar as proporçoes originais e os dois pares de farois circulares a engenharia avançada dos ingleses voltou a aparecer com força na terceira geraçao lançada em 2002 o xj trocou o monobloco de aço por um de aluminio os paineis de aluminio eram colados com tecnologia aeroespacial e permitiram que o grande seda de mais de cinco metros pesasse entre 1 600 kg no modelo basico e 1 817 kg no topo de linha super v8 mais leve que qualquer rival a geraçao seguinte lançada em 2009 continuou com essa construçao leve mas revolucionou no estilo o xj pela primeira vez nao se parecia com o modelo lançado em 1968 e agora adotava a nova linguagem de estilo da jaguar o teto tinha caida suave com estilo fastback e na coluna d havia um aplique de plastico que dava efeito de prolongamento do vigia traseiro que causou polemica por dentro o xj inovou e trouxe o primeiro cluster digital da industria automobilistica item que hoje e padrao em carros de luxo e esta chegando a carros compactos como o volkswagen polo o estilo moderno e tecnologia do xj eram complementados pelo conhecido v6 turbodiesel usado no modelo anterior um v8 5 0 aspirado e duas variaçoes com supercharger desse v8 que podiam chegar a 510 cv enquanto os concorrentes passavam de duas toneladas o xj conseguia ficar abaixo desse pelo em todas as versoes variando entre 1 755 e 1 915 o desempenho era agil para um seda grande no xj supersport de 510 cv o zero a 100 km/h era feito em 4 9 segundos o xj recebeu atualizaçoes durante os 10 anos de produçao o motor v6 3 0 supercharged passou a fazer parte da gama e um xjr com uma versao de 550 cv do v8 passou a fazer parte da gama mas os concorrentes alemaes evoluiram mais rapido em tecnologia o xj que nasceu como um seda avançado acabou ficando para tras e agradando mais a quem buscava um seda grande esportivo a proxima geraçao do xj que chega em 2020 promete mudar isso e trazer mais uma revoluçao ele sera eletrico o desenvolvimento esta sob responsabilidade da mesma equipe que fez o i pace e o carro promete ser uma vitrine de tudo que o grupo jaguar land rover e capaz alguns boatos dizem que o novo xj tambem tera versoes hibridas podendo usar o novo seis cilindros em linha do grupo mas nada foi confirmado oficialmente bmw serie 1 em 2004 a bmw decidiu fazer um hatch medio para entrar em uma fatia mais popular do mercado e enfrentar o bem sucedido golf mas a bmw sendo a bmw fez o hatch medio com traçao traseira e assim nasceu o serie 1 alem de manter a tradiçao da marca a traçao traseira trouxe um comportamento diferente ao hatch mas nem tudo foram flores a cabine recuada era mais apertada que a dos concorrentes e o diferencial na traseira roubava espaço do porta malas mas para os entusiastas nao havia hatch medio melhor o serie 1 tinha a dinamica precisa dos bmw maiores e uma interessante versao esportiva com motor seis cilindros em linha um coupe foi lançado em 2007 inspirado no classico 2002 e que culminou no brutal serie 1 m em 2011 veio a segunda geraçao do serie 1 e seu coupe passou a ser chamado de serie 2 a nova geraçao mantinha os predicados da primeira e aderiu ao downsizing o que ajudou no desempenho e no consumo das versoes mais comuns o seis em linha foi mantido no topo de linha m135i que depois passou a ser chamado de m140i o serie 1 continuava sendo um favorito dos entusiastas pela traçao traseira mas ainda pecava em partes priorizadas por consumidores mais casuais o espaço interno continuava mais apertado que os concorrentes e o preço era acima da media da categoria em 2019 a bmw decidiu ouvir esses consumidores e fez uma mudança radical na terceira geraçao do serie 1 ele migrou para a plataforma de traçao dianteira do mini e se tornou mais um hatch europeu de motor transversal e traçao dianteira ate no estilo a mudança foi brusca as proporçoes de capo longo e horizontal com uma cabine recuada das duas primeiras geraçoes foram trocadas por uma dianteira curta e com capo inclinado a grade maior e a dianteira alta deixaram o carro mais pesado visualmente a produçao do serie 1 de traçao traseira foi encerrada com a chegada do modelo novo e apenas o coupe serie 2 continua em produçao ja o serie 1 virou mais um no mar de carros medios assim como acontece com o mercedes benz classe a ele tem versoes seda coupe de quatro portas e um crossover foi o fim de uma era dificilmente veremos novamente um hatchback despretensioso com traçao traseira e um seis cilindros maserati granturismo a maserati e um fabricante historico repleto de vitorias nas pistas e com nomes famosos em seu passado — sendo juan manuel fangio o maior deles a fabricante italiana tambem produziu alguns dos mais belos esportivos e grand tourers de rua que esse mundo ja viu como o a6g/54 zagato o 3500 gt o khamsin o 3200 gt e o mc12 em 2007 a marca apresentou um novo grand tourer para seguir essa linha o granturismo o estilo do coupe era estonteante e pessoalmente considero como um dos mais belos dos anos 2000 acompanhando a bela carroceria havia duas opçoes de motor v8 um 4 2 na versao basica ou um 4 7 para a s o v8 e um projeto da ferrari da familia f136 que tambem foi usado na ferrari f430 nos carros da maserati o motor usar virabrequim cruzado ante o plano usado pelas ferrari de inicio o granturismo s vinha com uma transmissao automatizada sequencial enquanto a versao de entrada usava uma automatica tradicional da zf de seis marchas devido a reclamaçoes de falta de suavidade da caixa sequencial em uso urbano a maserati passou a oferecer a automatica no s o grand tourer recebeu uma versao mais esportiva a mc stradale que servia como versao de rua do mc que competia na gt4 esse modelo vinha sem os assentos traseiros capo de fibra de carbono novos spoilers e discos de freios de carbono ceramica a reduçao de peso foi de 110 kg o mc stradale contava com cambio sequencial de programaçao mais agressiva usado na ferrari 599 gto e foi o primeiro granturismo a passar de 300 km/h a maserati continuou a produçao do granturismo sem grandes mudanças ate novembro de 2019 em 2012 o modelo s foi renomeado como sport e a linha se resumia ao granturismo de entrada o sport e o mc stradale ate o final da produçao com algumas ediçoes limitadas ocasionais a unica mudança perceptivel foi a adoçao de uma central multimidia em 2017 que destoava do painel desenhado 10 anos antes nestes 12 anos de produçao a maserati mudou com a criaçao da fca vieram o seda ghibli o suv levante e uma nova geraçao do quattroporte com motores turbo opçao de diesel e pegada mais comercial a concorrencia tambem mudou a aston martin e a bentley modernizaram seus grand tourers a lexus entrou no jogo e o granturismo continuou parado no tempo mas mesmo defasado o carro conseguia se destacar pelo ronco do v8 e pela bela carroceria um substituto esta a caminho e sera a primeira incursao da maserati na eletrificaçao e sera hibrido ou eletrico esse e o caminho que os consumidores querem mas vamos sentir falta do sonoro v8 chevrolet volt hoje os carros eletricos estao em alta e a maior preocupaçao dos consumidores e dos fabricantes e a autonomia quanto maior a bateria mais autonomia o carro tem mas em contrapartida o peso aumenta muito pois as atuais baterias de ions de litio sao pesadas alem disso o tempo de recarga tambem aumenta complicando para quem pretende ir mais longe com eletricidade essa preocupaçao com a recarga criou um termo chamado ansiedade de autonomia traduçao livre de range anxiety em referencia a ansiedade dos motoristas ao verem a autonomia diminuindo no painel quando ainda estao razoavelmente distantes do destino uma soluçao para estes problemas citados existia desde 2010 na chevrolet com o volt era um carro eletrico comum com um conjunto de baterias onde normalmente havia o tunel central da carroceria a diferença e que o volt tem um motor 1 4 a combustao debaixo do capo mas diferentemente dos hibridos convencionais esse motor nao manda força para as rodas ele serve como gerador de energia para as baterias trabalhando sempre na faixa ideal de rotaçao com maxima eficiencia isso permitiu que o conjunto de baterias fosse menor e mais leve menor massa significa melhor eficiencia a autonomia do volt rodando apenas com eletricidade era entre 40 km e 80 km dependendo da situaçao ideal para uso urbano com o gerador auxiliando o volt pode rodar 610 km e pode ser abastecido rapidamente em qualquer posto de gasolina o motorista que nao quiser depender de gasolina pode recarregar o volt em uma tomada ou posto de recarga — e mais demorado e se consegue apenas entre 40 a 80 km a segunda geraçao do volt foi lançada sem alarde em 2016 o estilo ficou mais proximo do chevrolet cruze e com menos cara de carro conceito o powertrain foi atualizado o 1 4 foi trocado por um novo motor 1 5 e os motores eletricos eram mais potentes e eficientes a bateria tambem ficou maior rodando apenas com eletricidade a autonomia subiu para 85 km com o gerador auxiliando a autonomia foi a 680 km esse conceito de carro eletrico com um motor gerador a combustao foi repetido pela fisker no karma e pela bmw no i3 rex que tambem saiu de linha em 2019 e no esportivo i8 e um soluçao inteligente para a demora de recarga e para reduzir o peso dos eletricos mas atualmente o que esta em voga graças ao tesla model s e as leis de emissoes cada vez mais obsessivas sao carros 100% eletricos o volt perdeu espaço para o bolt um eletrico tradicional que tem autonomia menor ate 520 km e tempo de recarga maior o volt saiu de linha silenciosamente em fevereiro de 2019 junto de outros sedas da general motors como parte de um plano de investir em suv e crossovers volkswagen beetle o fusca nasceu como carro do povo e ganhou uma versao retro baseado no novo carro do povo da volkwagen o golf ao menos na europa o new beetle ficou em produçao por 14 anos com seu estilo iconico inspirado no fusca mas no lugar de ser um carro simples virou um carro de imagem a missao de suceder o new beetle seria dificil para isso a vw tirou o new do nome e deu um estilo mais esportivo ao besouro se o new beetle era inspirado no fusca o beetle parecia inspirado nos hot rods feitos com o fusca com teto mais baixo e para brisa menos inclinado no brasil o beetle teve vida curta ele chegou aqui com o nome fusca em 2013 e uma campanha publicitaria bastante nostalgica e veio apenas na versao mais potente equipada com motor 2 0 tsi de 200 cv e cambio manual ou dsg ambos de seis marchas o fusca durou pouco no brasil veio apenas nos modelos 2013 e 2014 mas continuou ate julho de 2019 no exterior https //youtu be/uusglbylvr4 o beetle recebeu varias ediçoes especiais comemorando modelos antigos como o gsr e o herbie o beetle tambem ganhou uma versao offroad com traçao integral chamada dune em homenagem aos fusca baja o sucesso do novo beetle nao foi tao grande quanto do new beetle a vw agora tem um novo carro do povo o id 3 e e possivel que ele tenha uma nova kombi derivada dele por que nao unir o carro do povo do passado com o do futuro com um novo fusca feito na nova arquitetura eletrica o motor traseiro ela ja tem cadillac cts v pensa rapido seda recordista em nurburgring imagino que os primeiros nomes que vieram na sua cabeça foram de algum seda da bmw mercedes amg ou audi talvez a nova alfa romeo giulia quadrifoglio ou o porsche panamera mas em 2008 esse recorde era de um carro americano o cadillac cts v o cts foi o primeiro produto da cadillac em sua tentativa de brigar de igual para igual com os sedas de luxo europeus que invadiam os eua e nessa briga era importante se impor no mercado de sedas esportivos foi assim que nasceu o cts v com motor ls6 do corvette z06 de 405 cv e cambio manual de seis marchas o carro foi bastante elogiado pela imprensa americana e europeia pelo acerto do chassi e desempenho mas pecava no interior com materias de baixa qualidade tipicamente americanos a segunda geraçao do cts v chegou ainda mais brutal o v8 aspirado deu lugar ao 6 2 lsa com supercharger vindo diretamente do corvette zr1 a potencia era de 564 cv o cambio podia ser automatico ou manual ambos de seis marchas foi esse modelo que quebrou o recorde de nurburgring em 2008 ate ser superado pelo porsche panamera turbo durante o lançamento do cts v o vice presidente da general motors bob lutz desafiou os jornalistas a levar outros sedas esportivos para um autodromo e bater o tempo dele dos seis jornalistas que foram mais rapidos que lutz apenas um usou um concorrente os outros cinco estavam a bordo do cts v a segunda geraçao do cts v tambem podia vir como coupe ou perua a perua foi um pedido de bob lutz e pouco mais de 2 000 unidades foram produzidas com cambio manual o numero fica na casa das centenas a terceira geraçao do cts v trouxe ainda mais potencia para enfrentar os alemaes 649 cv o seda perdeu a opçao de cambio manual e so podia vir com a transmissao automatica de oito marchas da general motors o cts v ficou mais leve e continuou mais barato que os alemaes nos comparativos o cadillac sempre ficava na frente nos testes de desempenho mas acabava perdendo por conta do acabamento e do sistema multimidia confuso infelizmente um seda esportivo e feito para o dia a dia tambem nao e so desempenho a terceira geraçao nao foi levada para nurburgring a revista car and driver cravou 02 56 8 no virginia international raceway ficando na frente da afiada alfa romeo giulia qadrifoglio nas mediçoes da revista o cts v de 2016 foi superado em 2018 pelo mercedes amg e63 s pelo novo m5 e pelo amg gt de quatro portas carros uma geraçao a frente e com traçao integral a produçao do cts v foi encerrada agora em 2019 uma versao v do ct5 substituto do cts esta a caminho mas equipada com um v6 biturbo de 470 cv nao e um sucessor direto do brutal cts v mas ha boatos deque um ct5 ainda mais potente com o novo v8 blackwing biturbo da cadillac vira para brigar com os alemaes vamos aguardar mas por enquanto o cts v nao tem um sucessor direto jaguar f type v6 e manual o esportivo jaguar f type foi um sopro de ar fresco na linha da jaguar quando foi lançado em 2013 antes o fabricante ingles fazia apenas sedas luxuosos e o grand tourer xk a jaguar voltou a enfrentar carros como o porsche 911 com uma bela dupla de roadster e coupe equipados com os motores de ronco mais bonito da epoca a opçao de entrada era o v6 3 0 supercharged um curioso motor que era literalmente um v8 com dois cilindros a menos e que produz um ronco unico a outra opçao era o v8 5 0 tambem equipado com supercharger para a imprensa o v6 era a melhor opçao o v8 era mais arisco e queria andar de lado o tempo todo em 2015 a jaguar acrescentou a versao v6 uma opçao de cambio manual de seis marchas reforçando a tese de que o v6 era a melhor opçao para os entusiastas o v8 ganhou traçao integral no ano seguinte e em 2018 veio a companhia de um 2 0 turbo como opçao de entrada agora em 2019 o f type passou pelo seu primeiro face lift o motor v8 e o 2 0 turbo foram mantidos mas o v6 e o cambio manual foram aposentados segundo a jaguar o novo seis cilindros em linha nao cabe no cofre do f type o que deixa o esportivo sem essa opçao intermediaria tao adorada pelos entusiastas agora a escolha e entre o 2 0 turbo de entrada e o potente v8 com traçao integral ambos automaticos ferrari 488 gtb a ferrari de motor central de entrada e sempre um carro importante para o fabricante de maranello ele costuma ser o carro mais vendido da marca e serve de referencia para o resto da linha a 488 gtb era uma evoluçao da 458 italia o maior destaque era o motor v8 3 9 biturbo o primeiro em uma ferrari de motor central de produçao seriada desde a 208 turbo dos anos 80 o motor turbo elevou muito o desempenho do esportivo de entrada da ferrari o zero a 100 km/h caiu de 3 4 segundos na 458 italia para 3 segundos cravados na 488 gtb na pista de fiorano ela foi menos de um segundo mais lenta que a iconica ferrari enzo que tem um motor v12 central a 488 gtb saiu de linha em 2019 para dar lugar a mais moderna f8 tributo mas a versao aliviada 488 pista continua em linha por enquanto a pista vem com mais fibra de carbono para reduzir o peso e potencia extra no v8 subindo de 670 cv para 720 cv graças a dinamica afiada feita para as pistas a 488 pista superou a enzo e o atual topo de linha 812 superfast em fiorano ficando atras apenas do hibrido ferrari sf90 stradale da la ferrari e da f12tdf a 488 pista nao deve ir longe em 2020 a sf90 e um sucessor indireto da pista mas tambem deve estar a caminho uma versao aliviada da f8 tributo para completar a linha toyota mark x os sedas da toyota sao conhecidos por muitas qualidades mas esportividade costuma passar longe dos elogios o mark x foi um seda esportivo da toyota feito apenas para o japao que sucedeu o tradicional mark ii o mark x era derivado da plataforma usada pelo lexus is de traçao traseira ou integral o estilo nao e ousado e discreto como se espera de um seda esportivo e pode ser conservador em alguns modelos mais luxuosos que vem com mais cromados o que torna o mark x interessante para nos e a versao grmn lançada em janeiro de 2019 que faz parte da nova diretriz da marca de fazer carros mais entusiastas o mark x grmn vem com o motor v6 3 5 de injeçao direta aspirado que produz 321 cv nao e um numero espetacular mas o destaque fica no chassi a gazoo racing usou um acerto mais firme para a suspensao o cambio e manual de seis marchas o unico usado em um mark x e o diferencial e um torsen de deslizamento limitado o peso foi aliviado usando fibra de carbono no teto o mark x grmn foi produzido em apenas 100 unidades em dezembro o seda esportivo da toyota se despediu de forma definitiva a toyota nao planeja um sucessor no japao o crown passar a ser o seda de traçao mais acessivel da marca mençao honrosa alfa romeo giulia quadrifoglio manual a alfa romeo giulia qadrifoglio continua firme e forte com o seu v6 biturbo desenvolvido pela ferrari a unica perda foi a opçao de cambio manual que era disponivel apenas na europa continental curiosamente esse cambio foi pensado para o mercado norte americano que e o principal para porsche e bmw com esse tipo de transmissao mas foi cancelado para o modelo americano perto do lançamento na europa a procura por sedas esportivos com tres pedais e menor e na linha 2019 da giulia o cambio manual nao retornou a versao manual da giulia qadrifoglio foi o seda mais rapido de nurburgring por pouco tempo ate a bmw quebrar o recorde com o novo m5 a alfa romeo realizou uma nova volta rapida com o modelo automatico e tomou o trono do inferno verde novamente agora o seda italiano vem apenas na versao mais rapida de dois pedais a remoçao do modelo manual foi feito sem anuncios por parte da alfa romeo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos 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