o mundo ja parece ter se acostumado com os carros hibridos — seja para economizar combustivel seja para conseguir folego extra os motores eletricos nos carros parecem mesmo ter vindo para ficar basta ver como ate as fabricantes mais tradicionais vem apostando na tecnologia hibrida ou vai dizer que ha cinco anos voce imaginava ver um motor eletrico em uma ferrari qual seria o proximo passo entao no que depender da companhia croata sim croata rimac o negocio e abandonar os motores a combustao de uma vez e apostar so nos eletrons para andar rapido e para mostrar que estao falando serio eles ate colocaram seu proprio hipercarro para brigar com ela mesma a laferrari e conseguiram supera la a real e que a laferrari ainda vai demorar alguns anos para deixar de ser impressionante com seu v12 de 6 3 litros e 800 cv trabalhando em junto a um motor eletrico de 163 cv — 963 cv no total e e o tempo todo — nao ha modo puramente eletrico a laferrari nao e um carro verde quer dizer a menos que voce faça como jay kay e ela e virtualmente imbativel a car and driver americana conseguiu chegar aos 96 km/h em 2 5 segundos e a cumprir o quarto de milha em impressionantes 9 8 segundos a 241 km/h a rimac automobili foi fundada pelo jovem croata mate rimac em 2009 e em 2010 começou a desenvolver o concept_one assim mesmo com underline em março de 2016 no salao de genebra a versao de produçao foi apresentada o que por si so ja e impressionante — nao e todo dia que uma fabricante de supercarros surge de repente promete algo revolucionario e realmente cumpre a promessa rimac ao menos tem credenciais em 2009 ele começou a converter seu proprio bmw serie 3 e30 para usar um motor eletrico e conseguiu virar menos de 12 segundos no quarto de milha as frequentes exibiçoes do bmw em pistas de arrancada atrairam a atençao de investidores tornando possivel o desenvolvimento de um supercarro [youtube id= wx _azd2vno width= 600 height= 350 ] o primeiro conceito do concept_one seria ele entao o concept_one concept foi apresentado em 2011 e a produçao em serie limitada começou em 2014 — ate agora ja fizeram oito exemplares dele no entanto a rimac esta trabalhando para ganhar reconhecimento no mercado dos hipercarros que parece estar mais quente do que nunca e decidiu relançar o concept_one em genebra suas armas sao nada menos que quatro motores eletricos um para cada roda juntos eles produzem 1 103 cv e 163 1 mkgf de torque e nao e so isto cada motor e acoplado a uma transmissao individual de design proprio da rimac sendo que as traseiras sao de dupla embreagem de acordo com a companhia esta e a base do sistema de vetorizaçao de torque do concept_one que adapta o funcionamento de cada um dos subsistemas de acordo com as condiçoes de rodagem e e capaz de realizar centenas de ajustes por segundo eles ainda dizem que para o relançamento de 2016 o sistema esta mais eficiente e preciso do que nunca [youtube id= bd2do1gauog width= 620 height= 350 ] o resultado e um superesportivo capaz de chegar aos 100 km/h em 2 6 segundos com velocidade maxima limitada a 355 km/h a alimentaçao fica por conta de um conjunto de baterias de ions de litio de 82 kwh e um sistema de frenagem regenerativa e capaz de absorver ate 400 kw com isto o rimac concept_one tem autonomia de 500 km a carroceria de fibra de carbono e de fibra de carbono enquanto a estrutura usa aluminio cromo molibdenio e mais fibra de carbono mas o carro ainda pesa 1 850 kg — para se ter uma ideia a laferrari pesa 1 585 kg de qualquer forma vencer uma arrancada contra a laferrari faz parte da estrategia para isto eles chamaram archie hamilton piloto e youtuber britanico que ja apareceu aqui no flatout nos mostrando como e o convivio com uma ferrari f50 eles tambem colocaram um tesla p90d — famoso por seu ludicrous mode que extrai toda a força dos motores eletricos para uma arrancada alucinante ate os 100 km/h em 2 8 segundos — na brincadeira so para tornar as coisas mais interessantes os tempos nao foram cronometrados pois a ideia era so ver qual cumpria o quarto de milha na frente [youtube id= et7kkxoavvk width= 620 height= 350 ] a primeira puxada foi entre o rimac e o tesla que foi simplesmente aniquilado e ficou bem para tras — o que impressiona quando lembramos do ludicrous mode e do 0 100 km/h de apenas 2 8 segundos alias a rimac ate da uma cutucada em elon musk no press release o concept one nao tem modo especial para aceleraçao maxima ele so precisa estar no race mode e na primeira marcha o motorista so precisa pisar fundo e os sistemas de controle de traçao e vetorizaçao de torque farao seu melhor para transformar o maior numero possivel de eletrons em aceleraçao pura com isto chegou a hora de enfrentar a laferrari — que tambem ficou para tras na primeira puxada tem se a impressao de que o piloto da laferrari demorou um pouquinho para reagir na segunda porem o concept_one repetiu a dose e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada com uma vantagem menor e verdade mas ainda assim vencendo e claro que ha muitas variaveis em testes como estes — ainda mais quando o teste e organizado pela propria fabricante e o resultado e aferido no olhometro como foi o caso nao da para encarar este teste como uma evidencia cientifica de que o rimac concept_one e realmente mais rapido que uma laferrari no quarto de milha alem disso nao houve mediçoes precisas e nada foi dito a respeito dos pneus ou das condiçoes do asfalto por exemplo o que e indiscutivel no entanto e que o rimac concept_one e um carro muito muito rapido — e mesmo empatar ou perder por pouco para a laferrari seria uma prova disso o rimac concept_one honra o nome que tem pois sua cara e mesmo a de um carro conceito ele e surpreendentemente compacto em comparaçao com a laferrari e tem um que de koenigsegg porem com linhas mais angulares e futuristas com um que de mercedes amg talvez pela cor e ate um pouco de chevrolet corvette na dianteira o interior por sua vez aposta no acabamento artesanal com muito couro metal alcantara e fibra de carbono — tudo amarrado por um design relativamente simples mas ate agradavel o caso e que a rimac planeja vender oito destes cada um por us$ 980 000 — o equivalente a r$ 3 16 milhoes em conversao direta nao nos surpreenderemos se eles conseguirem encontrar oito multimilionarios excentricos que nao quiseram ou nao conseguiram uma laferrari
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.