quer causar polemica em uma conversa sobre carros comece a falar sobre terminologia uma sugestao cite o cupe de quatro portas imediatamente voce vera a mesa polarizada de um lado o grupo que entende e aceita o termo no outro lado a turma que condena por que cupe tem que ter duas portas nos ja falamos sobre isso aqui o que configura um cupe nao e o numero de portas mas o espaço traseiro e o caimento do teto a partir da coluna b — especialmente nos casos em que ela nao existe isso tambem abre a possibilidade de se usar o nome coupe cabriolet afinal se o carro e conversivel como ele pode ser um cupe o que nos traz ao caso dos conversiveis que pode ser ainda mais polemico afinal nenhum tipo de carroceria tem mais nomes diferentes como os conversiveis o proprio nome conversivel e questionavel porque ele e usado para designar carros capazes de recolher o teto de alguma forma — ou seja ele se converte de carro fechado para carro aberto mas todos aqui sabemos que nem todo carro aberto e um conversivel — alguns nao sao fechados nunca como a ferrari monza sp1 ou o shelby cobra por exemplo e dai que vem a diversidade de nomes para esse tipo de carro cabriolet convertible roadster spider todos remetem a carros abertos mas nem todos sao a mesma coisa uns sao bem especificos outros tomam emprestado o nome para um conceito diverso e outros seguem a risca as regras da nomenclatura para esclarecer uma duvida que voce sempre teve mas nao sabia que tinha a gente preparou esse guia de nomes dos carros de teto aberto cabriolet esse outro nome para conversiveis tem origem nas antigas carruagens as cabriolet eram um tipo de charretes de um eixo so com lugar para o condutor e um passageiro elas nao tinham portas e eram cobertas por uma capota retratil e receberam esse nome por seus movimentos leves e suaves como um salto de bale chamado cabriole mais tarde os cabriolet ganharam uma versao mais longa para mais passageiros e passaram a ser usados como veiculos de aluguel e o nome ficou associado aos conversiveis uma curiosidade este uso dos cabriolet como veiculo de aluguel tambem deu origem ao nome usado pelos ingleses para se referir aos taxis muita gente pensa que cab e a forma inglesa de taxi mas repare a foto acima esta escrito taxi como nos eua e porque os primeiros taxis eram cabriolet que acabaram abreviados como cabs quando os carros fechados passaram a ser usados o apelido ja havia sido adotado como uma expressao popular e nunca mais foi abandonado coupe cabriolet ou retractable hardtop ou flip top ou convertible hardtop sao quatro nomes para o mesmo tipo de carro um conversivel com capota rigida retratil nao se aplica a carros que tem uma capota rigida removivel como o mercedes benz sl r179 ou o mercedes benz 300 sl ou mesmo o mazda miata na o que caracteriza o cupe cabriole ou qualquer outra dessas denominaçoes e o fato de o carro ter uma capota rigida que se abre de alguma forma o primeiro conceito foi desenvolvido por ben ellerbeck em 1922 que fez uma serie de modelos em escala com um teto retratil chamado flip top naquele mesmo ano ele fez a primeira conversao de um carro um hudson super six roadster que ganhou o teto flip top operado manualmente com a assistencia de uma mola para manter o teto aberto ou fechado o problema e que esse tipo de teto impedia o uso do chamado banco da sogra entao nenhuma fabricante se interessou por usa lo e ele acabou esquecido pouco depois no inicio dos anos 1930 um engenheiro frances chamado georges paulin teve uma ideia parecida e a registrou na frança diferentemente do modelo americano este sistema frances batizado adequadamente de eclipse acabou usado pela industria tendo estreado pelo peugeot 401d eclipse decapotable tornando se o primeiro cupe cabriole da historia — e foi dali que veio a inspiraçao o nome dos conversiveis peugeot feitos a partir do 206 todos batizados com a sigla cc roadster origina se da palavra road estrada com o sufixo ster que em ingles forma substantivos que designam especialidade profissao habito ou associaçao por exemplo gangster e o cara que faz parte de gangs tipster e o cara especializado em informaçoes e dicas tips roadster portanto e um carro voltado ao uso em estradas os primeiros roadsters eram carros feitos unicamente para curtir a estrada sem portas bagageiro ou lugar para passageiros embora pudessem ter ate dois lugares extra foram de fato os primeiros esportivos da historia ao longo dos anos o termo foi adaptado para designar modelos abertos de dois lugares como o mercedes slk o bmw z3 e a versao conversivel do lamborghini murcielago speedster e uma derivaçao mais espartana e esportiva do roadster uma boa forma de ilustrar esse tipo de conversivel e pensar no que um piloto faria para tornar seu roadster mais leve e mais aerodinamico para participar de corridas de estrada a resposta e o speedster que e caracterizado pelo para brisas mais baixo — ou mesmo substituido por um defletor — acabamento espartano e ausencia completa de qualquer capota ou mecanismo para cobrir o carro isso alias o impede de ser um conversivel pois ele nao tem um teto para ser convertido certo o exemplo mais famoso de speedster e sem duvida o porsche 356 speedster uma criaçao de max hoffman para o mercado americano nos anos 1950 e que deu origem aos 911 speedster spider / spyder com exceçao dos porsche spyder 550 718 918 e boxster o termo spider geralmente designa modelos conversiveis de fabricantes italianos como o alfa romeo spider ou a ferrari f355 spider embora os italianos digam que a origem esta na palavra speed e no termo speeder que e pronunciada spider o nome vem de uma carruagem leve e aberta para duas pessoas chamada spyder essa carruagem era fabricada pela encarroçadora irlandesa holmes de dublin e recebeu esse nome por que suas rodas grandes e finas suspendem a carroceria leve entre elas como o corpo de uma aranha suspenso pelas patas ele batizou esse tipo de carruagem como spyder com y para diferenciar da palavra spider que significa aranha os italianos contudo usam spider porque o alfabeto italiano nao tem a letra y quando a federaçao nacional dos fabricantes de carrocerias registrou o nome em 1924 eles simplesmente trocaram o y pelo i esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans] barchetta barchetta e exatamente o que voce acha que e quando le o nome uma barqueta um barquinho a diferença das barchette para os roadsters ou spiders e que eles nao tem originalmente capota de nenhum tipo e nao usam para brisas apenas defletores de vento ou nenhum elemento aerodinamico ou de proteçao na pratica eles sao a versao italiana dos speedsters outra diferença para os spiders e que eles sao mais espartanos mas tem rodas cobertas — os spiders originalmente podiam ter rodas expostas com para lamas tipo asa como no alfa romeo 6c 1750 dos anos 1920 o primeiro carro a receber esse nome foi a primeira de todas as ferrari a 166 mm apresentada no salao de turim de 1948 ela nao tinha esse nome oficialmente mas ao ve lo no evento o editor do jornal la gazzetta dello sport giovanni canestrini usou o termo para descrever aquele novo formato de carroceria assim o nome acabou associado a ferrari 166 mm e continuou usado para outros modelos com carroceria semelhante como a ferrari 212 inter e a ferrari 212 mm vignale mais recentemente nos anos 1990 a fiat chegou a criar um conversivel chamado barchetta mas ele era um roadster e nao uma barchetta de verdade targa e t top apesar de ser usado para praticamente qualquer conversivel com apenas a seçao central do teto removivel o nome targa foi uma marca criada pela porsche ao lançar o 911 com esse tipo de teto a origem esta na targa florio a corrida de estrada italiana onde o porsche 550 se destacou nos anos 1950 targa significa placa em italiano apesar de ser uma marca registrada pela porsche ate hoje outros fabricantes usaram o modelo de teto com apenas a porçao central removivel porem com outros nomes a ferrari 355 targa por exemplo era a gts de gran turismo spider o triumph spitfire targa era o surrey top enquanto no corvette ele era apenas o coupe falando no corvette ha ainda uma derivaçao do teto targa que e o t top ou teto em t que foi usado pela primeira vez no corvette c3 de 1968 e se tornou um padrao dos esportivos americanos dos anos 1970 e 1980 com algum resquicio nos anos 1990 o t top e um teto conversivel targa que tem um elemento estrutural fixo longitudinal no meio da abertura fazendo com que o teto seja removido em dois paineis esse teto foi usado tambem pelo camaro pelos nissan z pelo mustang fox pela subaru pela dodge e pela pontiac
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