FlatOut!
Image default
Car Culture

Roadster, Speedster, Spyder, Conversível, Cabriolet… quais as diferenças?

Quer causar polêmica em uma conversa sobre carros? Comece a falar sobre terminologia. Uma sugestão: cite o cupê de quatro portas. Imediatamente você verá a mesa polarizada: de um lado, o grupo que entende e aceita o termo. No outro lado, a turma que condena por que cupê tem que ter duas portas. Nós já falamos sobre isso aqui. O que configura um cupê não é o número de portas, mas o espaço traseiro e o caimento do teto a partir da coluna B — especialmente nos casos em que ela não existe. Isso também abre a possibilidade de se usar o nome "coupé cabriolet", afinal... se o carro é conversível, como ele pode ser um cupê? O que nos traz ao caso dos conversíveis, que pode ser ainda mais polêmico. Afinal, nenhum tipo de carroceria tem mais nomes diferentes como os conversíveis. O próprio nome conversível é questionável, porque ele é usado para designar carros capazes de recolher o teto de alguma forma — ou seja: ele se converte de carro fechado para carro aberto. Mas todos aqui sa