A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Rod Stewart (sim, o cantor) levou 23 anos para construir este diorama gigantesco e absurdamente detalhado

Rod Stewart é, sem dúvida, uma das lendas da música mundial – desde a década de 1960, quando juntou-se ao grupo de Jeff Beck (criativamente batizado The Jeff Beck Group) e, em seguida, ao Faces, e a partir dos anos 1970 em sua carreira solo, que já dura cinco décadas.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Mas o músico britânico – que desde 2016 ostenta o título de sir, concedido pela Coroa Britânica por suas contribuições à arte e suas ações de caridade – tem outra paixão, que nem todo mundo conhece: ele é fanático por trens e ferrovias em miniatura. Fanático mesmo, a ponto de ter passado os últimos 23 anos de sua vida construindo um diorama gigantesco e absurdamente detalhado, inspirado nas cidades de Nova York e Chicago por volta de 1945. Detalhe: ele fez tudo enquanto estava em turnê.

Geralmente os rockstars das antigas surpreendem as pessoas com revelações bombásticas sobre seu passado e seus hábitos obscuros. Assim, o “segredo” de Rod Stewart é um sopro de ar fresco – é bacana pensar que o intérprete de “Young Turks”, “Maggie May” e “Da Ya Think I’m Sexy” dedica seu tempo livre a um hobby tão entusiasta e específico. Ainda mais porque, nos últimos anos, as notícias sobre Rod diziam respeito a seus problemas com drogas na virada da década de 1980; e sobre seu câncer na próstata que foi diagnosticado em 2017 – e, em setembro de 2019, foi totalmente eliminado.

Stewart falou tudo a respeito de sua ferrovia em miniatura em uma publicação britânica chamada Railway Modeller, e também em um programa na rádio BBC2. “Às vezes as pessoas dão risada, dizem que é um hobby bobo, mas a verdade é que é um hobby maravilhoso”, disse Rod. Deve ser mesmo pois, no período que passou dedicando-se ao diorama, o cantor lançou 13 álbuns de estúdio, saiu em 19 turnês, e ainda assim encontrou tempo para sua distração.

Segundo Stewart, 90% de todo o trabalho foi feito por ele próprio. Os 10% restantes, diz ele, provavelmente dizem respeito à fiação – ele diz que pediu para que outra pessoa lidasse com esta parte porque “não é muito bom com eletricidade”. Rod Stewart é um homem extremamente talentoso, isto é óbvio – mas este outro talento impressionante com maquetes era desconhecido pelo resto do mundo. Exceto entre os aficionados.

O nível de detalhes é quase assustador. O diorama de 40 m²,  batizado “Grand Street and Three Rivers City”, tem uma zona rural, com casas e galpões, e uma área metropolitana, com pontes e arranha-céus. Todas as construções são diferentes entre si, e apresentam diferentes níveis de desgaste. Há fábricas, pontes, casas e outros tipos de construções, assim como ruas asfaltadas e de chão batido, e abundância de vegetação, como grama, arbustos e árvores.

Além, é claro, de centenas de carros e caminhões em miniatura, todos compatíveis com a década de 1940. As ruas de asfalto têm sujeira e rachaduras, as latas de lixo têm… lixo, e há barcos na água, túneis nas montanhas e propagandas nos outdoors. Só faltam as pessoas em miniatura para aproveitar tudo.

As fotos – as primeiras que foram divulgadas em 23 anos de trabalho – parecem, à primeira vista, de cidades reais. E tudo isto no sótão de sua casa em Los Angeles.

O cantor conta que, por muitas vezes, encomendou figuras e materiais com antecedência para que fossem entregues em seu quarto de hotel quando estava em turnê – e sempre fazia questão de reservar o quarto mais espaçoso para conseguir trabalhar. Os funcionários dos hotéis chegavam a preparar o quarto com antecedência, retirando as camas e levando ventiladores para tornar o local mais arejado e agradável. Lembra quando os astros do rock faziam festas, detonavam os quartos e arremessavam TVs pela janela? Pois é: para Rod Stewart, este tipo de coisa definitivamente faz parte de um passado distante.

Rod diz que sua parte favorita foi montar a cidade – mais do que operar as locomotivas. “Quando eu faço alguma coisa, dou 110%. É viciante. Eu comecei, então tinha que terminar”, ele falou. “Por sorte eu tinha espaço! Mas, se tivesse percebido logo de cara que demoraria tanto, provavelmente eu teria desistido.”

Matérias relacionadas

Mike Brewer dá sua versão sobre a saída de Edd China em Wheeler Dealers: “os motivos são dele, não meus”

Dalmo Hernandes

Final Edition: foi assim que nasceram os últimos Lancer Evolution da história

Dalmo Hernandes

SCG003: todos os detalhes do novo supercarro à moda antiga de Jim Glickenhaus