Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Fórmula 1 testa novos pneus (e rodas) de 18 polegadas
Se você é um dos milhares de espectadores da Fórmula 1 que não veem aplicação prática das tecnologias das pistas nos carros modernos, aqui vai uma novidade: a Pirelli está testando hoje, em Silverstone, novos pneus de 18 polegadas. Sim: 18 polegadas, como os esportivos de rua e os carros da stock.
A intenção, segundo os borracheiros italianos, é justamente usar a F1 para aprimorar o desenvolvimento de pneus para as ruas.
Claro, nada disso será possível sem um setup de suspensão diferente — isso se não for preciso um projeto novo, uma vez que os engenheiros usam os atuais pneus com perfil alto como parte da suspensão. Com pneus de perfil mais baixo as suspensões terão que trabalhar mais. Ainda será preciso esperar o fim dos testes, que foram feitos nos carros da Lotus deste ano. Por enquanto, podemos apenas dar nossa opinião sobre o visual. O que acharam?
Chrysler retoma produção do Dodge Viper
Depois de interromper temporariamente a produção do SRT Viper (que voltará a se chamar Dodge Viper em breve) devido à baixa demanda pelo modelo, o Grupo Fiat Chrysler anunciou o esportivo voltou a ser produzido regularmente.
A produção foi interrompida em abril, pois apenas 71 unidades haviam sido vendidas no primeiro trimestre e mais de 750 carros estavam parados no estoque. Apesar da fabricação ter sido retomada, o Viper ainda não é um sucesso de vendas como já foi um dia. Depois das 71 unidades, o modelo teve apenas outras 283 unidades vendidas no primeiro semestre (totalizando 354 carros) nos EUA e 70 no Canadá. Para piorar as coisas, ele terá que encarar o Chevrolet Corvette Z06, bem mais badalado pela imprensa e pelo público em geral. Será que ele consegue convencer os americanos?
Porsche pode estar trabalhando em novo esportivo para encarar as Ferrari
Segundo os britânicos da Autocar, a Porsche está trabalhando em uma nova família de esportivos. A linha inclui uma versão turbo de quatro cilindros do Boxster, sobre o qual já falamos por aqui, e um novo supercarro com motor de oito cilindros opostos, designado para encarar a Ferrari 458. Isso mesmo: um supercarro com motor boxer de oito cilindros.
O modelo ainda não tem nome, mas segundo a nota no site britânico, leva o código 988 e “finalmente soluciona uma preocupação de longa data dos engenheiros da Porsche”: ter um motor capaz de concorrer adequadamente com os V8 italianos. Não há detalhes sobre as formas gerais do 988, mas a revista aposta em algo na linha do 918, porém com a porção traseira mais alongada para acomodar o motor de oito cilindros.
Uno Sporting poderá ganhar sistema start-stop e câmbio Dualogic
No começo do ano recebemos o flagra de um Fiat Uno com câmbio automatizado em testes. Com a chegada do up! I-Motion da rival Volkswagen é natural que a Fiat armasse um contra-ataque. O que não sabíamos é que esse câmbio pode estar na versão “esportiva” do modelo, o Uno Sporting.
Segundo o pessoal da Autoesporte, o novo modelo será lançado em setembro com as mesmas opções de motores atuais, porém com a opção de câmbio Dualogic e sistema start-stop — que também estará em todos os modelos com motorização superior a 1,4 litro. Veja mais detalhes no site da revista.
Grupo de estudantes quer bater o recorde de Stefan Bellof em Nürburgring Nordschleife
Os recordes em Nürburgring Nordschleife têm trocado de mãos com certa freqência nos últimos cinco ou seis anos. Mas um deles permanece o mesmo desde 1983: o recorde absoluto de Stefan Bellof em seu Porsche 956 durante a classificação para os 1000 Km de Nürburgring. O finado piloto alemão completou o circuito em absurdos 6:11, uma marca que somente um protótipo do extinto Grupo C poderia obter — e ainda dependeria de alguém com o talento e a coragem suficientes para encarar o Inferno Verde a uma média de mais de 220 km/h.
Agora, 31 anos depois desse recorde, um grupo de estudantes holandeses da Universidade Técnica de Eindhoven e da Universidade Fontys de Ciências Aplicadas, intitulado In Motion, quer baixar ainda mais esse tempo com seu protótipo IM 01.
O carro parece um cruzamento de F1 e LMP1 e lembra vagamente o Red Bull X2014 e usa quatro motores elétricos (um em cada roda) e um motor Wankel gerador. Além disso, por não ser submetido a nenhum regulamento técnico, o carro tem liberdade total de desenvolvimento, o que significa que ele pode usar soluções banidas do automobilismo, como suspensão ativa, efeito solo e afins.
Por enquanto ainda não foi revelado nenhum detalhe técnico além da motorização, mas os criadores esperam conseguir completar o giro em Nordschleife em menos de 6:11. Eles só precisam convencer os administradores de Nürburgring a deixá-los correr por lá. E claro, conseguir alguém com o talento e a coragem de Bellof, para pilotar o carro.