foi em dezembro de 2016 que surgiram as primeiras imagens reais do suv da rolls royce ao qual a marca se referia como cullinan a razao para a escolha era apropriada cullinan e o nome do maior e mais perfeito diamante ja descoberto uma gema de 3 106 75 quilates ou 621 35 gramas encontrada em uma mina no vilarejo de cullinan na africa do sul o diamante foi batizado em homenagem ao dono da mina thomas cullinan um cara tao importante que a cidadezinha onde a mina ficava tambem ganhou seu sobrenome hoje em dia o diamante cullinan pertence as joias da coroa britanica [gt40 content search= rolls widget= 1 ] a rolls royce negou de inicio que estava mesmo se rendendo a suvizaçao o que e compreensivel visto que existia a possibilidade de alguns de seus clientes acharem que a marca estava ficando vulgar ao se render a uma tendencia mundial dos veiculos de passeio mas nao e propria marca quem dita as regras quem da as cartas e o mercado e o mercado viu a chegada do bentley bentayga o suv da principal rival da rolls royce em 2016 a rolls royce nao teve saida entao senao entrar na onda e assim o cullinan nasceu a silhueta de fato lembra um rr no caso de range rover mas tudo bem ate agora o cullinan era tratado pela marca como veiculo elevado todo terreno agora eles o chamam de o rolls royce dos suvs isto e que e ter classe logo de cara a gente ve que os projetistas da rolls royce se sairam melhor na tarefa de traduzir a identidade visual da marca a um utilitario esportivo o bentayga e mais parecido com o cruzamento crossover entre um seda da marca uma perua e um suv do que com um suv de fato o rolls royce por sua vez ficou mais imponente e com proporçoes bem mais agradaveis com a tipica grade partenon ladeada pelos tipicos farois retangulares abaixo deles ha entradas de ar com frisos cromados na parte inferior o rolls royce cullinan e um monstro de 5 35 metros de comprimento mas ainda assim e cinco centimetros mais curto que o ghost por outro lado e nada menos que 20 cm mais longo que o bentayga e seus 1 83 metros de altura o fazem 9 1 cm mais alto que o bentley tambem e 17 3 cm mais alto do que o phantom que nao e nenhum nanico com seus 1 64 m de altura tal como no seda topo de linha phantom com o qual compartilha a plataforma chamada architecture of luxury arquitetura do luxo em uma traduçao literal o rolls royce cullinan tem balanços curtos e entre eixos longo a linha de cintura e baixa e totalmente horizontal como nos outros carros da marca e as proporçoes da carroceria foram trabalhadas para ter harmonia mesmo com o terceiro volume ausente as lanternas traseiras tambem relativamente pequenas imitam o estilo do phantom para nos honestamente deu mais certo do que no bentley bentayga o motor e o mesmo do phantom um v12 biturbo de 6 75 litros ou six and three quarter litre como diriam na terra da rolls que no cullinan entrega 570 cv e 86 6 kgfm de torque que aparecem ja as 1 600 rpm numeros de desempenho contudo sao futeis demais para serem divulgados agora — ao menos e o que parece o cambio e o mesmo zf automatico de oito marchas e leva a força para as quatro rodas atraves de um sistema de traçao integral desenvolvido in house a maior parte da força vai para o eixo traseiro que pode ficar com ate 90% do torque dependendo da situaçao a suspensao usa braços triangulares sobrepostos na dianteira e eixo traseiro do tipo five link de acordo com a rolls royce o sistema e controlado eletronicamente e faz milhoes de calculos por segundo para variar continuamente a carga da suspensao reagindo a aceleraçao aos movimentos do volante e as informaçoes das cameras externas que leem o piso e antecipam o ajuste da suspensao para manter o interior inabalado e nao incomodar o proprietario e seus passageiros o eixo traseiro exclusivo do cullinan e auto esterçante e ajuda o rolls royce dos suvs nas manobras em lugares apertados ao girar virar no sentido oposto as rodas dianteiras e a ter mais agilidade em altas velocidades ao virar no mesmo sentido que elas no modo off road acionado ao toque de um botao que a rolls royce chama de the everywhere button um nome divertido que so os ingleses poderiam dar a suspensao pneumatica se eleva usa ar comprimido para pressionar individualmente as rodas contra o solo caso detecte perda de aderencia em qualquer uma ou em mais de uma delas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] para aproveitar tudo isto e preciso entrar no carro obviamente as portas traseiras sao suicidas e a suspensao se rebaixa em ate 40 mm para facilitar o acesso ao espaçoso luxuoso e requintado interior toque no sensor externo proximo as maçanetas e as portas se abrem sozinhas com um movimento suave fechando se ao toque de outro botao do lado de dentro e possivel configurar o sistema para ligar o motor assim que a chave que provavelmente estara nas maos do chauffeur se aproximar do carro o lado de dentro tem duas configuraçoes diferentes lounge seats ou individual seats a primeira e a mais funcional delas com espaço para tres pessoas mais apropriada para familias e os bancos sao rebativeis algo inedito em um rolls royce claro isto nao pode ser feito manualmente em um suv desses o banco se rebate ao toque de um botao e o encosto de cabeça muda de posiçao para nao deixar a almofada do assento marcada na segunda configuraçao que e mais tradicional e provavelmente sera a mais vendida ha dois lugares na traseira e um console central que naturalmente possui um compartimento resfriado para garrafas de vinho/champagnhe/whisky/brandy e um par de taças de cristal copos para uisque e um decantador alem dos comandos do ajuste eletrico dos bancos e do sistema de climatizaçao sem rebater os bancos o porta malas cuja tampa e bipartida oferece 560 litros de capacidade ou 600 litros caso se remova a divisoria com os bancos rebatidos a capacidade de carga aumenta para 1 930 litros sendo que o comprimento total da area pssa a 2 245 mm e possivel elevar o assoalho eletronicamente para deslizar os objetos sem esforço a rolls royce sugere que o compartimento de carga pode ser usado para levar tanto objetos de uma galeria de arte quanto o um artefato recem descoberto na sua ultima expediçao arqueologica puro exibicionismo na pratica ele sera usado para carregar bolsas carissimas rifles de caça botas de hipismo e essas coisas que ricos ingleses adoram um ultimo detalhe com o banco traseiro ocupado uma parede de vidro separa o compartimento de carga do habitaculo o que segundo a rolls royce garante que o cullinan seja o primeiro suv tres volumes do mercado com silencio comparavel ao de qualquer outro de seus modelos de fato a companhia diz que o cullinan foi testado ate a destruiçao em terrenos extremos ao redor do mundo em desertos de gelo e areia mas a gente suspeita que a maioria dos compradores o utilizara no asfalto mesmo aproveitando o sistema de ajuste eletronico da suspensao garantindo o nivel maximo de conforto ja e cliche mas enfim quem vai se divertir mesmo e o motorista particular a rolls royce nao e o tipo de marca que da o preço de seus carros mas diz que o ghost pode ser uma referencia isto nos deixa com um preço base na casa dos us$ 300 000 r$ 1 07 milhao em conversao direta fora a infinidade de opçoes em cores revestimentos e acabamentos que 96% dos clientes incluem na compra as entregas começam no inicio do ano que vem
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.