FlatOut!
Image default
Car Culture

Rotary Club: os carros com motores Wankel que não são da Mazda

O motor Wankel, curiosamente, não merece o nome que tem. O motor usado até hoje pela Mazda foi desenvolvido de 1951 a 1957 pelo engenheiro Hanns Dieter Paschke, com o protótipo KKM. Wankel desenvolvia paralelamente o DKM, também com rotor, mas sua ideia era mais complexa, precisando ser desmontado para trocar as velas, por exemplo. Quando Paschke apresentou seu protótipo, que Wankel não conhecia, o home que acabou batizando o motor teria dito a seu rival: “Você transformou meu cavalo de corrida em uma égua puxadora de arado!” Se assim foi, é a tal égua que chegou aos dias de hoje, mas ela não foi parar apenas sob o capô dos modelos japoneses. Conheça outros carros que também tiveram motores rotativos.   Citroën M35 A marca francesa, conhecida por seu pioneirismo, não quis ficar de fora do que prometia ser o motor a combustão do futuro. Em parceria com a NSU, ela criou uma empresa chamada Comotor e desenvolveu ali um motor de apenas um rotor, com 995 cm³ que gerava 50 cv  a