o motor wankel curiosamente nao merece o nome que tem o motor usado ate hoje pela mazda foi desenvolvido de 1951 a 1957 pelo engenheiro hanns dieter paschke com o prototipo kkm wankel desenvolvia paralelamente o dkm tambem com rotor mas sua ideia era mais complexa precisando ser desmontado para trocar as velas por exemplo quando paschke apresentou seu prototipo que wankel nao conhecia o home que acabou batizando o motor teria dito a seu rival voce transformou meu cavalo de corrida em uma egua puxadora de arado se assim foi e a tal egua que chegou aos dias de hoje mas ela nao foi parar apenas sob o capo dos modelos japoneses conheça outros carros que tambem tiveram motores rotativos citroen m35 a marca francesa conhecida por seu pioneirismo nao quis ficar de fora do que prometia ser o motor a combustao do futuro em parceria com a nsu ela criou uma empresa chamada comotor e desenvolveu ali um motor de apenas um rotor com 995 cm³ que gerava 50 cv a 5 500 rpm [youtube id= 3wwlgalvh7a width= 620 height= 350 ] para vesti lo ela criou um cupe derivado do ami 8 e o chamou de m35 cuja carroceria foi fabricada pela heuliez de 1969 a 1971 o carro nunca foi vendido apenas cedido a clientes fieis da marca para avaliaçao dos 267 produzidos todos com suspensao hidropneumatica boa parte foi recolhida e escrapeada alguns escaparam da guilhotina por conta do acordo que a citroen ofereceu a seus donos ou devolver os veiculos trocando os por modelos novos da marca por bons descontos ou ficar com os m35 e assinar termos de responsabilidade pela manutençao a partir dali a citroen com isso se isentou de fornecer peças de reposiçao so alguns poucos conseguiram chegar ate aqui inteiros citroen gs birotor este sim foi o primeiro e unico modelo citroen fabricado e vendido ao publico com motor wankel na verdade ele era uma versao do gs lançada em outubro de 1973 tres anos depois da apresentaçao do modelo e justamente em meio a crise do petroleo com dois rotores e um total de 1 990 cm³ de deslocamento o comotor 624 desenvolvia 107 cv a 6 500 rpm seu azar foi ser gastao o carro custava 70% a mais do que um gs comum e quase a mesma coisa que o ds que era bem maior e mais charmoso vendeu pouquissimo apenas 847 unidades a decepçao foi tanta que a citroen quis recomprar todos os birotor e destrui los de novo para nao ter de ficar fornecendo peças mas sobraram alguns como o que se ve no video abaixo [youtube id= ceoyjnlqbcc width= 600 height= 350 ] este outro um pouco melhor da ideia de como era a traseira do carro e do barulho de seu motor que lembra o de uma mobilete [youtube id= y6gia6vma3o width= 600 height= 350 ] nsu spider em 1961 a nsu havia feito um acordo comercial com a mazda para desenvolver os motores e houve uma especie de corrida entre as duas para ver quem lançaria o primeiro modelo equipado com o wankel a nsu ganhou e em 1964 apresentou o spider no salao de frankfurt foto alan broadfoot com um motor de apenas um rotor e 498 cm³ ele rendia 64 cv sae a 5 000 rpm e tinha torque de 7 5 mkgf a 3 000 rpm foto alan broadfoot o motor era montado na traseira e o cambio tinha quatro marchas todas sincronizadas com apenas 685 kg e 3 58 m de comprimento 2 02 m de entre eixos ele tinha desempenho honesto o tanque de combustivel de 35 litros era instalado na dianteira o que reduzia bastante o espaço para bagagens o porta malas entao ficava dividido entre a dianteira e a traseira acima do motor produzido ate 1967 ele nem de longe teve produçao tao baixa quanto o gs birotor vendeu 2 375 unidades e foi sucedido no uso pioneiro do wankel por um modelo de vendas ainda melhores produzido por dez anos nsu ro 80 este seda de luxo com 4 78 m de comprimento e excelente entre eixos de 2 86 m foi lançado em 1967 com um motor que poderia parecer piada de mau gosto ele tinha dois rotores e apenas 995 cm³ se tivesse sido lançado no brasil dos anos 1990 seria um carro popular mas a potencia de 115 cv a 5 500 rpm faria nossos burocratas acharem um modo de barra lo no baile criado por claus luthe o desenho inspirou geraçoes de outros sedas nos anos seguintes e tinha o excelente coeficiente aerodinamico de 0 35 o carro acelerava de 0 a 100 km/h em 12 5 s e atingia maxima de 180 km/h tinha tudo para dar certo mas a nsu foi apressada demais em lança lo os selos dos rotores se gastavam mais no centro do que nas pontas em partidas frias e os motores começavam a dar problema aos 24 mil km com 50 mil km muitos deles tinha de ser refeitos isso deu ao carro uma ma fama da qual ele nunca se livrou mesmo quando os selos foram aperfeiçoados a ponto de nao darem mais problema ganhando centros de ferrotic ou carboneto de titanio um material ceramico muito resistente os modelos 1970 ja eram bem mais confiaveis mas a extensao da garantia e o dano a reputaçao da empresa acabaram com suas chances de se recuperar financeiramente no mesmo ano de apresentaçao do modelo aperfeiçoado a nsu foi comprada pela volkswagen e absorvida pela auto union passando a integrar o que hoje conhecemos como audi o motor wankel quase foi parar sob o capo de um audi 100 mas o modelo nao chegou a produçao em serie amc pacer sim senhores o pacer foi planejado para ter motor wankel e ser parecido com isso ai que voce ve abaixo a nsu firmou um acordo com a empresa curtiss wright em 1960 para o desenvolvimento do wankel enquando a nsu ficaria encarregada de cuidar de motores de baixa e media potencia a curtiss wright faria motores fortes e foi a ela que a amc encomendou os motores do pacer em 1973 mas desistiu pouco tempo depois para comprar seus motores wankel da gm era assim que ele ficaria so para dar um contexto caso voce ache o modelo final de produçao feio demais em 1974 a general motors desistiu oficialmente de produzir motores wankel apesar de ter conseguido diminuir seu consumo nao houve jeito de ela conseguir atender as normas de emissoes dos eua sem motor a amc enfiou um seis cilindros em linha no pacer e ele ficou assim falando em gm… chevrolet xp 895 e xp 897gt o projeto xp 882 deu origem a dois carros construidos pelos engenheiros de zora arkus duntov o pai do corvette em 1969 ele tinha motor central v8 mas john delorean achou o projeto muito caro e impossivel de produzir e o engavetou quando a ford anunciou que venderia nos eua o de tomaso pantera delorean o tirou da geladeira e expos o carro no salao de nova york de 1970 mas foi em 1972 quando o pai do gto deu luz verde para o projeto prosseguir que ele ganhou sua configuraçao de motor mais ousada chamado agora de xp 895 ele recebeu um motor que era a junçao de dois chevrolet vega motores wankel de dois rotores cada os quatro rotores geravam 422 cv o xp 895 foi oficialmente apresentado no final de 1973 no mesmo ano outro projeto o xp 897gt com motor de apenas dois rotores tambem foi exibido mas a crise do petroleo de novo ela matou o motor wankel na gm o projeto ate teria uma continuidade com motor v8 6 6 e outro nome aerovette mas ai ele ja deixa de interessar a nossa historia mercedes benz c111 i e ii outra fabricante que se arriscou com os wankel foi a mercedes benz mas apenas de modo experimental para explorar as possibilidades que o desenho permitia ela usou o carro conceito c111 o primeiro motor wankel da marca de tres rotores e 280 cv foi colocado no c111 i de 1969 e era capaz de atingir 260 km/h apenas cinco meses depois a mercedes aperfeiçoou a carroceria do conceito para torna la mais aerodinamica 0 33 de cx e a equipou com um motor de quatro rotores 351 cv e 40 mkgf o bicho ia de 0 a 100 km/h em 4 8 segundos e atingia a maxima de 300 km/h se fosse colocado em produçao nenhum carro da epoca seria capaz de supera lo o c111 ii foi apresentado ao publico no salao de genebra de 1970 semeando esperanças de que aquele pudesse ser o sucessor do asa de gaivota mas legislaçoes de emissoes pelo mundo e a crise do petroleo de 1973 cortaram as asas destes sonhos o wankel era beberrao e poluente alem da conta frazer nash namir fora a mazda o modelo mais recente a apresentar motor wankel foi o frazer nash namir criado por giorgetto giugiaro na italdesign apresentado no salao de genebra de 2009 o conceito usa um wankel de um rotor e 814 cm³ para a ingloria tarefa de carregar as baterias do carrao movido por quatro motores eletricos um para cada roda considerado o hibrido mais veloz da epoca o namir atingia 300 km/h e ia de 0 a 100 km/h em 3 5 segundos nunca chegou a produçao se chegasse talvez seu uso do wankel nao servisse para coloca lo nesta lista mas ele merecia mençao
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