FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Rotary Reunion: a sinfonia mecânica de mais de 200 motores Wankel acelerando na pista


Mais de 200 carros. Mais de 200 motores. Nenhum pistão. Foi assim a última edição do Rotary Reunion, que rolou no último fim de semana no circuito de Bruce McLaren Motorsports Park, em Taupo, na Nova Zelândia. Um épico.

É o maior encontro de carros com motor rotativo do país. Na verdade, em seu site, os organizadores do Rotary Reunion dizem que é o maior evento do tipo no hemisfério sul, e que sua história é recente – a primeira edição foi realizada em 2015, e contou com a presença de cerca de 50 carros. Agora, mais que o quádruplo dos participantes se reuniram, e o resultado foi uma massiva sinfonia de rotores girando a mais de 8.000 rpm.

Você deve ter notado uma coisa. Quando se fala em motor Wankel, a primeira imagem que vem à cabeça é a de um Mazda RX-7 de terceira geração (FD, a mais arredondada, que ficou famosa em Gran TurismoNeed for Speed e “Velozes e Furiosos 3: Desafio em Tóquio”) preparado, com um ronco furioso. No entanto, se você observar todo o desfile no circuito de Taupo, vai notar que a seleção de carros é bem mais diversa.

rotary-reunion-2017 (26)

Isto porque o RX-7 FD, na verdade, foi um dos últimos modelos da Mazda a empregar o motor Wankel (só não foi o último porque, depois dele, veio o RX-8, fabricado entre 2003 e 2012). A história do motor Wankel começou em 1965, quando foi lançado o Mazda Cosmo, com seu motor de dois rotores, 982 cm³ e 110 cv. Desde então, a fabricante não parou mais: o motor Wankel foi usado em esportivos, compactos, picapes e vans. O alto consumo de combustível e de óleo, aparentemente, não incomodava quem só queria a alta potência específica e o ronco agudo dos rotores em movimento. Porque a experiência conta mais do que os números.

16711657_1050964678341195_1168091244557093831_n

Ao longo das décadas, a configuração mecânica exótica dos modelos da Mazda atraiu milhões de admiradores e entusiastas em todo o planeta. A Austrália e a Nova Zelândia, sendo próximas do Japão e também adeptas da mão inglesa, receberam modelos com motor Wankel em massa por décadas. E é por isso que há tantos carros diferentes juntos no evento: o sedã Mazda Familia, os cupês RX100, RX-2 e RX-3, peruas e sedãs da linha RX-4 e até o luxuoso Mazda Luce – nenhum deles movido por pistões.

rotary-reunion-2017 (21) rotary-reunion-2017 (18) rotary-reunion-2017 (32)

Alguns deles ficavam estacionados, exibindo sua pintura reluzente e seus cofres impecáveis – estes, ocupados por motores bem menores do que estamos acostumados a ver. Outros ficavam no centro de rodas de dezenas de pessoas, deixando marcas no asfalto enquanto eram cobertos por nuvens de fumaça de pneus.

Houve também corridas de arrancada e sessões de voltas rápidas no circuito de Bruce McLaren Motorsports Park. Na pista, projetos variados: race cars puros e funcionais, street cars com pintura impecável, porém vocação para acelerar em autódromos, e até carros originais, cujos donos aproveitaram a oportunidade para dar umas esticadas.

Rolou até uma bateria de shakedowns com carros de competição que correm no circuito australiano de turismo e drift – provando a importância do evento para a cultura automotiva e de pista da Nova Zelândia.

16641087_1050969911674005_895660927820932570_n

É difícil falar de um evento ao qual não se compareceu (e, acredite, se fôssemos neozelandeses ou se tivéssemos a condição, estaríamos lá), mas por sorte os caras não economizaram em fotos e vídeos cobrindo tudo. Se você aprecia um bom enxame de abelhas furiosas, deleite-se com as fotos da página do Rotary Reunion no Facebook e com os vídeos que colocamos ao longo deste post!

rotary-reunion-2017 (32) rotary-reunion-2017 (31) rotary-reunion-2017 (30) rotary-reunion-2017 (29) rotary-reunion-2017 (28) rotary-reunion-2017 (33) rotary-reunion-2017 (34) rotary-reunion-2017 (35) rotary-reunion-2017 (36) rotary-reunion-2017 (37) 16729037_1050960465008283_1327734551481910027_n 16730418_1050961158341547_5327281162691601528_n 16708515_1050961268341536_4329988224405597436_n 16711525_1050960078341655_5430341856945845958_n 16641106_1050960185008311_3364713396757998411_n 16708674_1050967415007588_8878683485202665092_n rotary-reunion-2017 (12) rotary-reunion-2017 (11) rotary-reunion-2017 (8) rotary-reunion-2017 (3) rotary-reunion-2017 (4) rotary-reunion-2017 (5) rotary-reunion-2017 (6) rotary-reunion-2017 (7) rotary-reunion-2017 (10) rotary-reunion-2017 (9) rotary-reunion-2017 (2) rotary-reunion-2017 (1) rotary-reunion-2017 (38)

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora