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Royal Enfield Shotgun no Brasil
A Royal Enfield Shotgun 650 acaba de ser lançada no Brasil. Mais novo integrante da família de 650 cm³ da marca por aqui, é uma “cruiser” derivada da Super Meteor 650.
Basicamente, é a mesma moto, inclusive usando o conhecido motor bicilíndrico paralelo de 648 cm³, 47 cv e 5,3 kgfm de torque, usado também nas Interceptor e Continental GT. A grande diferença para a Super Meteor 650 é estilística: a Shotgun é mais simples e tem um selim único, sem passageiro, e um tema de desenho “bobber”. A perda de garupa não vem com redução de preço, que permanece o mesmo aos R$ 33.900.
A marca diz também que a posição de pilotagem é mais ereta que a da Super Meteor, semelhante às motocicletas naked, com o corpo levemente inclinado para a frente e os pés bem alinhados com o corpo, e longe da posição ginecológica das Cruiser tradicionais, com os pés para frente.
Outra diferença são as rodas: 18 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, o que garante maior agilidade e estabilidade nas curvas. A Super Meteor vem com rodas de 19 polegadas na dianteira e 16 polegadas na traseira. O farol dianteiro e a lanterna traseira são em LED e o painel mescla um velocímetro analógico com um display digital. Ao lado do painel há um pequeno mostrador TFT colorido, o Tripper Navigation pod, que tem conectividade Bluetooth com smartphones e navegação ponto a ponto indicada por setas intuitivas de fácil visualização.
Uma extensa linha de acessórios e até vestuário está disponível para os compradores da moto: rodas, pedaleiras tipo plataforma, parabrisas, espelhos retrovisores, assentos personalizados e ponteiras de escapamento.
A moto já está disponível para reservas através do site oficial da marca. A Royal Enfield Shotgun 650 está disponível em quatro opções de cores: Sheet Metal Gray (cinza), Stencil White (branco), Plasma Blue (azul) e Green Drill (verde). (MAO)
Conheça o Toyota Probox 2025
No Japão parece que o carro simples e barato ainda sobrevive, mesmo fora dos minúsculos carros da categoria kei. Veja este caso por exemplo: trata-se do Toyota Probox, uma perua/minivan/taxi que não é pequeno aos 4244 mm de comprimento, mas ainda assim começa nos 1.529.000 ienes, ou R$ 58.567 no câmbio de hoje.
A mistura van/perua existe desde 2014 em sua segunda geração, enquanto o modelo original foi lançado em 2002. Vem com um motor a gasolina de 1,3 litro aspirado com 94 cv e 12,4 mkgf, e sim, rodas aro 14 de aço, sem calotas. O interior é extremamente simples também, embora o câmbio seja automático.
A Toyota Japonesa também vende o Probox com um motor de 1,5 litro um pouco mais potente, e você pode até optar por uma configuração híbrida e tração nas quatro rodas. Mas mesmo a versão mais cara começa em 2.057.500 ienes ou aproximadamente R$ 78.811.
Todas as versões vem também com ar-condicionado, e o Probox se transforma rapidamente em uma van rebatendo-se o banco traseiro. A Toyota projetou o carro com uma porta traseira quadrada para uma ampla área de acesso, facilitando o carregamento e descarregamento de itens volumosos.
Perua com vocação de van não é exatamente uma novidade; já tivemos algumas aqui na forma do Fiat Dobló, Renault Kangoo e Citroën Berlingo, mas infelizmente, hoje somente as versões de carga permenecem a venda por aqui. Uma pena; como veículos são imbatíveis em sua versatilidade; é só a imagem profissional, de funcionário da Cia. de Força-e-Luz, que impede seu sucesso por aqui. (MAO)
Mercedes-Benz fará um G-wagen menor
O Gelandewagen da Mercedes-Benz pode ter nascido como um jipe espartano em 1979, mas foi como perua de luxo com imagem fora-de estrada que se tornou um imenso sucesso. Hoje parece um dos poucos sucessos realmente constantes da marca. Então não parece estranho que se deseje tirar mais um pouco de dinheiro dele.
A empresa já fez algumas versões super-caras e especiais como o Maybach G650 Landaulet, o 4×4 Squared com eixos-portal, e o ainda mais doido 6×6. Agora, quer expandir o sucesso de seu caixote sobre rodas para baixo, em um modelo menor e mais barato.
Em um comunicado à imprensa publicado esta semana, a marca de luxo alemã prometeu que a “lendária família Classe G será expandida com uma nova versão menor”. Em sua apresentação, o g (escrito em letras minúsculas) aparece todo coberto na base da pirâmide da Classe G.
A empresa não dá dica sobre como será este novo G; mas não é difícil imaginar o que será o carro, claro: um dos SUV pequenos da marca, com roupagem quadrada de G-class. Um GLA quadrado com nome diferente? Certamente o novo G-class será um carro totalmente novo, e não vai errar no básico: o estilo de minijipe.
Idealmente deveria ser um Suzuki Jimny da Mercedes, com chassi separado e eixos rígidos; mas dificilmente algo assim acontecerá. Os clientes deste tipo de coisa querem carros modernos, apenas com cara de jipe antigo, e o novo Mercedes deve seguir este princípio. (MAO)
O Maserati “barato” estreia em evento chique na Suíça
Não é por causa de neve e gelo que os bilionários vão deixar de se divertir com seus carros; todo ano, conforme o frio se aprofunda e a neve cai mais pesada, o Lago St. Moritz, nos alpes suíços, tipicamente um trecho tranquilo de água, congela em um palco branco. E é ali que acontece o I.C.E. St Moritz, ICE aqui não de gelo, mas de International Concours of Elegance, sacou? Também é trocadilho inevitável com Internal Combustion Engine; conclua o que quiser do significado oculto destes trocadilhos de bilionário de férias.
Pois bem, este ano a Maserati resolveu usar o evento para lançar uma versão de entrada de seu GranCabrio. E para não deixar de homenagear o evento, também mostrou um modelo único baseado no GranCabrio Trofeo: o Trofeo ICE. Foi criado pelo programa de personalização Maserati Fuoriserie.
De qualquer forma, o Maserati “de entrada” vem com o mesmo motor Nettuno V6 biturbo de 3,0 litros, mas com potência reduzida: agora 490 cv e 61 mkgf. Com tração nas quatro rodas e transmissão automática de oito velocidades, o GranCabrio pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 302 km/h.
O modelo vem equipado com faróis de LED e suspensão a ar, bem como rodas escalonadas de 20 e 21 polegadas. O interior de quatro lugares ostenta bancos de couro perfurado, bem como um painel de instrumentos digital de 12,2 polegadas, um sistema de infoentretenimento de 12,3 polegadas e um display de conforto de 8,8 polegadas.Na Itália, o novo Maserati de entrada começa em € 169.600 (R$ 1.018.503).
Já o Trofeo ICE é na verdade especial em cores somente; exterior exclusivo Liquid tri-coat que lembra um lago congelado. Esse efeito é amplificado por detalhes em Gloss White, bem como rodas forjadas apoiadas por pinças de freio em azul brilhante. No mais, é um GranCabrio Trofeo normal: o V6 Nettuno aqui tem 550 cv e 66 mkgf, o que permite 0-100 km/h em 3,6 segundos e 316 km/h de final.
Além dos dois novos carros, a Maserati anunciou pequenas mudanças para os grand tourers. A paleta de cores do GranCabrio foi “renovada e ampliada”, enquanto o cupê e o conversível Trofeo podem ser equipados com um novo sistema de escapamento esportivo a partir de março. Este último promete “sons mais puros e cheios de adrenalina”. (MAO)