poucos esportivos conservaram tao bem sua essencia quanto o porsche 911 nestes mais de cinquenta anos de estrada e pistas o nine eleven pode ate ter mudado bastante acompanhando os avanços da industria automotiva mas sua essencia permaneceu a mesma e isto provavelmente nao vai mudar o que nos traz ao video de hoje os caras do autoblog nl deram um jeito de reunir varios 911 de todas as geraçoes para um mega teste detalhe os carros representam todas as encarnaçoes ou seriam encarraçoes do porsche 911 rs — do carrera rs original dos anos 1970 ao insano gt3 rs da geraçao 991 nao se trata de um comparativo tecnico com tempos de volta e comentarios elaboradissimos a respeito da dinamica de cada carro no entanto sao mais de 30 minutos de video e oito carros — sem duvida vale a pena pois os apresentadores wouter karssen e casper heij acabam nos dando uma boa noçao de como e dirigir cada um dos carros de uma forma bastante clara e facil de entender alem disso se ja e bacana ouvir o ronco de um flat 6 alemao imagine entao seis deles detalhe o video e todo falado em holandes mas tem legendas em ingles que podem ser traduzidas automaticamente para o portugues agora nos desculpe se voce planejava ter uma manha produtiva [youtube id= h 4mtzi6xgy width= 620 height= 350 ] o carrera rs foi lançado em 1973 e o objetivo da porsche com ele era o mesmo que deu ao mundo alguns de seus melhores esportivos homologar um carro de corrida a porsche passou a apostar todas as suas fichas no 911 para manter sua boa imagem nas pistas visto que o insano 917 que venceu as 24 horas de le mans nao poderia mais competir o motor boxer que no 911 comum era de 2 4 litros teve o deslocamento ampliado para 2 7 litros e adotando um sistema de injeçao mecanica e pistoes revestidos com niquel entregava 210 cv e 26 mkgf de torque — bastante potencia para um carro que pesava 975 kg e tinha 60% deste peso na traseira o conjunto levava o carrera rs 2 7 aos 100 km/h em 5 6 segundos com maxima de impressionantes 243 km/h casper heij diz que e facil sentir como a dianteira e leve — ela parece querer flutuar mesmo em linha reta e nas curvas e facil perder a traseira a porsche nao acreditava que seria capaz de vender os 500 carros fabricados por exigencia da fia para que o 911 carrera rs 2 7 pudesse correr no campeonato europeu de turismo no entanto quando o carro foi apresentado a demanda foi tao grande que a fabricante decidiu ampliar a produçao para cerca de 1 590 unidades uma vez disponiveis para encomenda os carros se esgotaram em semanas o que nos leva a questionar o motivo de a porsche ter demorado tanto para dar ao carrera rs 2 7 um sucessor este so veio em 1991 como modelo 1992 o 911 964 do ponto de vista racer ele e o mais interessante de serie vinha sem bancos traseiros sem vidros eletricos sem ar condicionado nem isolamento acustico ou radio ainda que este fosse opcional ele tambem tinha capo de aluminio rodas de magnesio e vidros mais finos com exceçao do para brisa o resultado era um carro de 1 220 kg ainda que uma versao com mais itens de conforto e mais pesada chamada touring tambem estivesse disponivel que alem do baixo peso se beneficiava de um motor maior de 3 6 litros e 260 cv era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 4 segundos com maxima de 260 km/h a impressao de wouter e que o carro ficou mais docil e facil de guiar — apesar da idade ele nao tem o mesmo jeitao de carro antigo do modelo original ao mesmo tempo trata se de um rs com suspensao firme dianteira leve e personalidade arisca como deve ser um porsche classico o 964 carrera rs teve vida curta — em 1993 a porsche apresentou a geraçao seguinte batizada como 993 o motor maior de 3 8 litros entregava 300 cv e era capaz de levar o carro ate os 100 km/h em cinco segundos cravados com maxima de 277 km/h sendo o ultimo dos 911 com motor refrigerado a ar o 993 e um dos mais adorados pelos fas no entanto os apresentadores acreditam que ele tem muito mais potencial — ele e tao equilibrado na pista que e como se pedisse um motor mais potente alem disso seu visual esta entre os melhores de toda a historia do 911 a partir da geraçao seguinte a 996 o porsche 911 rs ganhou o prefixo gt3 os carros modernos sao mais parecidos entre si mas ha quem diga que o gt3 rs da geraçao 996 foi o melhor de todos apesar de seu visual controverso graças aos farois de boxster adotados para conter custos para começar a potencia deu um salto o motor de 3 6 litros desenvolve 381 cv e e capaz de levar o carro que pesa 1 360 kg ate os 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 306 km/h curiosidade o coletor de admissao do tipo ram air na traseira em teoria adiciona 15 cv a potencia totalizando 396 cv no entanto a porsche nao conseguiu medi la em dinamometro com o carro parado — o ar extra so e admitido para o motor com o carro em movimento a geraçao seguinte a 997 e representada por tres carros isto porque o gt3 rs 997 passou por duas atualizaçoes ao longo dos anos o primeiro modelo de 2006 conhecido como 997 1 tinha um motor 3 6 de 415 cv com comandos de valvulas variaveis e a capacidade de levar o carro ate os 100 km/h em 4 2 segundos no entanto seu maior trunfo e a aerodinamica muito mais eficiente que auxiliada pela bitola traseira maior cortesia da carroceria mais larga emprestada dos 911 de traçao integral garante muito mais estabilidade nas curvas em 2009 o 997 2 gt3 foi apresentado com um motor de 3 8 litros e 435 cv que era capaz de leva lo ate os 100 km/h em quatro segundos cravados e novos componentes aerodinamicos por fim em 2011 veio o gt3 rs 4 0 que como diz seu nome teve o deslocamento ampliado para quatro litros — o maior ja usado por um 911 legalizado para as ruas sao 500 cv que levam os 1 360 kg do caro olha so como ele engordou pouco considerando a idade e o aumento das dimensoes em geral ate os 100 km/h em 3 9 segundos nos tres casos a velocidade maxima e de 310 km/h o ultimo dos carros o gt3 rs 991 e quase um bonus isto porque ate entao o 997 gt3 apresentou uma evoluçao linear e manteve um espirito old school com cambio manual suspensao firme e traseira arisca a geraçao atual por sua vez adotou a caixa pdk de dupla embreagem e sete marchas e incorporou um sistema de esterçamento das rodas traseiras 4ws — tudo para torna lo ainda mais capaz na pista demos muito mais detalhes neste post no entanto a impressao que os apresentadores passam no video e a mesma que voce ja deve ter ouvido muitas vezes por ai apesar de ser um carro mais eficiente e avançado o gt3 rs 991 nao tem o mesmo envolvimento no entanto e um grande carro e a partir do momento em que voce aprende a apreciar o que ele oferece fica mais facil admitir que sim o atual gt3 rs e o ponto alto da linhagem [youtube id= idhtcenea8o width= 620 height= 350 ] no fim das contas porem cada um dos apresentadores escolhe seu favorito se fosse uma escolha racional talvez o 991 fosse a opçao de ambos no entanto sao os modelos antigos que despertam mais paixao acaba sendo quase obvio
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