talvez este seja um dos episodios mais aguardados pelos petrolheads que acompanham nossa serie que relaciona o preço o peso e a potencia dos modelos a venda no brasil para descobrir quais deles oferecem o melhor equilibrio entre estes fatores em outras palavras quem cobra menos por mais potencia e menos peso e o segmento de mercado de hoje e o que resolvemos chamar de esportivos compactos a chegada do sandero rs inclusive nos motivou a refazer o comparativo incluindo o novato na lista e ai como voce acha que ele se sai por aqui estes modelos tem entre eixos menor do que 2 60 m com exceçao do peugeot rcz que tem 1 cm a mais custam entre r$ 60 mil e r$ 160 mil e tem desempenho acima da media muitos talvez nao pudessem ser enquadrados como esportivos legitimos como o a1 attraction mas ele e um hatchback de duas portas com 122 cv e preço de r$ 96 190 seria injusto inclui lo entre os compactos pelo preço e tambem entre compactos premium que como ja dissemos de premium so tem o nome bolado para acabar com o limbo classificatorio em que modelos entre 2 50 m e 2 60 m de entre eixos acabaram ficando ja falamos de sedas medios suvs compactos hatchbacks medios compactos premium dos carros com a melhor relaçao entre peso potencia e preço no geral e tambem das picapes medias a ideia para quem nao acompanha a serie desde o principio e mostrar os modelos que cobram menos por carrocerias mais leves e motores mais potentes com o tempo talvez criemos tambem uma levando em conta o torque o 0 a 100 km/h e varios outros dados mas no momento vamos focar apenas nestes tres elementos foi o criterio que adotamos para todos os modelos a venda no brasil vale repassar o raciocinio por tras do levantamento que durou uma semana inteira para ser tabulado e que nunca termina sempre tem alguem que aumenta ou ate diminui preços so a fiat desde o levantamento reajustou sua tabela neste segmento e nao foi pouco o fiat punto t jet pulou de r$ 67 010 para r$ 68 150 subida relativamente insignificante quando confrontada com o que aconteceu com o preço do 500 abarth de r$ 81 710 foi para r$ 94 mil voltando ao levantamento ele chegou aos 471 modelos e versoes que mencionamos no inicio sao os mais leves e mais baratos de cada carro a venda no brasil com cada um dos motores e das carrocerias que eles oferecem com os dados de peso potencia e preço de cada um consultamos engenheiros economistas e contadores atras da melhor formula que juntasse preço potencia e peso e a que eles nos sugeriram foi potencia/peso/preço ou mais tecnicamente potencia/peso /preço eis a calculadora que criamos para esta conta imaginamos como exemplo um carro de 200 cv 1 500 kg e r$ 90 000 o resultado da divisao da potencia pelo peso e disso pelo preço da 14 81 x 10e 7 ou 0 000001481 mas preferimos a forma reduzida quanto maior e o numero melhor e o equilibrio do carro entre os tres fatores experimente mudar a potencia para 500 cv vai dar 37 04 x 10e 7 otimo experimente agora diminuir o peso para 900 kg o resultado sera 24 69 se os demais valores continuarem os iniciais por fim diminua o preço para r$ 50 000 o indice pula para 26 67 percebeu pode brincar a vontade com a calculadora acima inclusive para ver como se saem os carros que voce anda considerando comprar infelizmente o brasil nao tem muitos modelos compactos e esportivos os que existem nao sao nada acessiveis como quase todos os carros nao sao por aqui o que os torna ainda mais raros de ver lembre se de que isso nao e um guia de compra e apenas a mediçao de quais destes modelos cobram menos por mais potencia e menos peso nessa lista a menor que fizemos ate aqui so conseguimos reunir 12 concorrentes e os dez melhores segundo os criterios desta serie foram os seguintes 10º mini cooper 4 portas 10 52 um cara que nao impressiona pela potencia e o mini cooper apesar do nome mitico ele tem apenas 136 cv numero que so nao perde para o do a1 attraction ganhou do 11º lugar o audi a1 attraction por pentelhonesimos como se pode notar por suas notas culpa do peso que as portas traseiras adicionaram a sua conta o preço de r$ 105 950 tambem nao ajuda 9º mini cooper 2 portas 11 73 tire das costas do mini cooper 60 kg referentes as portas de tras e a nota melhora sensivelmente mas nao apenas por conta do peso o preço tambem tem um alivio de r$ 6 000 e dinheiro e e o que explica a pontuaçao deste hatch com motor 1 5 de tres cilindros 8º mini cooper s 4 portas 12 10 chegamos a primeira potencia de encher os olhos nessa categoria 192 cv para um carro de 1 295 kg e algo digno de muitos elogios o preço de r$ 122 500 e que complica por mais que o cooper s tenha a segunda melhor relaçao peso/potencia desta lista se custasse menos bem menos teria conseguido pelo menos o setimo lugar 7º a1 sportback ambition 13 01 um motorzinho 1 4 rendendo 185 cv e um negocio espetacular pena que o carrinho pesa 1 290 kg e custa r$ 110 190 e muito menos do que a mini cobra por seu modelo de quatro portas em todo caso o grande vilao do a1 parece ser mesmo o peso se fosse mais leve o modelo teria se saido melhor 6º mini cooper s 2 portas 14 96 de novo as duas portas a menos fazem maravilhas pelo mini cooper a melhor relaçao peso/potencia desta categoria encara um preço que considerando o que o carro oferece e o que os concorrentes cobram nao parece nada exagerado sao r$ 103 950 que o cao cobra para chupar manga o azar dele e que tem gente que cobra menos e que pesa menos 5º fiat 500 abarth 15 26 se a fiat nao tivesse subido tanto a tabela do abarth em quase r$ 13 mil provavelmente pressionada pelo cambio desfavoravel do real com relaçao ao dolar vale frisar a formiga atomica teria arrebentado a boca do balao apesar de sua posiçao de dirigir alta ele tinha potencial para chegar pelo menos em terceiro lugar 4º citroen ds3 16 13 ele e mais pesado e tem 2 cv a menos do que o 500 abarth mas custa r$ 11 mil e uns quebrados a menos e se a ideia e divertir cobrando menos o ds3 com certeza cumpre a missao se ele ja viesse equipado com o motor 1 6 thp flex poderia ter tirado a vantagem dos modelos que ficaram a sua frente mas ele tem tempo para isso 3º suzuki swift sport 17 43 quase ninguem se lembra dele quando falamos de modelos esportivos mas o suzuki swift sport merece sua atençao se o foco for um carro pequeno esportivo e divertido ele cobra r$ 76 490 e nao vem com turbo ainda assim seu peso de apenas 1 065 kg e o mais baixo da categoria o que explica a diversao que ele e capaz de proporcionar a bom preço pelo menos ate o fim dos estoques atuais provavelmente ainda de uma epoca com dolar mais barato 2º fiat punto t jet 17 66 note que a diferença de pontuaçao do punto para o swift e pequena e isso acontece porque ele nao e tao mais barato do que o modelo japones nem tao mais potente so 10 cv apesar do turbo mas e quase 200 kg mais pesado se fizesse um regime ganhasse um motor mais potente como o do abarth e custasse um pouquinho menos poderia ter se arriscado a ganhar se algum dia a fiat resolver mexer no peso e na potencia tomara que tambem de ao carro um cambio de seis marchas como o que equipa o bravo tecnicamente e complicado quando quer a fiat da seus jeitos pode apostar ninguem e melhor do que ela em se adaptar pelo menos ate hoje 1º renault sandero rs 21 94 como muita gente desconfiava o sandero rs tornaria a vida dos concorrentes muito complicada assim que fosse lançado vendido a r$ 58 880 ele foi muito alem disso abriu uma margem de mais de quatro pontos sobre o segundo colocado numa corrida seria uma volta e meia de vantagem facil aqui e uma vitoria incontestavel do novo competidor cuja avaliaçao voce pode ler aqui em todos os seus saborosos detalhes nao so pelo preço mas tambem pelo peso relativamente baixo o terceiro menor desta lista e se o sandero rs fosse turbo como o punto como se ve nem foi preciso ir tao longe para ver a posiçao de todos os esportivos compactos que entraram nesse ranking as versoes mais leves e mais baratas para cada motor oferecido na linha confira a tabela abaixo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.