bem vindo a mais nova serie de posts do flatout no curvas desafiadoras vamos detalhar algumas das variantes mais apimentadas que existem em autodromos do brasil e do mundo sera uma forma interessante de conciliarmos dicas de pilotagem com guias de traçado esperamos que seja util para estrear escolhemos um dos trechos mais tecnicos que existem no pais o famoso saca rolha do velo citta mogi guaçu sp cujo nome oficial e curva do guiga em homenagem ao piloto de rali guilherme spinelli que tambem e diretor da ralliart brasil o nome saca rolha acabou sendo adotado por seus frequentadores devido a semelhança de conceito com a variante corkscrew do autodromo norte americano laguna seca monterey ca trata se de uma sequencia de tres curvas de baixa velocidade em descida feita em niveis antecedida por uma forte freada tambem em descida o declive assusta dificulta a frenagem deixa a sequencia cega e induz ao sub esterço saida de frente por sobrecarregar os pneus dianteiros enquanto o traçado complexo combinando tres pontos de tangencia exige muita tecnica e uma abordagem de sangue frio cerebral por estas razoes o trecho ficou bastante famoso provando que nem toda curva precisa ser de alta para ser desafiadora o saca rolha e um dos principais pontos de ultrapassagem do circuito e apesar da forte freada entrada cega e topografia acidentada nao chega a ser um trecho perigoso construido ao longo de seis anos entre o projeto e a inauguraçao feita no dia 16 de junho de 2012 o velo citta e um autodromo de media baixa velocidade homologado pela cba e pela fia para provas de turismo e gran turismo seu traçado original tem 14 curvas distribuidas na topografia natural do terreno com variaçao de altura de 45 metros e extensao de traçado de 3 493 metros neste ano foi inaugurado um traçado alternativo de 12 curvas e 3 443 m por enquanto de uso exclusivo da lancer cup que apresenta a curva caipirinha um s de media que substitui as curvas 3 e 4; e a ferradura uma versao de raio ampliado da ultima curva que da acesso a reta dos boxes passo a passo voce se aproxima do saca rolha pelo retao apos o grampo do museu em uma longa descida que fica um pouco mais ingreme justamente no ponto de frenagem como e tradiçao no circuito as placas com os macaquinhos sao otimas referencias para frenagem a 150 100 e 50 metros antes do inicio da curva neste trecho em especifico ha um bonus valiosissimo alem das placas ha faixas brancas no asfalto demarcando as distancias em um esportivo equilibrado voce fara a frenagem nos 100 metros a algo entre 160 e 170 km/h velocidade e distancia que podem ser maiores no caso de rojoes mais pesados ou menores no caso de um hot hatch original o importante e voce se programar para uma frenagem bastante tecnica voce começara na extremidade direita da pista com carga plena no pedal de freio mas a cerca de 25 metros da entrada da curva ponto 1 do infografico abaixo voce começara a aliviar o pedal do freio e a iniciar o esterçamento simultaneamente coordenar esta açao com os punta taccos dependendo do carro voce precisara reduzir duas ou tres marchas pode ser outro desafio a progressividade do alivio do freio e do esterçamento precisam seguir a mesma proporçao voce esta convertendo aderencia longitudinal em lateral na tecnica de pilotagem conhecida como trail braking entre os pontos 1 e 2 se entrar com velocidade em excesso ou carregar demais no pedal de freio apos o ponto 1 o carro tendera a seguir reto embarrigando a curva pra fora e perdendo o ponto de tangencia mas se soltar o pedal rapido demais a traseira podera derrapar precisa de sangue frio pois alem da frenagem forte e do trail braking ha um detalhe chato voce nao ve direito a entrada da perna a esquerda por causa do declive mantenha seus sentidos afiados no ponto 2 voce ja deve estar livre dos freios pois aqui esta um dos grandes segredos do saca rolha precisamente no ponto 2 voce acelera por um breve instante voltando a aplicar os freios num golpe curto e suave para entrar na segunda perna ponto 3 note que para atacar esta segunda perna para a direita voce nao podera ter espalhado o traçado na primeira curva fique por dentro atacar a segunda perna e um exercicio gostoso mas que requer um pouco de agressividade controlada o raio e o mais apertado voce transferira todo o apoio dos pneus que estava do lado direito para o esquerdo precisara atacar a zebra interna com vontade e como na primeira perna voce nao enxergara nada direito por causa de uma quebra de relevo bem na entrada que pode ser visto na fotografia do jaguar abaixo sendo bem franco na hora do ataque a direita voce nao estara vendo nem a zebra nem a bananinha a zebra alta amarela nesta segunda perna seu objetivo e corta la o mais por dentro possivel usando toda a zebra e inclusive tocando a bananinha com muita parcimonia no caso de carros de corrida com suspensao travada sim muitos carros ficam em duas rodas por um breve instante mas e essencial que voce corte bem esta curva pois a quebra de relevo ja faz o veiculo perder carga vertical e espalhar para fora naturalmente se tudo der certo voce tera cortado esta segunda perna por dentro atropelado a zebra e escorregado ate cerca de 3/4 do lado de fora da pista ponto 4 busque o acelerador exatamente entre o ponto 3 e 4 a agressividade vai mais depender do quanto de torque voce tem num hot hatch voce pode descer a lenha ja proximo a zebra interna a ultima curva e extremamente longa e requer bastante controle emocional nela e importante voce entender tres coisas voce vai frear dentro tardio e com suavidade ponto 5 pois ja estara esterçando de leve voce vai ficar do lado de dentro da curva com aceleraçao baixa e constante por muito mais tempo que acha ponto 6 e por fim so vai aumentar a carga do acelerador progressivamente em direçao a 100% no ponto 7 que e quando voce conseguir visualizar a zebra externa que indica o fim da curva use seu pescoço nesta ultima perna e muito comum pilotos novatos ficarem com o pescoço duro so olhando pra frente como um boneco de olinda quando estiver passando pelo ponto 6 olhe para a esquerda na cabine que voce vera exatamente o que precisara fazer se tudo der certo seu carro tera escorregado ate a zebra de fora levando o em direçao a curva da entrada dos boxes as vezes na busca do limite voce acabara colocando duas rodas na grama como ocorreu com o carro 54 na foto abaixo e normal agora vamos ver tudo isso acontecendo na pratica começando com o amigo piloto e instrutor eric darwich a bordo do mitsubishi lancer evo x o saca rolhas esta aos 1 25 e 3 25 do video [youtube id= hz3vkqv8wty width= 620 height= 349 ] abaixo temos este que vos fala em um mit lancer r que usei no curso de pilotagem premium racing school a curva aparece aos 1 45 [youtube id= yg6dn8pn09w width= 620 height= 349 ] novamente o manco aqui agora no renault sandero rs veja o saca rolha em primeira pessoa 1 43 e em camera fixa 3 58 [youtube id= ibixj1eaq e width= 620 height= 349 ] os erros mais tipicos no ponto 1 entrar com velocidade demais isso vai resultar num traçado espalhado voce vai perder a entrada ponto 2 o que vai te prejudicar no posicionamento na pista para o ataque da segunda perna e vai te impedir de dar o golpe no acelerador entre os pontos 2 e 3 acertar a frenagem mas passar longe da zebra interna no ponto 2 tambem e comum pois ha pouca visibilidade nao atacar a zebra interna entre os pontos 3 e 4 seja por falta de visibilidade ou por receio tambem e um erro comum e que custa tempo frear antes da hora para a entrada da ultima perna longa e comum mas nao prejudica muito ja acelerar antes da hora e prejuizo na certa muitos novatos buscam aceleraçao plena ja no ponto 6 em vez de no ponto 7 resultando em um sub esterço destruidor de pneus e sem nenhum lucro no cronometro muito pelo contrario a velocidade de saida fica menor e a tendencia e do carro ir parar na grama se voce nao tem a oportunidade de acelerar na pista mas gosta de simuladores a pedida e comprar e baixar o stock car extreme da reiza sua ultima atualizaçao inclui reproduçoes inacreditavelmente fieis do autodromo velo citta e da categoria lancer cup
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