FlatOut!
Image default
Car Culture Eventos Lançamentos

Salão de Genebra 2017: estes são os carros que você precisa ver

Estamos a apenas quatro dias do Salão de Genebra, que será aberto para a imprensa no dia 7 de março (a próxima terça-feira). E isto é importante, porque o Salão de Genebra é um dos mais importantes do circuito mundial, palco de grandes lançamentos tanto de fabricantes quanto do aftermarket.

É um efeito curioso: em tamanho, o Salão de Genebra perde para outros eventos do circuito mundial, como o Salão de Detroit, por exemplo. No entanto, para se ter uma ideia, Ferrari LaFerrari e McLaren P1 – dois dos supercarros mais importantes desta década – foram lançados simultaneamente na edição de 2013.  Mas não é só isto: Genebra é o local favorito das companhias para estrear novas tecnologias, apresentar novos equipamentos e fazer anúncios insitucionais, como lançamentos de subdivisões e parcerias. E tem sido assim desde 1905, quando foi realizada a primeira edição do Salão.

Em 2017, o evento promete manter o padrão, com diversas atrações que já vêm sendo antecipadas pela imprensa há algum tempo e finalmente vão das as caras. E é claro que a gente separou aqui tudo o que você vai querer ver!

 

Abarth 595 Pista

genebra-2017 (10)

O Abarth 595 Pista é mais uma edição especial do Fiat 500 Abarth. O nome bacanudo da versão é justificado pela preparação de pista que o hot hatch recebeu: discos de freio perfurados, rodas de 17 polegadas, amortecedores Koni na traseira, sistema de escape Abarth Record Monza e um sistema integrado de telemetria, que permite medir tempos de volta e outros dados quando em um circuito. O motor é o mesmo 1.4 turbo T-Jet de 160 cv que equipa o nosso 500 Abarth.

 

Abarth 124 Spider Scorpione

genebra-2017 (1)

A preparadora oficial da Fiat também colocou as mãos no 124 Spider mais uma vez. A edição especial Scorpione vem com pintura na cor preto “San Marino 1972” e rodas cinza, além de 10 cv a mais no motor 1.4 turbo (totalizando 170 cv), bancos esportivos, sistema de som da Bose, volante revestido de couro e emblemas Abarth espalhados pelo carro.

 

AC Schnitzer M240i ACL2S

genebra-2017 (7)

A preparadora alemã é uma das várias que se especializaram nos modelos da BMW, e neste ano levará dois grandes destaques a Genebra. O primeiro é o AC Schnitzer ACL2S, baseado no BMW M240i. Além das modificações estéticas que não são exatamente discretas, o cupê recebeu uma recalibragem no módulo eletrônico, novo coletor de admissão e um sistema de escape retrabalhado. Com isto, a potência do seis-em-linha biturbo de três litros vai de 340 cv para 400 cv.

 

AC Schnitzer i8 ACS8

genebra-2017 (8)

Já o esportivo híbrido da BMW, equipado com um motor três-cilindros turbo central-traseiro, mais um motor elétrico no eixo dianteiro, teve mais foco em modificações estéticas. A suspensão é 2,5 cm mais baixa na dianteira 2 cm na traseira, e um novo kit aerodinâmico de fibra de carbono: spoiler dianteiro, saias laterais, difusor traseiro, scoop no capô e aerofólio.

 

Alfa Romeo Giulia Coupé

genebra-2017 (3)

Projeção: X-Tomi Design

Faz exatamente um mês que começaram a se espalhar boatos a respeito de uma versão cupê do Alfa Romeo Giulia, o sedã italiano que já se tornou um dos queridinhos dos entusiastas graças a seu visual, sua dinâmica e ao desempenho do motor V6 biturbo de 510 cv no modelo Quadrifoglio. De acordo com o site australiano Motoring, que falou com fontes ligadas à Alfa, o carro se chamará Giulia Sprint (um nome que remonta ao Giulia Coupe dos anos 1960) e será oferecido com todas as opções de motorização presentes no cupê. Se os rumores estiverem certos, será em Genebra que veremos o Giulia Sprint pela primeira vez. Até agora, tudo o que se tem são projeções.

 

Alfa Romeo Stelvio

genebra-2017 (2)

O SUV da Alfa Romeo será apresentado publicamente em Genebra depois de revelado em novembro de 2016. O utilitário italiano tem como destaque a versão Quadrifoglio, que usa o mesmo conjunto mecânico do sedã Giulia, incluindo o V6 biturbo de 510 cv, porém com tração integral.

 

Alpina B5

A versão apimentada do BMW Série 5 chegará a sua nova geração em 2017, e a estreia acontecerá em Genebra. Ainda não há imagens e nem dados técnicos, mas espera-se um pequeno aumento em relação aos 600 cv do Alpina B5 atual.

 

Alpine A110

genebra-2017 (6)

A Alpine está trabalhando duro no seu rival para o Porsche Cayman, e o resultado aparecerá no dia sete: uma versão moderna do clássico Alpine A110, que venceu a primeira edição do WRC, o Campeonato Mundial de Rali. O visual do carro já é conhecido, mas a divisão da Renault ainda esconde as especificações técnicas, e diz apenas que o carro tem estrutura e carroceria de alumínio.

 

BMW Série 5 Touring

genebra-2017 (11)

A nova geração do BMW Série 5 já foi apresentada como sedã no ano passado. Agora, chegou a vez da aguardada perua, que ganhou um porta-malas maior, de 570 litros, além de todos os recursos técnicos e de segurança que já apareceram no três-volumes.

 

Brabus C650S Cabrio

genebra-2017 (12)

Feito sobre o atual Mercedes-AMG C63 S conversível, o Brabus C650S Cabrio segue a receita típica da preparadora, com um belo aumento de potência, chegando aos 641 cv e aos 83,5 mkgf de torque. São 138 cv a mais que os 502 cv que o motor V8 biturbo de quatro litros produz originalmente.

 

Fittipaldi EF7

FITTIPALDI fittipaldi

Emerson Fittipaldi está fazendo um supercarro, e chamou ninguém menos que o estúdio Pininfarina para projetá-lo. O visual do carro e sua mecânica ainda são um mistério, mas a gente já sabe que ele é um conceito Vision Gran Turismo, e que provavelmente será disponibilizado em GT6 logo depois do Salão. Torcemos para que ele também vire realidade, o que é incerto.

 

Ford Fiesta ST

FORD_2017_Fiesta_ST_05-LOW

O Ford Fiesta acaba de chegar a sua nova geração na Europa, e todas as versões estarão em Genebra daqui a alguns dias. Nós vamos prestar atenção de verdade no novo Fiesta ST, que tem um motor de três cilindros turbo de nada menos que 200 cv e 29,5 mkgf de torque, sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 6,7 segundos.

 

Gemballa Avalanche

gemballa-avalanche_2

O Porsche 911 Turbo foi levado ao limite pela alemã Gemballa mais uma vez: no Gemballa Avalanche, o flat-six de 3,8 litros biturbo entrega mais de 820 cv, segundo a preparadora – quase 300 cv a mais que os 540 cv originais do esportivo alemão. Ele também tem um kit widebody e uma asa traseira descomunal, e certamente continuará seguindo a linha nada discreta dos projetos da Gemballa quanto ao visual.

 

Honda Civic Type R

New Civic Type R Prototype breaks cover in Paris

Parece que foi ontem que a Honda trouxe o Civic Type R de volta, com um glorioso motor 2.0 turbo de 310 cv e cacife para conquistar o Inferno Verde. Agora, o hot hatch chegará à nova geração, e deverá ser movido por uma versão mais potente do motor atual. Depois do conceito apresentado em Paris, Genebra trará o modelo de produção final.

 

Italdesign Automobili Speciali

italdesign-2017-geneva-motor-show-1

O estúdio de Giorgetto Giugiaro, um dos maiores designers automotivos de todos os tempos, está prestes a apresentar seu primeiro superesportivo feito de forma independente. O primeiro produto da Italdesign Automobili Speciali ainda não tem nome, mas provavelmente terá o mesmo V10 de 5,2 litros do Lamborghini Huracán e do Audi R8.

 

Kia Stinger

2018-kia-stinger-1

Lá em 2014, a Kia provocou a gente com um cupê esportivo conceitual de tração traseira e um motor 2.0 turbo de 315 cv, o GT4 Stinger. Em 2017, a companhia coreana mostrará em Genebra a versão de produção: um sedã fastback de apelo esportivo feito para brigar com os alemães – caras como o BMW Série 4 Gran Coupe e o Audi A5 Sportback. A versão mais potente terá um motor V6 turbo de 3,3 litros e 370 cv.

 

Koenigsegg Regera

KoenigseggRegeraGrGeneva2017-1

O hipercarro híbrido sueco é uma resposta meio atrasada ao Porsche 918 Spyder, ao McLaren P1 e à Ferrari LaFerrari, mas compensa a falta de timing na ficha técnica: seu conjunto mecânico que consiste em um V8 biturbo de cinco litros, mais dois motores elétricos que totalizam mais de 1.500 cv. E são os motores elétricos que movem as rodas em conjunto com o V8, sem transmissão. Em Genebra, pela primeira vez o modelo de produção será visto publicamente.

 

Lamborghini Aventador S

lamborghini-aventador-s-03-1

Em dezembro do ano passado a Lamborghini revelou o Aventador S, versão ainda mais apimentada do superesportivo que é um dos últimos equipados com motor V12 naturalmente aspirado da história. Além do visual mais moderno e agressivo, ele agora tem 740 cv em seu motor de 6,5 litros, que também teve o limite de giro aumentado de 8.250 rpm para 8.500 rpm.

Lamborghini Huracán Performante

O outro astro da Lambo em Genebra será o já polêmico Huracán Performante, que pode ou não ser considerado o carro produzido em série mais veloz a percorrer o Nürburgring Nordschleife. Há controvérsias a respeito do exemplar do supercarro que foi usado no vídeo onboard (leia mais aqui). No mais, seu V10 de 5,2 litros deverá ser mais potente e o visual, arrebatador, segundo o que sabemos até o momento.

 

McLaren 720S

pe1rfzzvht8ts2w7qj3s-620x413

O novo supercarro da McLaren, sucessor do 650S, “vazou” há alguns dias, mas ainda não apareceu publicamente. Isto vai mudar no Salão de Genebra, quando também ficaremos sabendo todas os detalhes técnicos a respeito do carro. Ao menos já sabemos a potência do motor V8 biturbo de quatro litros: 720 cv.

 

Mercedes-AMG E63 Wagon

2018-Mercedes-AMG-E63-Wagon-17

Depois dos grandes lançamentos da divisão de alta performance da Mercedes-Benz nos últimos tempos, a versão perua do AMG E63 aparecerá publicamente pela primeira vez em Genebra, com o mesmo motor do sedã: um V8 biturbo de quatro litros que poderá entregar 571 cv na versão básica ou 612 cv no AMG E63 S.

 

Mitsubishi Eclipse Cross

mitsubishi-eclipse-cross-2

Ficaríamos bem mais empolgados em anunciar que o Eclipse cupê está de volta, mas não podemos: a Mitsubishi vai apresentar em Genebra o Eclipse Cross, SUV crossover que herdou o nome do adorado esportivo, ao lado de suas especificações técnicas completas.

 

SCG 003S

SCG003S1

O primeiro carro de rua da Scuderia Cameron Glickenhaus, a fabricante fundada por Jim Glickenhaus – o cara por trás da belíssima Ferrari P4/5 Competizione – tem visual de protótipo de Le Mans, um V8 de 4,4 litros com dois turbos e 800 cv, e já clama para si o recorde de Nürburgring, prometendo um tempo de 6:30 – mais veloz que o Huracán Performante e o 918 Spyder. É um dos carros que estamos mais ansiosos para ver no Salão de Genebra.

 

TechArt Porsche 718 Boxster e Cayman

techart-porsche-718-cayman-boxster-tuning-0

Mais uma preparadora alemã, mais um belo objeto de desejo: os caras da TechArt pegaram o Porsche 718 Boxster e o 718 Cayman e, além de dar um leve tapa no visual, instalaram um kit para que o flat-four turbo de 2,5 litros passe a entregar 400 cv e 48,9 mkgf de torque – exatamente 50 cv e 6,1 mkgf a mais que na configuração de fábrica.

 

Volkswagen Arteon

2015-549691-volkswagen-sport-coupe-concept-gte-at-2015-geneva-motor-show1

Tem nome de Pokémon, mas é o sedã-cupê que vai substituir o Volkswagen CC, outrora Passat CC, posicionado entre o Passat e o Phaeton. A VW promete visual esguio e um interior espaçoso como nunca para todos os passageiros. Até agora, só foram revelados alguns teasers.

 

Volkswagen Polo

genebra-2017 (9)

Foto: Motor Authority

Devemos prestar bastante atenção neste aqui: a nova geração do Polo deverá ser a base para o próximo Volkswagen Gol. Ele será feito sobre uma versão da plataforma MQB, que já é usada em diversos modelos do grupo VW, incluindo o atual Golf. Sua presença no Salão de Genebra ainda não foi confirmada oficialmente, mas já é dada como certa pela imprensa. E deverá acabar com muitas dúvidas quanto ao futuro dos VW brasileiros.