FlatOut!
Image default
Car Culture

Salão do Automóvel 2014: tudo o que você vai querer ver no evento

A cada dois anos toda a comunidade automotiva brasileira se volta para o Pavilhão do Anhembi, e São Paulo, para acompanhar o Salão do Automóvel . A edição deste ano está recheada de lançamentos para lá de aguardados, especialmente pelos entusiastas.

FlatOut, claro, não vai ficar de fora — e nós preparamos esta lista com o que você provavelmente vai poder conferir bem de perto de perto nos mais de oitenta estandes espalhados pela área de exposições. Vamos lá?

 

Volkswagen Fox Pepper, Spacefox, Cross Up e Touareg R-Line

salao (1)

A Volks terá uma série de destaques no Salão de São Paulo. O principal deles é o novo Jetta Highline. Levemente redesenhado, assemelhando-se mais ao novo Passat, o Jetta será equipado com o motor 1.4 TSI de 140 cv que já equipa o Golf em suas versões Comfortline e Highline.

A família Fox será representada por um conceito e alguns lançamentos. O primeiro deles é o apimentado Fox Pepper, com apelo estético esportivo — molduras pretas nos para-lamas, adesivos e rodas de 15 polegadas. O motor é o 1.6 16v MSI, de 120 cv (etanol), capaz de fazê-lo acelerar até os 100 km/h em 9,8 segundos, com máxima de 183 km/h. A VW diz que a ideia é medir a receptividade do público a um modelo de apelo esportivo. Acho que seria mais fácil nos conquistar com um Gol GTI…

salao (5) salao (6)

Os lançamentos são a SpaceFox 2015, que segue as alterações técnicas e estéticas do Fox; e sua versão aventureira, a SpaceCross. A receita “pseudo-aventureira” segue com o Cross Up!, que tem os característicos apliques plásticos acompanhados de pneus de uso misto e suspensão elevada. Também entra como modelo 2015.

salao (8)

Outra atração será o inédito Touareg R-Line. O SUV que compartilha plataforma com o Cayenne será equipado com o V8 FSI de 4,2 litros e 360 cv, acoplado a um câmbio automático Tiptronic de oito marchas. Além do motor mais potente, a llinha R-Line é caracterizada pelo visual diferenciado dos para-choques, mais agressivos, e detalhes cromados. As rodas de 20 polegadas também são exclusivas da versão. Com o V8, o utilitário de mais de duas toneladas chega aos 100 km/h em 6,5 segundos.

 

Subaru WRX e STI 2015

subaru_wrx_16

Quando falamos de carros para entusiastas, era de coisas assim que falávamos. É claro que você vai querer procurar o estande da Subaru para dar uma boa olhada no WRX 2015 e na sua variante STI, ambas confirmadas para serem comercializadas a partir do ano que vem. O WRX, que deverá custar algo perto de R$ 150 mil, é equipado com um motor boxer 2.o de 268 cv com turbo e injeção direta, capaz de acelerar aos 100 km/h em 5,4 segundos.

salao (10)

Já o STI, com sua enorme asa traseira, tem um motor mais potente, de 305 cv, e visual mais agressivo. O fôlego extra garante aceleração melhor — o 0 a 100 km/h é cumprido em cinco segundos. Ambos têm tração integral e câmbio manual de seis marchas — ou você iria querer um WRX CVT?

 

Ford Mustang

salao (11)

Em meio às constantes queixas dos fãs pelo fato de o Mustang não ser importado oficialmente para o Brasil, a Ford decidiu finalmente trazê-lo — e em grande estilo, com a estreia de uma geração totalmente nova em dois aspectos: no visual que deixou de ser retrô (sem perder a identidade) e na suspensão traseira independente, algo que finalmente colocou o Mustang no mesmo patamar dinâmico dos concorrentes (leia-se: Chevrolet Camaro e Dodge Challenger).

Previsto para meados do ano que vem, o Mustang será trazido em versão única, o Mustang GT, com seu V8 Coyote de cinco litros e 420 cv. O preço não deverá ser muito distante do praticado com o Chevrolet Camaro, que custa R$ 223 mil e tem um V8 de 6,2 litros e 406 cv. Você pode ler tudo sobre ele aqui!

 

Honda HR-V

salao (13)

O recém lançado Civic Si será uma das maiores atrações do estande da Honda, com seu motor 2.4 de 206 cv girador e visual de virar o pescoço. Mas não será a única: o Civic Si é um modelo de nicho, e  a maior aposta  da Honda é o crossover HR-V.

Anteriormente conhecido como Vezel, o HR-V será um SUV posicionado um pouco acima do Ecosport, custando entre R$ 70 mil e R$ 80 mil. Sua plataforma é compartilhada com Honda Fit e City, mas o motor é do Civic: motor 1.8 flex de 140 cv (etanol), acoplado a um câmbio manual de seis marchas ou CVT. Ele não terá tração integral.

 

Fiat 500 Abarth

salao

Desde 2012 somos provocados com o lançamento do Fiat 500 Abarth mas parece que, desta vez, vai acontecer mesmo: o hot hatch de bolso será exibido ao público brasileiro pela primeira vez no Salão do Automóvel e deverá estrear depois do evento. O motor é o quatro cilindros 1.4 MultiAir que, turbinado, entrega 162 cv a 5.500 rpm e 23,5 mkgf de torque a 3.000 rpm — com esta força, vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos com máxima de 210 km/h.

O preço estimado é de algo em torno dos R$ 80 mil (para mais ou para menos), colocando-se em concorrência direta com o Citroën DS3 e com o futuro Peugeot 208 GTi, que é o próximo item da lista.

 

Peugeot 208 GT

salao (3)

Modelo mais moderno da linha da Peugeot atualmente, o 208 finalmente vai ganhar sua versão esportiva GT no Brasil — isto mesmo, “GT” e não “GTI”, pelo que consta: em vez do motor 1.6 THP de 200 cv, o francês apimentado vai ganhar a versão encontrada no Citroën DS3 e também em modelos da BMW e Mini, com os mesmos 165 cv do hatch da barbatana de tubarão —  com quem também compartilha a plataforma.

No Brasil o 208 terá apenas carroceria de quatro portas, e seu visual é relativamente discreto para um hot hatch, se querem saber (ainda mais o comparando com o Citroën DS3), mas o que importa no final é a diversão ao volante.

 

Test drives!

salao (12)

Se você quiser uma experiência mais próxima com os carros, porém, uma ótima ideia é procurar test drives que serão oferecidos por algumas marcas, como Mercedes-Benz, Audi e Volkswagen. A VW vai te deixar dirigir o Golf GTI, o Fusca e o VW CC, com motor 2.0 turbo de 211 cv ou VR6 de 3,6 litros e 300 cv. Agora, se você quiser algo exclusivo de verdade poderá tentar a sorte com o sorteio oferecido pela locadora Drive4Fun — que sorteará um test drive em um a Ferrari F355 Berlinetta. A Ferrari “de entrada” vendida entre 1994 e 1999 tinha um V8 de 3,5 litros, 380 cv a 8.250 rpm e 37 mkgf de torque a 6.000 rpm, o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos com máxima de 295 km/h.

O Salão de São Paulo acontecerá entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro. O que você mais está ansioso para ver lá?