a saleen e uma das fabricantes de supercarros alternativos mais bacanas que existem tudo começou la em 2000 com o saleen s7 que tinha um v8 windsor 351 5 7 litros naturalmente aspirado de 558 cv ou com dois turbos e 758 cv era um dos carros mais velozes do mundo tambem a versao naturalmente aspirada era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3 3 segundos com velocidade maxima de 350 km/h e segundo a saleen a versao biturbo que foi produzida ate 2009 era capaz de chegar aos 100 km/h em 2 8 segundos com maxima de 399 km/h [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 title= supercarros no gt40 tem sim ] estou falando todos estes numeros para te ajudar a lembrar o que era a saleen uma fabricante de supercarros a moda americana para brigar com os europeus algo parecido com o que a hennessey e hoje enquanto desenvolvia o saleen s7 a marca tambem ajudou a ford no desenvolvimento do ford gt releitura do classico vencedor de le mans entre 1966 e 1969 foi a saleen quem aperfeiçoou o motor usado na f250 svt lightning para ser colocado no supercarro retro e voce provavelmente nao vai achar quem nao goste do ford gt que foi produzido entre 2004 e 2006 [youtube id= iy1svncci80 width= 620 height= 350 ] agora mais de dez anos depois e apos um periodo conturbado atuando apenas como preparadora sobre o qual vamos falar mais adiante a saleen esta de volta com um modelo totalmente inedito o s1 um supercarro compacto que pretende romper com a noçao de que superesportivos precisam ser grandes e atingir numeros obscenos em aceleraçao e velocidade maxima nao e uma premissa muito original nao e mesmo ferrari eles querem fazer um supercarro mais acessivel divertido e pratico steve saleen e o s1 olhando para o s1 que foi apresentado ontem 30 no salao de los angeles conseguimos enxergar alguns traços do atual corvette na dianteira perfil e formas gerais dos mclaren mais recentes como o 12c e um pouco do porsche 911 na traseira estes foram os primeiros nomes que vieram a mente ao olhar para o s1 voce podera pensar em outras referencias mas o fato e que nao da para elogiar o s1 por sua originalidade dito isto e um carro bonito nao nao ficariamos com vergonha se nos vissem ao volante de um desses ponto para eles segundo a saleen o s1 usa uma estrutura de aluminio com paineis da carroceria de fibra de carbono e com isto consegue o peso relativamente baixo de 1 220 kg e bem menos por exemplo que o ford focus rs um dos hot hatches mais divertidos da atualidade que pesa 1 557 kg e e movido por um motor ecoboost de 2 3 litros com turbo intercooler e 355 cv citamos o ford focus rs por uma razao simples o saleen s1 ate onde se sabia teria um quatro cilindros turbo de origem ford o que levou muitos a especularem se nao seria o motor ecoboost no salao de los angeles a saleen disse que nao o motor e projeto proprio desloca 2 5 litros e entrega 450 cv normalmente quando uma fabricante menor diz que projetou seu proprio motor quer dizer que este motor e derivado de outro ja existente porem com modificaçoes significativas e pratica comum nao condenamos e achamos que o motor do saleen s1 pode muito bem ser um ecoboost modificado esperamos que a saleen esclareça a origem do motor em breve ao menos eles dao numeros bons numeros segundo a saleen o s1 sera capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3 5 segundos cumprir o quarto de milha em 11 segundos e chegar a velocidade maxima de 290 km/h na boa parece mais plausivel que o tesla roadster eles tambem dizem que o s1 tera suspensao por braços sobrepostos na dianteira e na traseira e pneus continental extremecontact e que graças a este conjunto consegue gerar ate 1 2g de aceleraçao lateral no skidpad foto road and track e inegavel que visualmente o saleen s1 impressiona como dissemos e um carro bonito ainda que nao muito original e parece bem feito o interior tem um que futurista e acabamento em dois tons com visual minimalista e funcional agradavel pode se ate dizer o preço us$ 100 000 cerca de r$ 328 000 em conversao direta a saleen confiante ja estava aceitando encomendas no evento ontem mediante um deposito de us$ 1 000 eles dizem que a produçao começa ja no ano que vem em sua fabrica na cidade de corona california entao depois nao disseram exatamente quando a produçao sera transferida para a china e levada adiante pela jiangsu saleen automotive technology uma joint venture formada pela saleen e a jiangsu em 2009 nesta fabrica chinesa serao fabricados outros modelos da saleen que ainda deverao ser anunciados [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] por mais que este plano soe consistente enxergamos pelo menos dois problemas a aceitaçao do publico americano de um supercarro projetado nos eua mas fabricado na china; e o historico recente da saleen nos eua onde diversos processos por conta de atrasos na entrega de automoveis foram registrados contra a empresa nao ajuda alem disso se voce for dar uma olhada agora no site da saleen vai topar com a orgulhosa apresentaçao da linha 2015 sim os caras nao atualizam seu site ha dois anos os carros mostrados la versoes modificadas do ford mustang do chevrolet camaro do dodge challenger e do tesla model s sao alguns dos responsaveis por varios destes processos contra a saleen por outro lado ja faz algum tempo que imagens de exemplares de pre produçao rodando na china circulam por ai ha algum tempo e no minimo ajudam a dar credibilidade ao novo supercarro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.