por volta das 8 30 daquele sabado 24 todo o acesso ao autodromo da capuava indaiatuba sp estava dominado por uma fila de sandero rs um dois cinco dez quinze vinte quarenta mais de cinquenta todas as cores de catalogo estavam la branco niege preto nacre vermelho vivo prata etoile em sua maioria rigorosamente originais outros com algum toque de personalizaçao outros com preparaçao em comum alem do modelo a paixao por hot hatches e a vontade de fazer os pneus dobrar nas 13 curvas do sinuoso e vertiginoso circuito da capuava estamos no sandero rs speed experience evento que combina a dupla funçao de ser um track day aberto aos proprietarios de sandero rs parte da manha e diversas atividades em pista incluindo test drive no circuito para clientes interessados na compra de um parte da tarde o speed experience teve a adesao em massa dos entusiastas do r s groupe o maior grupo de entusiastas de sandero rs do brasil que organiza diversos encontros e passeios e que conta com quase 300 membros hoje alem da versao nacional ha diversas subdivisoes regionais como a de sao paulo que conta com mais de 100 membros tive a oportunidade de conversar com diversos proprietarios ao longo do dia para nao apenas pegar opinioes dos caras a respeito do veiculo como tambem sobre a experiencia em pista voce vera os depoimentos mais abaixo algo que foi bacana constatar foi que mesmo sendo um lançamento recente um carro de perfil entusiasta como o sandero rs ja formou um grupo bastante unido dando origem a diversas amizades e atividades como acontece com os moto clubes e com os clubes de antigos e outros veiculos de nicho na foto abaixo temos adolfo freitas esq que adesivou o seu veiculo com o tema da martini racing especialmente para esse evento abaixo podemos ver algumas das personalizaçoes que os proprietarios fizeram em seus rs emblemas com textura de fibra de carbono adesivos e claro personalizaçoes no bigode do para choque remetendo ao estilo agressivo do recordista de nurburgring megane rs 275 trophy r [gallery columns= 4 link= file ids= 120202 120203 120204 120205 120206 120207 120208 120209 ] alem das atividades em pista os presentes se divertiram com duas belas cabines de simuladores baseados no rfactor e registraram a lembrança do dia com fotos impressas na hora mas vida social a parte a turma veio aqui com um proposito bem claro acelerar hora de ir pra pista pouco antes das nove o instrutor de pilotagem eric darwich drivers evolution passou um briefing bem completo aos participantes apresentando como seria a dinamica do dia e o comportamento em pista no caso de topar com um carro mais lento ou mais veloz darwich tambem deu diversos toques valiosos como encontrar a posiçao correta de pilotagem como encontrar seu ritmo em pista e varias dicas do traçado da capuava a renault organizou os 47 carros participantes do track day em quatro grupos cada um destes grupos fez tres sessoes de 20 minutos que aconteceram das 9 00 as 13 00 desta forma havia um intervalo de 1 20 entre cada ida pra pista permitindo que os pneus e freios refrigerassem e claro que os participantes trocassem ideias dicas para conseguir baixar tempo e fizessem um rapido lanchinho sem excessos pois o autodromo da capuava e uma verdadeira montanha russa o trecho abaixo e o mais radical neste sentido conhecido como saca rolha devido a certa similaridade topografica com a curva corkscrew de laguna seca ele podia ser visto claramente da sacada do casarao era um belo entretenimento enquanto os participantes aguardavam a sua vez inspeçao nos veiculos feita adesivagem aplicada tudo pronto uma rapida fotografia para guardar de lembrança ate porque para muitos este foi o primeiro contato com um autodromo afivelar o capacete se concentrar e partir para o duelo contra o cronometro claro com vinte minutos de bateria mesmo espaçando os veiculos na saida de boxes muitos deles se encontraram resultando em pegas bastante divertidos sempre com muito respeito ao melhor estilo gentleman driver mas o cantar dos pneus deixava claro todo mundo estava buscando o seu limite falando em pneus a continental tambem marcou presença no speed experience eis ai um jogo fresquinho de contisportcontact 3 205/45 r17 o pneu usado pelo sandero rs o quanto eles agarram nosso acelerometro on board marcou media proxima a 1g de aceleraçao lateral com picos de 1 2g sim gravamos um video on board que sera publicado muito em breve entre os participantes a brincadeira era que os sandero rs brancos eram mais rapidos por natureza mas justiça seja feita era mais uma questao de quorum a maioria dos participantes tinha carros no tom branco niege ranking de tempos fotos de pista e depoimentos entre os 47 participantes das baterias 46 cronometrados havia pilotos de track day com muitas horas de experiencia em pista que estavam la para buscar o topo da tabela de tempos entusiastas que tiveram um breve contato previo e que buscaram aprimorar suas tecnicas bem como um bom punhado de motoristas que iriam descobrir a emoçao de um autodromo pela primeira vez a convivencia entre estes niveis tao diferentes foi bastante cordial na pista o circuito foi configurado sem as curvas 2 e 3 veja mapa abaixo pois neste local foram instalados os cones para o exercicio de pro solo que foram feitos apos o almoço e na entrada da ultima curva a veloz curva da vitoria foi instalada uma suave chicane de cones para aumentar a segurança no local ela foi configurada de forma a controlar a velocidade de entrada dos novatos mas quem tinha experiencia em pista conseguia contorna la com otima velocidade devido ao espaço entre as filas ficando um desenho satisfatorio para ambos os grupos agora vamos aos tempos e depoimentos frequentador assiduo de track days e ex piloto de rali hebert cangueiro numero 10 ficou com a volta mais rapida do dia cravando 1 43 531 a renault cedeu um carro para hebert pois o seu rs estava na concessionaria para uma revisao ele instalou pneus continental extreme contact 225/45 r17 na dianteira bem como espaçadores de roda de aluminio da avm de 1 25 nas quatro rodas gostei bastante do briefing bem completo e da vistoria de segurança ate aferiçao do twi dos pneus eles fizeram a organizaçao das baterias tambem foi boa bem como a ideia de colocar uma chicane na curva da vitoria pois sua saida e perigosa e havia muitos participantes que nunca aceleraram na pista antes andei em tres baterias de 20 minutos minha melhor volta veio na segunda optei por fazer voltas velozes com voltas de cooldown para resfriar os pneus e freios alternadas meu pega com o robson foi muito divertido ja andamos em outra ocasiao na capuava sempre rivalizando nos tempos mas com muita camaradagem dentro e fora da pista me diverti muito espero que a renault volte a fazer mais eventos deste tipo apenas 179 milesimos atras de hebert veio robson moretti numero 01 com o tempo de 1 43 710 este foi apenas o segundo track day que ele participa em sua vida mas o espirito competitivo se mostrou presente cada brecha de pista foi explorada ao limite o meu projeto esta so no começo ha muito trabalho pela frente pela experiencia que tenho com competiçoes de kart eu mesmo costumo ajustar a suspensao e o motor o objetivo de moretti e baixar para a casa dos 42 segundos e esta bem claro que e so uma questao de tempo e ajustes adolfo neto numero 30 faturou a terceira colocaçao no track day logo em seu primeiro evento de pista com o sandero rs e e um otimo exemplo de como se pode evoluir as tecnicas de pilotagem em um ambiente bacana meu melhor tempo na primeira bateria foi 1 48 2 mas depois de falar com alguns pilotos peguei varias dicas e melhorei para 1 45 0 so que eu queria ir alem ja que os ponteiros estavam virando na casa de 1 44 e 1 43 fui para o tudo ou nada e assim marquei 1 44 1 na ultima bateria foi uma das melhores experiencias da minha vida seu carro era o mais personalizado do evento com o tema da martini racing para aliviar o peso do sandero rs na pista adolfo removeu o banco do passageiro e o banco traseiro o estepe e o macaco alem disso ele usou um sistema cai cold air intake fabricado por ele mesmo bruno spachi 34 e seu sandero rs na cor preto nacre conquistou a quarta posiçao com o tempo de 1 44 7 konrad viehmann 02 faturou a quinta posiçao com 1 46 2 depois de acelerar ele elogiou a ergonomia de pilotagem do sandero rs pegada do volante o posicionamento dos pedais que favorecem a tecnica do punta tacco e a alavanca de cambio precisa e achei a experiencia de poder andar em pista muito boa o carro e sensacional e se torna ainda mais divertido com os controles totalmente desligados programaçao sport+ ativada pelo botao rs localizado no console central quando provocado o carro joga a traseira e a frente aponta mais nas curvas uma delicia a relaçao das marchas tambem e perfeita para a potencia do motor 150 cv alem de sua boa potencia e um peso legal para um hot hatch 1 161 kg o conjunto de freios a disco nas quatro rodas trabalham muito bem e freiam o rs com gosto o meu carro esta com um lip dianteiro instalado por mim e no painel tenho uma plaquinha powered by renault sport meu desejo e prepara lo futuramente para chegar proximo aos 200 cv aspirado rodrigo mussalem numero 14 e um daqueles felizes sujeitos que conseguem unir hobby e trabalho funcionario da concessionaria renault valec em campinas ele e um dos membros mais ativos do r s groupe ajudando a organizar uma serie de eventos como encontros passeios e ate mesmo um hot lap que aconteceu no kartodromo de nova odessa e ele representou bem a casa na pista ficou com a sexta posiçao com o tempo de 1 46 64 ja rafael moya 07 chegou a capuava com zero experiencia de autodromo com a ideia de conhecer melhor o carro que comprou ha pouco menos de tres meses absorver conhecimento de gente mais experiente e se divertir o maximo possivel e o resultado surpreendeu setima posiçao com 1 47 8 mesmo com calibragem de pneus de fabrica se fosse resumir o dia em uma palavra seria perfeito o evento foi muito bem organizado e com uma estrutura muito bem montada estava super ansioso para conhecer melhor meu sandero rs em uma pista o carro e muito na mao estavel demais consegue transmitir toda a potencia do motor de forma linear e efetiva sou amante de destes hot hatches nacionais e o rs representa muito bem isso a renault esta de parabens por ter feito um produto tao eficiente naquilo que ele se propoe e rapido seja na rua estrada ou em uma pista decimo segundo colocado na tabela e o oitavo melhor em sua bateria dennis hartmann 46 estava literalmente em casa alem trabalhar na renault ele foi um dos primeiros a comprar o sandero rs sou um completo apaixonado por carros desde os primeiros boatos sobre o rs na fabrica eu ja sabia que teria o meu e assim foi entrei tao cedo na fila que o meu foi um dos primeiros a serem entregues o track day foi excelente na primeira bateria apanhei um pouco por nao conhecer o circuito mas um dos pilotos da tso me deu dicas importantes para acertar o passo me permitindo chegar aos 1 49 0 se tivesse mais uma bateria com certeza baixaria o tempo pois estava freando bem longe de onde o carro poderia fazer talvez conseguisse baixar mais meio segundo gabriel vitiello numero 44 tambem foi um dos primeiros a comprar o sandero rs o seu carro acaba de completar um ano em suas maos e foi totalmente revisado novato em pista seu capacete havia chegado na vespera ao evento fiquei impressionado com a beleza do autodromo da fazenda capuava antes de acelerar mais fundo busquei conhecer melhor a pista gostei da forma como o carro se comportou mostrando bem o seu dna esportivo nas voltas rapidas controle absoluto nas curvas frenagem precisa e potencia na aceleraçao consegui cravar meu melhor tempo na ultima bateria ja um pouco mais confiante com o traçado foi realmente tudo que eu esperava uma experiencia fantastica e inesquecivel guilherme amorim 9 um dos fundadores do r s groupe que voce viu no começo desta materia fechou o dia com o tempo de 1 50 0 o que lhe rendeu a 17ª posiçao entre os 47 participantes foi o primeiro track day de sua vida seu carro esta original na configuraçao mecanica com exceçao ao filtro de ar inflow da k&n o seu sandero rs e o quarto renault que ele compra como todo amante de carros devorei todo o conteudo referente a este modelo antes de compra lo e pude comprar seu desempenho em doses limitadas nas ruas e estradas mas foi na capuava que pude levar o carro ao limite e comprovar o sangue esportivo que estas letrinhas r s carregam gostei bastante do evento da preocupaçao com a segurança da infra estrutura tudo nota 10 o sandero rs rolava bem pouco nas curvas apontava facil e era bem seguro na pilotagem os pneus contisportcontact foram muito bem tambem sai super satisfeito com o otimo evento e mais feliz com o carro ele me satisfez em todos os requisitos que sempre busquei em um veiculo esportividade com chao espero que a renault continue este projeto e aguardo ansiosamente pelo proximo gabriel arruda foi quem teve a iniciativa de criar o grupo local sao paulo dos entusiastas de sandero rs com o intuito de organizar encontros e saber sobre os serviços das concessionarias da cidade hoje sao quase 100 membros no grupo de whattsapp que tambem cresceu com a ajuda da concessionaria valec onde trabalha o rodrigo mussalem cujo depoimento vimos la em cima achei o evento sensacional e o carro me surpreendeu muito ele realmente demonstrou ter sido desenvolvido nas pistas fora o que acelera o rs faz muita curva e o sistema de freios e muito eficiente o prazer ao pilotar na pista tambem e resultado do escalonamento esportivo do cambio o carro e muito na mao voce consegue manter sempre o motor cheio pra reduçoes e retomadas rapidas alexandre leone junto com amorim e arruda esta ligado a fundaçao do clube de entusiastas do sandero rs ex proprietario de uma moto kawasaki sentiu que algo poderia ser feito de forma similar aos moto clubes que existem por ai e o resultado esta ai no rs groupe hoje foi uma experiencia sensacional com 44 proprietarios levei meu carro aos limites fazendo curvas como nunca fiz na vida sentindo ele na mao em todas as voltas nao senti falta de freios mesmo depois de varias voltas quentes a estabilidade dele e algo que eu nao acreditei parece um kart muito no chao em todas as curvas no final das contas toda aquela falta de um clube os encontros os dias em autodromo e as amizades que eu sentia por ter vendido a moto consegui ter todas essas coisas com o sandero rs proprietario supersatisfeito com o carro e tudo que ele proporcionou [gallery link= file ids= 120422 120163 120164 120165 120166 120167 120168 120405 120406 120407 120408 120409 120410 120411 120412 120413 120414 120415 120416 120417 120418 120419 120420 120421 120423 120424 120786 ] depois de quatro horas de atividades ininterruptas na pista os proprietarios foram servidos com um belo almoço sobremesa cafe e partiram para suas casas ja pensando no proximo evento enquanto isso um onibus estacionava atras do casarao da capuava trazendo cerca de 50 clientes interessados em comprar o sandero rs mas que gostariam de conhece lo no ambiente mais propicio a pista test drive do sandero rs e voce pode ser o proximo logo apos o almoço as atividades com os clientes interessados no sandero rs começaram a turma foi dividida em tres grupos com tres atividades especificas realizadas no autodromo que voces verao abaixo no fim da tarde todos fizeram um test drive no autodromo acompanhados pelos instrutores de pilotagem pro solo a renault do brasil desenhou um traçado sinuoso feito com cones entre as curvas 2 e 3 da capuava esse e o tipo de exercicio bacana nao apenas para os reflexos do motorista mas tambem para aferir a rolagem de carroceria do veiculo no limite de aderencia e sua capacidade de mudar de direçao com rapidez com amortecedores barras estabilizadoras e molas mais rigidas alem de pneus com perfil esportivo o sandero rs tira de letra esse desafio mas se engana quem pensa que pro solo e facil pelo contrario como o carro esta sempre alternando os pontos de apoio e preciso movimentos bem coordenados no comando do volante e dos pedais para nao causar transferencias de peso desnecessarias e desequilibrar o veiculo quem encostasse nos cones era punido com o acrescimo de tres segundos no cronometro ou seja praticamente perderia as chances de disputar a ponta desvio emergencial teste do controle de estabilidade pouco antes da curva da vitoria foi montado um desvio bem apertado com praticamente a largura do carro o objetivo neste exercicio alem de demonstrar a rapidez de reaçao do rs entre o comando e a manobra era de mostrar o controle de estabilidade atuando prevenindo derrapagens excessivas ou desequilibrios dinamicos arrancada com teste de frenagem inspirado no famoso teste zero 100 zero este exercicio era o mais ludico para os participantes pois acabava formando uma pequena competiçao os motoristas arrancavam ao comando dos instrutores mas precisavam frear ate a parada completa dentro de um espaço bem apertado parece facil mas frear dos 100 km/h a zero em pouco mais de 25 metros e bem mais dificil do que parece olhando de fora test drive na pista depois de toda esta bateria de exercicios hora da sobremesa os convidados puderam degustar o sandero rs no mesmo traçado do track day acompanhados dos instrutores de pilotagem se voce quer ser um destes caras fique ligado a renault esta estudando organizar outros sandero rs speed experience no futuro e nos divulgaremos em primeira mao para voce e alias o sandero rs speed experience da capuava tambem nao acabou aqui no flatout nos proximos dias publicaremos nossa reportagem com video on board pov em primeira pessoa cronometrado via harry s laptimer buscando os limites dinamicos do sandero rs nos aprofundaremos na parte tecnica do modelo e ainda traremos um guia de pilotagem para o autodromo da capuava fique atento [ fotos fabio aro victor eleuterio ]
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