Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Renault Kwid elétrico é flagrado na China
Um dos destaques da Renault no Salão de Paris deste ano foi seu novo modelo elétrico de baixo custo, o K-ZE. Apresentado como conceito, ele é a aposta da marca como um modelo elétrico global, voltado para o mercado de países emergentes, caso do Brasil, Índia, Africa do Sul e China. Agora, passados quase três meses, o modelo foi flagrado em testes na China, que será o primeiro país a recebê-lo.
A escolha da China para o lançamento do K-ZE não foi casual: até agora a Renault não conseguia competir com os demais elétricos do mercado local devido ao custo de seus carros elétricos atuais, todos voltados para a Europa, como o Zoe, que está sendo vendido por R$ 150.000. Depois da China, a Renault pretende lançá-lo em outros países até 2022. Estes outros países incluem o Brasil, onde o K-ZE poderia ser uma opção mais acessível que o Zoe. A Renault não deu detalhes sobre o modelo, mas os rumores falam em uma autonomia de 250 km e cerca de 1.100 kg com as baterias de lítio.
Ken Block lança Gymkhana 10 no YouTube
Depois de contar a saga de suas Gymkhana em uma série no Amazon Prime (Gymkhana Files), Ken Block finalmente lançou o décimo vídeo da série nesta última segunda-feira (17). Desta vez, Block e seus Hoonigans não se limitaram a apenas um carro e uma locação para demonstrar os malabarismos motorizados das Gymkhana. Ele foi a cinco cidades diferentes, com cinco carros diferentes.
A primeira locação é Luleå, na Suécia, onde Block pilota seu Fiesta WRC ao lado de Oliver Solberg, o filho de 17 anos de Peter Solberg que já é campeão das categorias de base do WRC. De lá, Block parte para Detroit, onde assume a direção do Mustang Hoonicorn V2, de 1.400 cv. Depois da Motor City, ele segue em direção ao México, mais exatamente para a cidade de Guanajuato, onde acelera seu Ford Focus RS RX de rali antes de voltar para o Norte e acelerar seu Escort Cosworth em Los Angeles — sim, é aquele Escort que acabou destruído neste ano.
Coroando o vídeo, ele finalmente apresenta sua F-150 Hoonitruck equipada com o V6 biturbo dos Ford GT de Le Mans, acelerando e deslizando a picape por um trecho da lendária Route 66 no Texas.
Estado de saúde de Michael Schumacher melhorou, segundo jornal
Passados quase cinco anos desde o acidente de Michael Schumacher na França pouco se sabe sobre seu real estado de saúde. A família se manteve discreta e pediu privacidade para a recuperação do piloto, e tudo o que foi divulgado até hoje é que Schumacher não conseguia caminhar em 2016 e que ele assistiu ao GP do Brasil deste ano ao lado de Jean Todt — o que poderia indicar a melhora de seu estado de saúde.
Agora, passado pouco mais de mês e meio desde a prova brasileira, o jornal britânico Daily Mail divulgou que Schumacher viajou para o Texas em setembro de 2017 para um tratamento em uma clínica de neurologia. De acordo com o jornal, isso só foi possível porque Schumacher não dependia de aparelhos para respirar, nem estava confinado à cama, como dito no ano anterior.
A escolha de uma clínica texana não foi aleatória. Segundo o site The Drive, a família Schumacher tem uma propriedade nos arredores de Dallas desde 2012, e a região é conhecida por concentrar centros de tratamento neurológico nos EUA — há ao menos seis hospitais e clínicas especializados na área. Um funcionário da clínica foi entrevistado pela revista alemã Bravo, e disse que não há instituição na Europa com a experiência de sua clínica nesse tipo de trauma. Embora o nome da clínica não tenha sido revelado, o site The Drive sugere que Schumacher pode ter sido tratado pelo Neurotherapy Center of Dallas (Centro de Neuroterapia de Dallas), que é especializado em lesões sofridas por atletas.
IPVA mais caro do Brasil custará quase R$ 160.000
A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2019 e, com ele a relação dos valores de cada modelo registrado no estado. Com a maior alíquota do Brasil, 4%, os valores do IPVA paulista tendem a ser os mais elevados do Brasil. É o caso da Ferrari F12 TdF registrada no estado. Com valor estimado em R$ 3.982.466 pela tabela Fipe, o IPVA do modelo italiano custará R$ 159.298,64 em 2019.
Já a moto com o IPVA mais caro é Ducati D16 RR, cujo preço, segundo a tabela Fipe é de R$ 143.687. Como a alíquota para motos é 2%, o IPVA para a moto italiana em 2019 custará R$ 2.873,74.
Volkswagen voltará a correr com seu Golf de dois motores
Quem nos acompanha há tempo certamente conhece o Golf de dois motores e tração integral que disputou a subida de Pikes Peak em 1987. O carro está até hoje no acervo histórico da Volkswagen, mas isso não significa que ele se tornou um bibelô motorizado.
A Volkswagen irá colocá-lo para correr de novo, desta vez em uma corrida no gelo, a famosa Ice Race em Zell am See na Áustria, que será realizada nos dias 19 e 20 de janeiro.