FlatOut!
Image default
Top

Save the manuals – estes são os esportivos que resistem ao câmbio automático

Que o Dodge Viper é old school até as junções de seu chassi não restam dúvidas. Mas sua versão ACR poderia ter cedido aos apelos da modernidade, ganhando um câmbio automático de dupla embreagem para ser ainda mais rápido. Não foi o que aconteceu, felizmente (Save the manuals!), e o modelo conservou sua transmissão manual de seis marchas Tremec TR6060. Ao contrário de uma série de marcas e modelos. Já tratamos do assunto numa reportagem em que Porsche, Ferrari, Aston Martin e Mercedes-Benz justificavam por que resolveram aposentar o câmbio manual em determinados casos. Nossa conclusão? O pedal de embreagem é o disco de vinil automotivo — algo reservado aos entusiastas que desejam uma experiência mais imersiva e envolvente. Um papo recente com o pessoal da Porsche no Brasil dá bem a medida disso. Todos os Porsche 911 Carrera S, a versão mais em conta vendida oficialmente por aqui, vêm com o PDK, o Porsche Doppelkupplungsgetriebe, um automático de dupla embreagem. Mas poderia