quando se convive com entusiastas e inevitavel que surjam de tempos em tempos certas questoes filosoficas sobre carros — as vezes sem uma boa razao e puramente porque a gente pensa demais por exemplo recentemente surgiu aqui na cupula do flatout um debate que precisava de uma soluçao caso precisasse escolher um carro um unico carro para chamar de seu a vida toda qual seria depois de um pouco de conversa chegamos a alguns criterios fatores como epoca da fabricaçao quantidade de lugares espaço interno e praticidade sao meio subjetivos mas e bom atentar se a robustez facilidade de manutençao e disponibilidade de peças — um preço acessivel tambem nao e ma ideia agora sendo um site feito por entusiastas para entusiastas e natural que as escolhas envolvam carros esportivos emblematicos ou as duas coisas — levando em consideraçao obviamente as preferencias e a personalidade de cada um prova disso foram nossas opçoes que ate ja estavam meio formadas antes da discussao olha so camaro coupe 1968 v8 350 por juliano barata claro um pouco de licença poetica aqui afinal embora nao haja tabela de mercado para antigos sabemos que nao se paga menos de r$ 100 mil num bom camaro de primeira geraçao e tambem sabemos que o preço da gasolina no brasil nao para de subir mesmo quando ele cai em todo o resto do mundo nao e amavel mas antes que voce vomite algo do tipo com 100 mil eu compro um jetta tsi um citroen ds3 ou qualquer outro carro interessante da atualidade quero que voce pense que voce tera este carro para a vida toda se tiver sorte em 2062 estarei soprando minhas velinhas de 80 anos ja sabendo que nao teria muitas voltas pra completar na vida nao espere encontrar sensores ou uma ecu de ds3 tao facilmente daqui a 40 anos isso sem falar em acabamentos o camaro a industria de restauraçao do rival do mustang chegou a um ponto tao extremo que existem ate monoblocos novinhos a venda vidros novos portas novas capo para choque borrachas frisos lanternas grades toda a parte eletrica e como todo carro antigo ele tem uma plataforma parruda e espaçosa o suficiente para se inventar suspensao cambio motor da pra mexer no que voce quiser sem ter o medo de topar com crises histericas de ecu tem carro moderno que tem mais de dez delas perfeito a curto e medio prazo mas e para a vida toda fora que o camaro como o porsche 911 ou qualquer outro classico nao e um bem de consumo nao e descartavel ele e um pedaço de historia com ciclo de vida renovavel que renasce de novo e de novo em oficinas e garagens de entusiastas e e justamente isso que mobiliza a industria do paragrafo acima pouquissimos serao os carros atuais que terao este privilegio ate porque sao demasiado complexos a industria ira apenas cumprir sua cota de obrigatoriedade de peças de reposiçao passado este periodo boa sorte amigo voce tambem pode perguntar sobre a gasolina e os inconvenientes mas honestamente acredito que nao demorara muitas decadas para o automovel ser reduzido a um hobby de nicho que fara sentido para pessoas comuns apenas em viagens e claro pela experiencia isso ja acontece em todas as metropoles do mundo e ate para alguns privilegiados no brasil que moram perto do trabalho ha gente demais no mundo e o automovel resolve cada vez menos a questao da mobilidade se esta assim em 2015 nao espere que va melhorar em 2040 [youtube id= tpidtss_2hu width= 600 height= 350 ] por isso quando eu estiver na minha crise de meia idade possivelmente com filhos conectados a um mundo que nao irei reconhecer pense sobre isso quando voce tira sarro dos seus pais hoje o camaro vai ser o meu porto seguro vai me trazer a experiencia mecanicamente organica vai me dar o prazer de estimular o diy em fins de semana e vai me lembrar do que e aquilo que chamamos de carro pronunciado de boca cheia aquele que voce torce o pescoço para tras e da uma namoradinha toda vez que o estaciona e como ele seria um camaro 1968 gosto da ausencia do quebra ventos motor 350 o v8 mais produzido no mundo o que tem o maior catalogo de performance e o melhor preço um dos mais robustos cambio de seis marchas t56 magnum que provavelmente trocaria por um automatico quando ficasse velho suspensao com carga um pouco mais firme rodas torq thrust bandejas tubulares ajustaveis reforços estruturais ar condicionado direçao hidraulica branco ermine white porque esquenta menos interior azul porque e mais charmoso que o preto e tambem esquenta menos pensando bem eu ja tenho o meu camaro 1968 so que e um dodge 1978 lucky fuckin bastard me lancia delta hf integrale por dalmo hernandes os leitores que nos acompanham desde a epoca do jalopnik brasil ou do inicio do flatout ja sabem eu gosto mesmo e de hot hatches e a serie sobre os melhores do universo e a maior prova se forem italianos melhor ainda ou seja nao e preciso pensar muito para deduzir que se fosse ficar com um unico carro qualquer um para a vida toda eu teria um hot hatch italiano agora por mais que eu seja um grande fa do fiat uno minha escolha nao seria um uno turbo ou mesmo o meu favorito o 1 6r mpi — afinal estamos falando de ter um unico carro por decadas tem que ser algo maior mais potente e ainda mais iconico so ha para mim uma resposta possivel o lancia delta hf integrale ele tem historia nos ralis — muita na verdade tendo vencido nada menos que 46 provas do wrc e conquistado seis titulos de construtores consecutivos para a lancia entre 1987 e 1992 juha kankkunen um dos pilotos de rali mais lendarios do planeta e dono de uma coleçao incrivel responde por nove destas vitorias que o ajudaram a ficar com o titulo dos pilotos em 1987 e 1991 so isto bastaria para nortear minha escolha — afinal o carro que eu escolhi e o especial de homologaçao fabricado para que a lancia pudesse colocar o delta no grupo a do wrc [youtube id= fbom8yppmaa width= 620 height= 350 ] em 1987 seu primeiro ano o hf integrale tinha um motor de dois litros com turbo intercooler e 185 cv que iam para as quatro rodas atraves da transmissao manual de cinco marchas e tres diferenciais chegava aos 100 km/h em 6 6 segundos um belo carro — mas nao seria o que eu escolheria este seria um hf integrale evoluzione ii com cabeçote de 16 valvulas injeçao multiponto sequencial 215 cv e a capacidade de chegar aos 100 km/h em 5 7 segundos seu aspecto seria original — carroceria preta bancos concha recaro de alcantara bege para mim a melhor combinaçao as belas rodas de 16 polegadas com desenho inspirado nos carros de rali volante momo forrado com couro eu nao precisaria de outro carro afinal e um hatch de quatro portas do que mais voce precisa para melhorar a carroceria foi projetada por giorgetto giugiaro e eu adoraria passar o resto dos meus dias dirigindo um carro desenhado por um mestre ah e ele teria faixas com as cores da martini racing exatamente como o carro abaixo — seria minha maneira de homenagear sua historia nas pistas e o flatout e claro que carros italianos sao temperamentais e eu certamente teria alguns problemas com a injeçao mas este ainda e um carro bastante organico sem muita eletronica embarcada alem disso eu realmente espero viver pelo menos mais 50 anos podem me condenar mas certamente ate la eu ja terei feito um engine swap com um motor turbinado mais moderno — obviamente de origem italiana [youtube id= pi 8ih5xjw width= 600 height= 350 ] definitivamente e um cenario hipotetico que eu gosto de imaginar ele trara tudo o que eu preciso para lembrar as coisas que mais gosto em um carro mercedes benz 500e w124 por leo contesini minha garagem dos sonhos inclui pelo menos 12 modelos outro dia conto pra voces quais sao eles mas se um dia eu fosse impedido de realizar esse sonho e tivesse que decidir apenas um carro para usar pelo resto da vida ele seria o lendario mercedes benz 500e sim um seda de tiozinho que e o que eu serei dentro de duas decadas e tambem um dos maiores sleepers da historia do automovel claro minha escolha nao foi feita pensando apenas no visual conservador na verdade isso so deixa tudo mais legal porque o 500e e a versao oficial do lendario 300e amg the hammer sim oficial porque a amg ainda nao era parte da mercedes quando esses carros foram criados — ela era mais ou menos o que a brabus e hoje na epoca o classe e w124 tinha opçoes de motorizaçao que iam de um razoavel 2 0 de quatro cilindros ao 3 0 seis em linha mas a amg achou que seria uma boa ideia colocar um v8 do classe s/sl com algumas modificaçoes no cofre do classe e como resultado o 300e amg acabou com 360 cv de potencia e se tornou um dos carros mais radicais de sua epoca em 1990 depois do sucesso do 300e amg — que era vendido nas concessionarias da mercedes — a fabrica decidiu fazer sua versao oficial do modelo o 500e o problema e que as linhas de produçao nao comportavam mais uma versao do w124 entao a mercedes pediu gentilmente a porsche que fabricasse o carro para ela e assim foi feito o 500e era montado a mao na fabrica da porsche em zuffenhausen nessa fabrica ele recebia o v8 de cinco litros do 500sl que tambem cedia as pinças de quatro pistoes e os discos de 300 mm do sistema de freios ele tinha apenas quatro lugares — quatro bancos de couro da recaro com apoios laterais bem altos e isso era realmente necessario porque ele chegava aos 100 km/h em 5 5 segundos e tinha velocidade maxima limitada eletronicamente a 260 km/h alem disso ele era bom de curvas guardadas as proporçoes em relaçao ao original ele tinha suspensao 20 mm mais baixa bitolas 30 mm mais largas para lamas alargados e aerodinamica aperfeiçoada o coeficiente era 0 25 #chupaprius [youtube id= cbzlsemth y width= 620 height= 350 ] ate aqui ja temos dois bons motivos para a minha escolha o visual classico e o desempenho matador os outros motivos sao o conforto que um mercedes de luxo proporciona e a robustez desses carros que ja nao e mais a mesma desde meados dos anos 1990 sabe aquela fama de carros inquebraveis que os carros alemaes tem esse foi o melhor representante da especie na minha modesta opiniao outro fator pouco conhecido mas de muita relevancia sao as peças de reposiçao o w124 saiu de linha ha exatos 20 anos mas a mercedes oferece peças de reposiçao originais ate hoje basta fornecer o vin do carro e fazer o pedido com ele eu poderei me aventurar em circuitos fazer as longas viagens que eu adoro dirigir pelas cidades esporadicamente e principalmente rodar por ai com um carro elegante e com visual classico eu nao poderia querer mais nada de um companheiro de quatro rodas e voce pronto estes sao os carros que o trio da redaçao do flatout teria para a vida toda mas voce tambem vai nos dizer qual seria o seu nao e nao esqueça de levar em consideraçao os criterios la de cima mas tambem nao pense muito — tira um pouco da graça da coisa e claro nos conte o motivo da sua escolha a caixa de comentarios como sempre e toda sua
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