a seat foi fundada em 1950 e em seus primeiros anos produzia basicamente versoes rebatizadas de carros da fiat foi assim ate 1982 quando a seat encerrou o contrato colocou no mercado o hatchback ronda que por sua vez era derivado do fiat ritmo os dois modelos eram muito parecidos o que levou a fiat a processar a seat por quebra de propriedade intelectual embora tenha ganho a disputa a seat ja estava preparando aquele que de fato seria seu primeiro modelo desenvolvido de forma independente a primeira geraçao do ibiza o carro lançado em 1984 foi criado com a consultoria da porsche e da karmann alem do desenho acertadissimo de giorgetto giugiaro no estudio italdesign na epoca a proposta de giugiaro para a segunda geraçao do volkswagen golf havia sido rejeitada pelos alemaes e acabou sendo reaproveitada no ibiza o que nos permite dizer que mesmo antes de ser adquirida pela vw a seat ja tinha certa associaçao com a marca de wolfsburg sim porque a independencia da seat durou pouco ja em dezembro de 1986 75% da empresa foi adquirida pela vw foi assim que a segunda geraçao do ibiza lançada em 1993 passou a ser derivado do vw polo mk3 que estreou no ano seguinte alguns paineis da carroceria eram compartilhados e o painel era identico como pudemos constatar no fim dos anos 90 vendo o polo classic ao lado do seat cordoba ambos eram praticamente o mesmo carro com diferenças apenas na grade nas lanternas traseiras e na grafia dos instrumentos o motor era na maioria dos exemplares o vw ea827 com 1 8 litro de deslocamento cabeçote de oito valvulas injeçao eletronica monoponto e 90 cv houve porem alguns carros vendidos com motor 1 0 16v de 71 cv e tambem com o motor 1 6 ea113 de 101 cv que era utilizado pela rara versao perua o cordoba vario tanto o ibiza quanto o cordoba — e a versao perua vario e van inca — foram vendidos no brasil ate 2002 quando a seat deixou o mercado por conta das vendas baixas no exterior a seat atuava como uma marca de entrada da volkswagen especialmente na peninsula iberica e uns outros poucos mercados vendia razoavelmente bem mas a concorrencia interna acabou se tornando um problema para a volkswagen que tambem tem a skoda com uma pegada muito parecida com a da seat no outro lado da europa a soluçao para este problema foi anunciada nesta semana pela propria volkswagen a seat deixara de existir em nome de sua submarca esportiva a cupra originalmente criada como uma versao do leon e do ibiza ela acabou transformada em marca independente para atuar em mercados onde a seat nao tinha tanta força como a alemanha por exemplo faz sentido o leon cupra por exemplo chegou a ser o recordista dentre os hot hatches de traçao dianteira em nurburgring em 2014 e sua versao perua o leon cupra st foi a perua mais rapida do circuito na mesma epoca foi ali que nasceu a ideia de transformar a linha cupra em submarca mas a origem da cupra esta em outro carro um pouco mais antigo que o leon sua origem esta nos ralis — o que mostra que a decisao de usar o nome cupra parece ter sido muito acertada o seat ibiza foi a arma escolhida pela fabricante para disputar o campeonato mundial de rali nos anos 1990 nao na classe principal o grupo a mas sim na categoria de entrada o fia 2 litre championship popularmente conhecido como wrc f2 como o nome dizia a f2 era destinada a carros com motor dianteiro de deslocamento ate dois litros acontece que com menos restriçoes em termos de preparaçao e conjunto leve os carros do f2 mostraram se excelentes nos estagios de asfalto alguns chegavam a superar os adversarios do grupo a https //www youtube com/watch v=k2w_bvurtfy foi o caso do seat ibiza que era movido por uma versao de 250 cv do motor 2 0 16v do grupo vw e conquistou o titulo tres vezes seguidas em 1996 1997 e 1998 foi por isto que a seat decidiu que faria uma versao de rua do carro o primeiro modelo foi o seat ibiza gti cupra de 1996 lançado com o facelift da segunda geraçao do ibiza gti ele pegava o motor 2 0 16v que havia acabado de ser lançado sim o mesmo do gol gti brasileiro para voce ter uma ideia do que foi o gol gti 16v na epoca com 150 cv e recebia ainda suspensao retrabalhada com inspiraçao nos ralis — na verdade com os componentes necessarios para homologar a suspensao de rali seu nome vinha justamente da competiçao cup racing [caption id= attachment_349428 align= aligncenter width= 1500 ] cup racing a origem da cupra[/caption] mas ele nao foi o unico modelo desenvolvido pela seat na epoca existem pouquissimas imagens oficiais apenas duas fotos de um prototipo feito em 1997 de cor acobreada com rodas de 17 polegadas para lamas alargados na lata e capo com scoop funcional chamado seat ibiza f2 o hatchback tinha carroceria de duas portas rodas de 17 polegadas e na dianteira o mesmo motor 2 0 16v ainda que o mesmo tenha sido levemente amansado para entregar 200 cv sem qualquer tipo de induçao forçada a ideia era vender o carro primeiro no reino unido onde os ralis gozavam de mais popularidade do que em qualquer outro pais da europa mas acabou nao acontecendo por problemas de homologaçao a seat simplesmente nao conseguiu que o ibiza f2 fosse aprovado pelas autoridades britanicas e foi forçada a abandonar o projeto embora existam boatos que que a seat chegou a fabricar ate 10 exemplares do ibiza f2 nao ha qualquer tipo de confirmaçao oficial isto posto a seat acabou colocando nas ruas uma versao bem interessante do hatch no mercado europeu o ibiza 1 8t cupra lançado em 1999 o hot hatch era equipado com o quatro cilindros de 1 8 litro com cabeçote de 20 valvulas e turbo muito semelhante ao propulsor que no brasil podemos encontrar no cofre do golf gti mk4 e no audi a3 no ibiza 1 8t cupra ele foi vendido entre 1999 e 2002 com 156 cv a 5 800 rpm e 21 4 mkgf de troque suficientes para ir de zero a 100 km/h em 7 8 segundos com maxima de 215 km/h e mais entre 2000 e 2001 a seat fabricou 200 exemplares do ibiza 1 8t cupra r versao ainda mais apimentada do pocket rocket que tinha como principal atrativo os 180 cv do motor 1 8 turbo retrabalhado novamente como no golf gti mk4 que era capaz de leva lo ate impressionantes 225 km/h de velocidade maxima enquanto isto no brasil o ibiza e do cordoba se limitavam a acompanhar o facelift realizado na europa para o ano modelo de 1999 no mais seu ciclo por aqui estava se encerrando e uma pena que estes carros tenham sofrido com pouca demanda no brasil se a situaçao fosse diferente talvez a seat estivesse por aqui ate hoje esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de 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