Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Motoristas do Rio de Janeiro não poderão contratar seguro para seus carros
Entre as variáveis consideradas pelas seguradoras para definir o valor de suas apólices está a localização em que o veículo passa a noite e transita diariamente. Se for uma área com um alto índice de sinistros o preço sobe, se for uma área de baixo risco, o preço desce. Simples assim. Mas a crise na segurança pública do Rio de Janeiro atingiu níveis tão alarmantes que as seguradoras decidiram simplesmente deixar de oferecer o serviço para residentes na Cidade Maravilhosa.
Goleiro do Botafogo teve seu carro roubado no RJ
A apuração é da revista Exame, que teve acesso a comunicados enviados por grandes empresas do setor a seus corretores locais. O comunicado diz que veículos cadastrados com endereços do Rio de Janeiro não estão mais elegíveis para seguro de automóveis. Ainda segundo a Exame, mesmo os veículos já segurados serão impedidos de renovar a apólice, caso não tenham renovação automática. Uma das empresas disse à revista que a suspensão é temporária e as vendas de seguros retornarão assim que a situação de violência no estado melhorar. As demais empresas negam haver restrições, apesar do comunicado obtido pela revista.
Ford revela facelift do Fiesta, que chega às lojas em dezembro
Durou pouco a política da Ford em unificar seus modelos no mundo todo. Enquanto a Europa ganhou uma nova geração do Fiesta, a América (e isso inclui os EUA) terá que se contentar com o facelift da atual geração, que foi apresentado hoje pela Ford.
Como havíamos visto há cerca de um mês em imagens publicadas na internet, as mudanças se limitam à dianteira do modelo, que ganhou apenas um novo para-choques redesenhado e uma nova grade. Por dentro o painel não foi atualizado como o do EcoSport, com material mais refinado e tela multimídia destacada. Ele continua com o mesmo desenho, porém agora tem um novo sistema multimídia no topo do painel.
Os motores também permanecem os mesmos 1.6 16v Sigma de 128 cv e 16 kgfm e 1.0 EcoBoost de 125 cv e 17,3 kgfm — nada do 1.5 de três cilindros que equipa o EcoSport por aqui. O que mudou foi apenas a versão equipada com o EcoBoost. O motor turbo antes era oferecido como topo de linha na versão Titanium, mas agora ganhou uma versão própria chamada Style, posicionada entre a Titanium e a SEL. O câmbio continua o polêmico Powershift com embreagem dupla.
Os preços, versões e equipamentos ficaram da seguinte forma:
Fiesta SE 1.6 manual – R$ 56.690: ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, sistema multimídia SYNC 1, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina e computador de bordo.
Fiesta SE Style 1.6 manual – R$ 59.590: acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas e acabamento preto na grade dianteira, retrovisores e molduras dos faróis de neblina.
Fiesta SE 1.6 automático – R$ 62.390: acrescenta sistema multimídia SYNC 3, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, vidros elétricos nas portas traseiras e comando remoto dos vidros.
Fiesta SEL 1.6 manual – R$ 61.090/ automático – R$ 65.390: acrescenta ar-condicionado digital e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Fiesta Style Ecoboost automático – R$ 69.790: mesma lista de equipamentos da versão 1.6 Style.
Fiesta Titanium 1.6 automático – R$ 71.190: acrescenta à lista do SEL rodas de 16 polegadas, luzes diurnas de LED e lanternas traseiras parcialmente de LED
Fiesta Titanium Plus 1.6 automático – R$ 75.190: acrescenta bancos de couro, airbags laterais, de cortina e de joelhos, sistema keyless com partida por botão, sensor crepuscular, sensor de chuva e retrovisor eletrocrômico.
Será esta a a Ferrari 488 Speciale?
Como faz desde meados dos anos 1990, a Ferrari já está trabalhando na versão “semi-pista” da 488 GTB, que será a sucessora da 458 Speciale. Até agora o carro ainda não foi visto, mas esta foto publicada pelo site Motor.es mostra duas 488 estacionadas em uma garagem, com um visual um pouco diferente daquele que conhecemos. Seria esta a primeira imagem da 488 Speciale?
Não é preciso observar muito tempo a foto para notar o para-choques dianteiro com elementos em preto e tomadas de ar maiores, ou os faróis com máscara negra — um recurso quase clichê em variações mais radicais dos esportivos. Já faz algum tempo que se especula que a 488 Speciale será chamada de 488 GTO por inspiração da 288 GTO, da mesma forma que a 488 GTB foi inspirada pela 308 GTB, mas nós achamos isso pouco provável (apesar de achar que seria legal ter o GTO de volta). O motivo? Bem, a 488 conversível não foi batizada de 488 GTS como a 308 GTS, e a sigla GTO não foi sequer cogitada para ser usada no especial da F12, que acabou batizado de F12TdF.
Até hoje somente três Ferrari foram agraciadas com a sigla de Gran Turismo Omologata — duas delas especiais de homologação, e uma versão hardcore da 599. Não que a 488 Speciale não vá ser um carro especial: o 3.9 V8 biturbo deverá ir além dos 700 cv e dos 82 kgfm de torque, mas será merecedora da sigla GTO?
Mini Buggy irá disputar o Rally Dakar
É claro que não estou falando do Fapinha. Trata-se de um Buggy que foi fabricado pela Mini para disputar o rali sul-americano. Na verdade, seu nome é Mini John Cooper Works Buggy e ele não se parece nem com um buggy, nem com um Mini. Especialmente se você der uma olhada no cofre do motor.
O que você encontrará por lá é um seis-em-linha diesel de 3 litros da BMW, que produz 340 cv e 81,42 kgfm e está montado sobre uma estrutura tubular que forma o chassi do carro. Tudo é coberto por uma carroceria meio disforme, desenvolvida em “colaboração com a Mini Design” e feita de plástico reforçado por Kevlar e fibra de carbono. Ele irá disputar o rali ao lado do JCW Rally, baseado no Countryman JCW, porém feito sobre um chassi tubular e com suspensão de curso longo.
Volkswagen deixa de vender o Jetta Trendline
A Volkswagen ainda não revelou os preços do Polo Sedan, digo, do Virtus, mas uma mudança em seu site nesta semana pode nos dar uma pista sobre ele. A marca não oferece mais o Jetta Trendline, a versão de entrada do sedã médio. Ela partia de R$ 88.225 equipada com o câmbio manual e R$ 93.915 com câmbio automático. Além de estar prestes a sair de linha, a mudança pode indicar que o Virtus deverá chegar perto do preço inicial do Jetta Trendline, especialmente quando equipado com todos os opcionais.
O Polo TSI 200 pode chegar aos R$ 76.500 se você selecionar todos os equipamentos extras oferecidos. Com o sedã, que deverá ser aproximadamente R$ 5.000 mais caro, há uma possibilidade real de que ele chegue aos R$ 85.000 em sua configuração completa. Assim, uma forma de não atrapalhar as vendas do Virtus com a possibilidade de levar um carro maior e mais potente por uma pequena diferença de preço (que ainda poderia ser diluída no financiamento), seria matar a versão de entrada do Jetta.
Com isso, o Jetta agora parte de R$ 94.190 na versão Comfortline, oferecida com o mesmo 1.4 TSI de 150 cv da versão Trendline e do Golf, combinada ao câmbio Tiptronic de seis marchas.