FlatOut!
Image default
Car Culture

Será que a Jensen copiou mesmo o Brasinca Uirapuru?

Nos últimos anos foram raras as vezes em que algum texto falou do Brasinca 4200GT sem mencionar a coincidência estilística com o britânico Jensen Interceptor. Até mesmo a busca do Google sugere uma relação entre os dois modelos. Há algumas semanas escrevi sobre o grã-turismo britânico no Jalopnik, mas omiti propositalmente a suposta relação com o Brasinca, e não foi apenas porque acho o assunto saturado. Na verdade, foi porque há um terceiro carro muito parecido com o Jensen e com o Brasinca, que é ignorado por praticamente todos os textos que encontrei, ainda que esse terceiro modelo tenha surgido antes da dupla quase gêmea. Você faz ideia de qual carro estou falando? Veja só: o Brasinca 4200GT foi lançado em 1964, e tinha para-brisa traseiro envolvente, capô alongado, respiros atrás dos arcos dos para-lamas dianteiros e coluna C triangular. Dois anos depois, os britânicos da Jensen lançaram o Interceptor, com linhas traçadas pela lendária Carrozzeria Touring, porém com a