a cada geraçao do corvette surgem boatos de uma possivel versao de motor central traseiro do grande esportivo americano mas na hora do lançamento ele sai como sempre foi um cupe/conversivel de motor dianteiro e traçao traseira foi assim em 1969 quando zora duntov o pai do corvette criou o chevrolet engineering research vehicle ii ou cerv ii embora ele nao parecesse um corvette ele foi o embriao da terceira geraçao do modelo o stingray — que como todos sabemos tem seu v8 posicionado em posiçao central mas na dianteira depois essa historia se repetiu nos anos 1970 quando a gm pirou de vez e fez uma serie de conceitos baseados no corvette que incluiam uma especie de berlinetta de motor central traseiro e ate uma versao com motor rotativo — e que chegou a ser aclamada como a nova geraçao do modelo pela imprensa americana mas foi cancelado devido as crises do petroleo daquela decada no fim o stingray sobreviveu ate o começo dos anos 1980 quando foi substituido por outro cupe com motor dianteiro os boatos de um corvette com motor central voltaram em 1985 quando a chevrolet apareceu com um supercarro conceitual que trazia todas as especificaçoes dos supercarros modernos era o corvette indy concept feito com carroceria de plastico reforçado com fibra de vidro traçao integral camera de re e um v8 biturbo montado em posiçao central traseira com borboleta acionada eletronicamente — alem e claro de um perfil que faria o jaguar xj220 morrer de inveja mesmo sendo apenas um show car a imprensa americana novamente cravou que ele antecipava a geraçao seguinte do corvette a c5 de fato ele antecipou sim mas nao a quinta geraçao e sim a sexta repare como a tomada de ar inferior e os farois tem o mesmo estilo que seriam visto no vette vinte anos mais tarde em 1989 a chevrolet apareceu com outro conceito insano inspirado pelo corvette o cerv iii como o cerv ii dos anos 1960 ele era um supercarro com carroceria de fibra de carbono e kevlar e motor central traseiro — um v8 de 5 7 litros preparado pela lotus que pertencia a gm na epoca para produzir 650 cv que eram enviados as rodas traseira por duas transmissoes nao pergunte como isso funcionava na epoca ele foi recebido como uma previa do corvette c5 que chegaria dali a seis anos a dianteira acabou indo parar na versao final de produçao mas o motor voltou para a frente do carro o vidro traseiro envolvente por sua vez inspirou a traseira do camaro dos anos 1990 nao foi desta vez a ultima vez que vimos um corvette de motor central traseiro foi em 2012 quando a fabricante construiu o corvette daytona prototype como seu nome sugere ele era apenas um daytona prototype uma especie de versao americana dos le mans prototypes que disputou as 24 horas de daytona de 2012 como o corvette c7 ja era esperado na epoca chegou a se cogitar que ele fosse uma previa da nova geraçao mas os caras do jalopnik us ja haviam conseguido acesso aos detalhes do novo vette que resultou em um furo mundial e ele nao parecia nem um pouco com um supercarro de motor central traseiro agora os americanos da motor trend divulgaram a noticia de que segundo multiplas fontes suas afirmaram que a proxima versao do corvette zr1 tera motor central traseiro uma dessas fontes chegou a dizer que na verdade toda a proxima geraçao do esportivo usara motor central traseiro — e nao apenas o zr1 o que suporta as afirmaçoes destas fontes do site americano sao dois fatos bastante contundentes o primeiro e que a chevrolet estava trabalhando em um c7 e motor central traseiro mas o projeto acabou arquivado quando bob lutz deixou a gm e o ex engenheiro chefe do corvette tom wallace se aposentou isso significa que o desenvolvimento de um vette de motor centra ja começou a ser feito para esta atual geraçao o outro fato e que em 2 de junho a chevrolet patenteou o nome zora para uso em veiculos terrestres motorizados ou automoveis fazendo um exercicio de imaginaçao isso pode significa que um futuro corvette de motor central ou uma versao pode receber o nome do homem que tentou dar ao vette um motor central traseiro e transforma lo em um esportivo de nivel mundial como se tornaram as ferrari e os lamborghini a partir dos anos 1960 segundo a motor trend ha ainda um terceiro motivo para crer que o corvette de motor central traseiro pode se tornar finalmente uma realidade a proxima geraçao do camaro ela sera baseada na plataforma alpha da gm a mesma do cadillac ats que pesa 1 560 kg um camaro baseado nessa geraçao com entre eixos encurtado pode pesar ainda menos que o cadillac o atual corvette stingray com cambio manual pesa 1 560 kg enquanto o camaro ss com o pacote 1le de pista chega a 1 765 kg so que o corvette z06 com seu compressor e auxilios aerodinamicos deve esbarrar nos 1 600 kg agora imagine se o camaro z/28 conseguisse uma reduçao de digamos 200 kg com a nova plataforma mais moderna e mais leve isso colocaria a relaçao peso / potencia do muscle car muito proxima do vette e permitiria que a proxima geraçao do camaro ocupasse o papel do corvette assim o vette ficaria livre para se tornar um esportivo de motor central traseiro capaz de encarar em igualdade os modelos europeus como ferrari 458 italia lamborghini huracan e audi r8 ainda de acordo com a motor trend ha a possibilidade do corvette crescer e formar familia como ele tem um nome forte o bastante para sustentar uma propria sub marca a chevrolet poderia fazer algo como a land rover esta fazendo com as familias range rover e discovery e criar uma linha de modelos com a marca corvette nao apenas de motor central traseiro mas tambem com a tradicional configuraçao de motor dianteiro central e ate hibridos e versoes com traçao integral mas a grande questao que arremata todas essas especulaçoes e por que a gm continua investindo em conceitos de motor central traseiro do corvette se geraçao apos geraçao ele continua com o motor dianteiro sera que desta vez eles finalmente irao transformar o corvette em um supercarro americano de motor central traseiro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.