o monte fuji e um dos simbolos nacionais do japao a montanha localizada na ilha de honshu e tambem a mais alta do pais com 3 776 metros de altura com seu formato excepcionalmente simetrico e seu cume que fica coberto de neve boa parte do ano o monte e instantaneamente reconhecivel e sua beleza ja foi retratada inumeras vezes em trabalhos artisticos desde a antiguidade por tudo isto o monte fuji e um dos maiores pontos turisticos do japao para os entusiastas dos automoveis e do automobilismo contudo ha outra boa razao o circuito de fuji speedway que tem este nome pois esta localizado ao pe do monte fuji trata se de um dos circuitos mais famosos do planeta e para contar sua historia separamos sete fatos a seu respeito que voce talvez nao conheça se porventura conhecer nao custa nada relembrar nao e o monte fuji ainda e um vulcao ativo o japao fica localizado em uma zona de intensa atividade vulcanica causada pelos mesmos movimentos sismicos que deram origem ao arquipelago o monte fuji seu vulcao mais famoso entrou em erupçao pela ultima vez no inicio do seculo 18 ah tudo bem ja faz bastante tempo voce deve ter pensado bem na verdade mesmo depois de mais de 300 anos adormecido o monte fuji ainda e considerado um vulcao ativo pois ha magma em seu interior isto ficou especialmente preocupante depois dos terremotos e tsunamis que assolaram o japao em 2011 desde entao a atividade geologica do local vem sendo monitorada com muito mais atençao calculos matematicos feitos por especialistas dizem que hoje em dia e possivel que a pressao da lava no interior do vulcao esteja mais alta do que na epoca da ultima erupçao mas nao ha maneira de medir esta pressao de forma precisa de qualquer forma ja existem pessoas vivendo no pe do vulcao ha seculos toquio a capital japonesa fica a 100 km do monte fuji e da para ve lo da cidade quando o tempo esta claro o circuito de fuji na cidade de oyama fica ainda mais perto sao apenas 40 km de distancia existe a possibilidade de o monte fuji entrar em erupçao digamos no meio de uma corrida existe sim e quem estivesse no circuito estaria entre os primeiros a morrer o que se faz por la e aprender a conviver com o risco a ideia era fazer um circuito oval ao estilo nascar o circuito de fuji speedway foi idealizado em 1963 e o projeto original previa um circuito oval com quatro quilometro de extensao e curvas com 30° de inclinaçao a pista receberia provas ao estilo da nascar americana e foi ate aberta uma companhia chamada japan nascar corporation para administrar a pista acontece que logo no inicio das obras o projeto foi interrompido por falta de verba com apenas uma curva construida em 1965 a mitsubishi estate co divisao imobiliaria da mitsubishi assumiu o controle e decidiu dar sequencia ao trabalho no entanto em vez de um oval fuji speedway agora seria um circuito com curvas para os dois lados um road course como diz se em ingles a foto acima mostra o que restou do antigo oval fuji speedway ja foi considerado um dos circuitos mais perigosos do planeta e continua sendo um dos mais rapidos [youtube id= hvdrpwph1nu width= 620 height= 350 ] fuji speedway foi inaugurado em dezembro de 1965 e em seus primeiros anos de atividade mostrou se extremamente veloz e perigoso o traçado entao incorporava a curva com 30° de inclinaçao que fazia parte do projeto original mas a alta velocidade atingida naquele trecho o tornava extremamente propicio a acidentes por isto o circuito costumava ser usado principalmente em campeonatos japoneses de prototipos depois da morte de dois pilotos japoneses durante uma corrida fuji grand champion hiroshi kazato e seiichi suzuki em 1974 decidiu se que o traçado do circuito seria drasticamente alterado para acabar com a curva foto de 1990 o circuito de fuji speedway ainda foi modificado outras vezes pois a verdade e que com sua longa reta de quase 1 5 km nunca deixou de ser um circuito extremamente rapido tanto que alem das mudanças em 1974 tambem foram realizadas modificaçoes em 1985 adicionando duas chicanes a curva mais aberta do traçado suas curvas sao batizadas de acordo com o raio falando em curvas atualmente o traçado de fuji speedway tem 12 delas todas sao batizadas de acordo com o seu raio em metros mas algumas sao patrocinadas por grandes empresas esta e a lista atual com todas as curvas primeira curva 27r 75r curva coca cola 80r 100r curva advan 30r 120r 300r curva dunlop 15r 30r 45r curva prius 25r curva panasonic 12r o primeiro gp do japao de formula 1 aconteceu la e foi um dos mais epicos da historia [youtube id= f1muvw1h2ue width= 620 height= 350 ] foi so depois da primeira reforma em fuji speedway que o circuito foi considerado apto a receber a formula 1 o primeiro grande premio do japao aconteceu la em 1976 e nao foi uma corrida qualquer nao foi a ultima corrida da temporada e o palco da decisao entre james hunt da mclaren e niki lauda da ferrari chovia muito e o campeonato acabou nas maos de hunt que foi o terceiro colocado e superou lauda que abandonou a prova logo no inicio devido ao mau tempo por apenas um ponto o vencedor da corrida foi mario andretti depois da ediçao de 1977 que foi vencida por james hunt o grande premio do japao deixo de ser realizado em boa parte devido a um acidente entre gilles villeneuve e ronnie peterson que levou aos organizadores do campeonato a considerar a pista perigosa demais quando a formula 1 finalmente voltou ao japao o circuito escolhido foi o de suzuka pertencente a honda do qual contamos a historia neste post e continua assim ate hoje com exceçao de 2007 e 2008 anos em que a corrida foi realizada em fuji o atual recordista de fuji speedway na formula 1 e um brasileiro [youtube id= doxk1s38rwo width= 620 height= 350 ] a volta mais rapida ja dada por um carro de formula 1 em fuji speedway foi feita por felipe massa em 2008 no dia 11 de outubro ao volante da ferrari f2008 carro de f1 equipado com um motor v8 de 2 4 litros capaz de girar a 19 000 rpm massa virou 1m17s287 durante os treinos alias em 2008 felipe massa foi o segundo colocado na briga pelo titulo so um ponto atras do campeao lewis hamilton ja o recorde absoluto de fuji speedway pertence a stefan bellof que virou 1 10 2 ao volante de um porsche 956 do wsc em outubro de 1983 dois anos depois o talentoso bellof nos deixaria cedo demais tambem ao volante do 956 quando perdeu o controle ao tentar ultrapassar o porsche 962 de jack ickx na eau rouge em spa francorchamps na formula drift o circuito e percorrido no sentido oposto por exigencia de keiichi tsuchiya [youtube id= syog_xjyga8 width= 620 height= 350 ] o circuito de fujii speedway recebe etapas do do d1 grand prix desde 2003 e as provas de drift sao as unicas em que o traçado e percorrido no sentido anti horario isto porque keiichi tsuchiya o lendario drift king e um dos drifters mais respeitados do planeta achou que o novo layout da pista nao favorecia as entradas de curva quando seguido no sentido horario se keiichi falou esta falado foi o primeiro circuito a aparecer em um videogame [youtube id= ffs1xc82q0u width= 620 height= 350 ] e serio se voce jogava o arcade pole position de 1982 desenvolvido pela namco certamente vai lembrar que o unico circuito do jogo era fuji speedway voce dava uma volta de classificaçao e depois disputava uma corrida contra sete outros carros foi a primeira vez que um circuito do mundo real foi reproduzido em um game e na epoca pole position foi elogiado por seu elogio [youtube id= ckqh8eyeu58 width= 620 height= 350 ] de la para ca os games evoluiram muito muito mesmo e fuji speedway em suas diversas configuraçoes ja apareceu em varios jogos diferentes como gran turismo forza motorsport e rfactor
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.