Temos certeza de que todo mundo que está lendo isso já jogou — ou pelo menos viu alguém jogando — Street Fighter. E, destes, os que tem carro certamente já fizeram ou cogitaram fazer seguro automotivo. E por que estamos falando disso? Por que uma companhia de seguros da Turquia fez um comercial baseado em Street Fighter, e ficou animal.
Street Fighter II, lançado em 1991, é considerado a pedra fundamental dos jogos de luta modernos. pois foi o primeiro a dar ao jogador a escolha entre vários lutadores (antes eram só Ryu e Ken), cada um com um estilo diferente de arte marcial — a base de 99% dos games de luta que conhecemos hoje. Mas o que nos interessa aqui é outra novidade introduzida em SFII — uma fase bônus do modo arcade na qual o objetivo era destruir um carro ao máximo antes do limite de tempo. O carro em questão era um Lexus LS400 — o primeiro modelo lançado pela divisão da Toyota, em 1989.
Bem, foi esse estágio bônus que serviu de inspiração para a corretora de seguros Anadolu Sigorta, da Turquia, fazer este comercial, que chegou até a gente através do Kotaku Brasil:
É genial! Apesar de não entendermos uma palavra de turco, isso não faz diferença nenhuma. O vídeo começa com uma entrevista — provavelmente a repórter pergunta ao dono do carro se ele tem seguro — quando, de repente, aparece Ryu, já atacando com um Hadouken, que começa a destruir o carro com seus Hadouken, Shoryuken e Tetetuguen Tatsumaki Senpū Kyaku, socos e chutes.
O mais bacana, porém, não é a ideia do comercial em si — que é bem legal —, mas a execução. Em vez de um live-action, eles foram por outro caminho e inseriram sprites originais do game (esperamos que com permissão da Capcom, dona de Street Fighter), com efeitos sonoros e tudo, e até os espectadores da luta passam a se comportar como os personagens de background do game, se movendo em looping infinito. O carro balança como no game, e até o recado no fim do vídeo é dado ao estilo dos créditos de Street Fighter! É legal demais — e certamente a empresa conquistou alguns clientes com esta ação.
Você já deve ter visto este vídeo com a performance de carne, osso e metal do bonus stage mas, em todo o caso, dê o play a seguir para relembrar:
E, por alguma razão, o comercial da seguradora nos lembrou os infames vídeos da Mearim Motos — aquela loja de motocicletas que fez comerciais com interpretações toscas de vários personagens da cultura pop, como o Incrível Hulk, He-Man e os X-Men, mas o mais lembrado é a paródia de Chaves. Talvez pelo uso de efeitos de computação gráfica — embora os turcos tenham feito algo muito, mas muito mais caprichados.
Agora a gente até está meio arrependido de lembrar vocês dos comerciais da Mearim Motos… desculpem por essa.