na semana passada perguntamos a nossos leitores qual seria a melhor opçao de primeiro carro para um gearhead demos as diretrizes um carro nao muito caro manutençao facil de pagar ou fazer sozinho mas que nao deixasse a diversao de lado foi um dos posts mais comentados da historia do flatout com 924 comentarios e contando e agora temos a lista com as melhores respostas um carro popular 1 0 sim esta pode ser uma das maiores heresias descritas no livro do gearhead mas este livro nao existe e a gente sabe que na hora de dar o primeiro passo ir com cuidado pode ser uma otima ideia sabemos que pelo preço de um popular 1 0 0km e possivel comprar um usado mais potente e equipado mas ha quem faça questao de ter um carro novo — e um popular 1 0 pode ser uma boa opçao por que como um dos nossos leitores ponderou eles podem ser basicos ate a medula mas costumam ser mais leves o que pode compensar a falta de força do motor alem disso dar um carro mais potente a alguem sem experiencia pode nao ser uma boa ideia sem generalizar claro alem disso talvez voce ate faça questao de pegar um carro mais basico — sem direçao assistida ou vidros eletricos e com pouco isolamento acustico a experiencia ao volante pode ser bem mais intensa a medida que voce se torna um motorista mais experiente tambem se da conta de que e mais facil levar um carro desses ao seu limite na pista e como muitos sabem dirigir um carro lento no limite pode ser muito divertido ford focus primeira geraçao ok os encantos de um popular 1 0 nao te convenceram — voce esta firme na ideia de comprar um carro maior mais potente e melhor equipado pelo mesmo valor ou ate menos sem problemas — na verdade o leque de modelos que se encaixam nestes criterios e bem grande o ford focus que foi vendido aqui de 2000 a 2008 e uma boa pedida os primeiros modelos com motor 1 8 16v de 115 cv ou 2 0 16v de 130 cv começam nos r$ 14 mil e sao confortaveis espaçosos e tem otima dinamica dai para a frente e facil encontrar exemplares muito bem conservados custando ate r$ 25 mil — com motores 1 6 8v de 103 a 115 cv e o duratec 2 0 16v de 143 cv volkswagen fusca gosta de graxa motor barulhento e de aprender na pratica quer que seu primeiro carro tambem seja seu primeiro carro antigo nao pense duas vezes va de fusca na verdade e bom pensar duas vezes sim ele nao e um carro exatamente seguro — nem dos mais rapidos mas isto e bom porque a suspensao nao e exatamente moderna e pode ser um perigo em curvas mais animadas contudo seu fator escola de mecanica e reconhecidamente alto ele e estiloso e a coisa mais facil do mundo e deixar um fusca com a sua cara — para quem esta comprando seu primeiro carro isto tambem custuma ser importante e a medida que voce adquire experiencia pode tomar gosto pelo besouro dizem que e um caminho sem volta fiat uno ha quem torça o nariz ao ouvir as palavras fiat uno com ele a fiat introduziu o conceito de carro popular no brasil e ao longo da vida ele passou de projeto moderno la em 1984 a um fossil vivo no mercado automotivo nacional mas sua suspensao independente seu motor robusto principalmente os fiasa dos anos 80 90 e começo da decada de 2000 e seu bom aproveitamento de espaço fazem dele um carrinho versatil e divertido e existem versoes mais interessantes aos exigentes como o uno csl com motor 1 6 os esportivos r e claro o uno turbo a bota ortopedica tem potencial ford ka primeira geraçao voce ja deve ter ouvido falar das caracteristicas kartisticas do ford ka centro de gravidade baixo rodas nas extremidades com balanços quase inexistentes e entre eixos curto tornam facil uma tocada animada mesmo nas versoes com motor 1 0 e eles custam pouco — um ka 1998 ano em que começou a utilizar o motor zetec rocam bem superior ao endura e em bom estado custa menos de r$ 10 mil ao mesmo tempo ele continua sendo um bom hatchback pequeno — para um cara solteiro e sem filhos quatro lugares e um pouco de espaço para a bagagem deverao ser suficientes para satisfazer suas primeiras necessidades automotivas honda civic calma nao estamos falando do civic atual que custa entre r$ 65 890 e r$ 74 900 — um hatch medio novo nao e exatamente a opçao de primeiro carro da maioria mas um civic mais antigo e perfeitamente alcançavel se voce quer um seda medio eficiente em consumo de combustivel de dinamica agradavel robusto e — por que nao — bonito um civic de sexta ou setima geraçao pode ser um otimo primeiro carro os mais baratos custam r$ 10 mil enquanto os mais caros nao se afastam muito dos r$ 20 mil renault clio 1 6 16v como o ka so que maior e mais frances ele tem boa dinamica acabamento digno e pode te oferecer mais um lugar e mais espaço — porem se puder procure a versao com motor 1 6 16v alem de melhor equipado o clio 1 6 16v e um foguetinho com seus 110 cv e peso pena e preciso um pouco de coragem so um pouco para ter um destes como primeiro carro mas quem conhece garante vale a pena volkswagen gol ele nao foi o carro mais vendido do brasil por decadas por acaso o gol tem seus defeitos — projeto com origens na decada de 70 volante e pedais desalinhados espaço interno apenas regular e acabamento que so foi piorando com o passar dos anos mas ele e onipresente nas ruas barato de manter e competente no que faz nao faltam a ele opçoes de preparaçao e customizaçao e voce vai achar um comprador quando quiser vende lo — provavelmente pelo mesmo que pagou por ele ou ate mais nao que voce va comprar um carro pensando na venda mas estamos falando do seu primeiro carro voce provavelmente vai querer comprar seu segundo carro um dia ford escort [youtube id= ubcyvgeunsg width= 620 height= 350 ] este foi um dos mais citados por nossos comentaristas — mais precisamente o escort de quarta geraçao fabricado entre 1987 e 1996 nestes nove anos de carreira o escortinho passou de um dos esportivos mais desejados — o escort xr3 — a opçao de entrada da ford o escort hobby em meados da decada de 90 e ambos sao boas opçoes de primeiro carro — sem falar nas outras versoes por que motores bem conhecidos espaço interno e no porta malas ergonomia perfeita marca da ford na epoca e acabamento de qualidade que nao sofre muito com o passar dos anos e da para achar um escort rodando por menos de r$ 5 mil chevrolet opala foto simenon/flickr nossa sugestao de usado foi o chevette mas se voce quer mesmo se enfiar na graxa com seu primeiro carro quer traçao traseira um motor carburado e estilo cara procure um opala e um carro antigo e os melhores custam uma fabula mas nao e tao dificil assim encontrar um bom opalao por um preço razoavel o que nao significa exatamente barato mas nada e impossivel tenha em mente que voce esta comprando um carro com pelo menos 22 anos de idade que apesar da fama de robusto quase sempre precisa de algum conserto por menor que seja ah e ele nao e economico — mas nao necessariamente bebe o absurdo que dizem nao tem como seu primeiro carro ser mais gearhead do que isto [ fotos ed cunha ford focus e renault clio ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.