José Mujica, o presidente uruguaio famoso por sua simplicidade, dispensa limusines presidenciais e anda por aí com seu Fusquinha azul. Na verdade ele tem dois Fuscas, mas um deles poderá deixar sua pequena propriedade no interior do Uruguai em breve — um sheik árabe ofereceu US$ 1 milhão (mais de R$ 2,5 milhões) pelo famoso besouro — que tem seu preço avaliado em US$ 2.800 (R$ 7,100).
Segundo o semanário uruguaio Búsqueda, a proposta teria sido feita durante uma reunião da cúpula do G77+China, a coligação de nações em desenvolvimento da ONU, realizada em junho deste ano na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
O presidente uruguaio, que recentemente foi participar das eleições de seu país ao volante de seu Fusca azul-celeste, diz que custou a acreditar que a proposta era séria. Disse ele à publicação semanal:
Me fizeram uma proposta. Fiquei um pouco surpreso e não dei muita importância, mas depois me fizeram outra proposta e eu comecei a levar mais a sério. De qualquer forma, se a venda for concretizada, o dinheiro vai todo para o Plan Juntos (que constrói casas populares para famílias de baixa renda) ou qualquer outra coisa que beneficie o Uruguai.
A primeira proposta a que ele se refere teria vindo do embaixador mexicano Felipe Enríquez durante um encontro diplomático em Montevidéu, há dois meses. O embaixador teria oferecido dez picapes 4×4 pelo Fusca. Mujica recusou.
José Mujica vive em uma chácara com sua esposa e, pelo que consta, ao menos um dos Fuscas está em nome dela. De seu salário de US$ 12,5 mil (que equivale a cerca de R$ 32 mil), 90% são doados para programas sociais e o que sobra é apenas o suficiente para seu sustento — e ele também vive com o que planta em sua chácara.
Os dois Fusca do “presidente mais pobre do mundo” são azuis e ambos foram fabricados no Brasil. Um deles é azul celeste, fabricado em 1986 e o outro mais antigo é azul metálico. Ambos ficam guardados em um galpão e o presidente alterna o uso entre eles.
Agora, uma observação: como aponta o editor Jason Vogel, do jornal “O Globo”: o Fusca azul celeste de Mujica não foi fabricado em 1987 (como diz a maioria das reportagens sobre o carro), pois neste ano sua produção no Brasil já havia sido encerrada — sendo retomada apenas em 1993 a pedido do então presidente Itamar Franco. É bem provável que seja um modelo 1986 vendido no Uruguai somente em 1987, ou ainda um modelo anterior dos anos 1980 que foi comprado pelo presidente somente em 1987. De qualquer forma, ele já é o Fusca brasileiro mais valioso de todos.