voce ja deve ter visto em cameras onboard especialmente na f1 desta temporada que em certas curvas e sob condiçoes climaticas torrenciais alguns pilotos avançam a marcha bem antes da hora com o conta giros razoavelmente distante da faixa vermelha onde normalmente seria feita a troca afinal pra que serve isso trata se do short shifting nao confunda com short shifter ou short throw shifter expressoes que descrevem os trambuladores esportivos de curso reduzido o short shifting e uma tecnica de pilotagem bem simples cujo uso depende mais do estilo de tocada do piloto da configuraçao do carro e das condiçoes que a pista oferece em termos de traçado e aderencia sua preferencia de uso esta concentrada em motos e em carros de traçao traseira com muito torque em relaçao ao seu peso ou ao downforce disponivel e geralmente e utilizada nestas tres condiçoes de pista sequencia sinuosa de media velocidade muitas transferencias laterais de peso mergulhos e depressoes perda vertical de carga sobre os pneus e em situaçoes de baixa aderencia como dias muito frios ou com chuva sua funçao principal e auxiliar no equilibrio dinamico do veiculo nestes cenarios especificos prevenindo destracionamentos que resultariam em perda de tempo ou de controle ela tambem e utilizada de forma mais abrangente em corridas de longa duraçao com o fim de se economizar combustivel para deixar a coisa mais clara pegue uma carona com ipe ferraiolo num porsche gt3 de corrida e veja a tecnica sendo aplicada no mergulho logo no inicio do video e na segunda perna do s do senna 43s no autodromo de interlagos [youtube id= v_rleobnpmu width= 620 height= 349 ] este e o tipico cenario no qual o short shifting e bem vindo voce tem uma transiçao de direçao da primeira para a segunda perna um mergulho combinado a uma depressao exatamente no ponto de tangencia da segunda perna que tira carga vertical dos pneus e uma necessidade de acelerar bastante para o trecho seguinte e facil destracionar o short shifting ajuda a limpar tudo sem perda de tempo e plenamente possivel de se fazer este trecho sem executar o short shifting ou seja mantendo a marcha curta e progressivamente encher o motor ate a faixa vermelha antes de fazer a troca so que aumenta se as chances de se destracionar e mesmo que isso nao ocorra nao necessariamente se ganha tempo apesar de o short shifting te colocar em um regime de rotaçoes mais baixo portanto com menos potencia e preciso lembrar que o torque precisa ser transferido ao asfalto para ser util o ronco mais grave incomoda psicologicamente mas nao mais do que isso agora veja alex barros aplicando a tecnica em uma moto de competiçao no mesmo local aos 3 45 [youtube id= iiwlcpsofo0 width= 620 height= 349 ] a diferença e que barros faz o short shifting apos contornar a perna pois motos sao mais sensiveis ao pequeno sub esterço saida de frente induzido pela relaçao de transmissao mais longa empregada no short shifting esta tecnica começou a ser utilizada com grande frequencia na formula 1 nesta temporada graças ao monstruoso ganho de torque dos novos motores turbinados apenas considerando os motores o ganho e de 42% numa rotaçao muito mais baixa 43 3 mkgf a 10 500 rpm contra 30 5 mkgf a 17 500 rpm mas lembre se dos novos sistemas eletricos mgu k similar ao antigo kers e mgu h que acelera o turbo com tanto torque a tecnica se tornou frequente em saidas de curva de baixa e de media particularmente as mais longas ate porque o regulamento de 2014 forçou o uso dos canos de descarga retos eliminando o emprego dos gases de escape como auxiliares nos difusores para se gerar mais downforce veja felipe massa usando o short shifting a rodo neste onboard do gp da malasia [youtube id= piyrih0gyaa width= 620 height= 349 ] dois exemplos interessantes de short shifting em carro de rua o corvette zr1 merece estas aspas aparecem no onboard do ex piloto de formula 1 jan magnussen em nurburgring nordschleife em dois momentos especificos ele executa dois short shiftings bastante abusados levando o motor bem longe da faixa de giro de potencia maxima [youtube id= amlaqzlt98c width= 620 height= 349 ] aos 2 23 jan engata a quarta e imediatamente joga a quinta marcha derrubando as rotaçoes para pouco acima de 4 000 rpm lembrando que o torque maximo do zr1 e de 83 5 mkgf a 3 800 rpm note o trecho sinuoso e em descida que ele esta e a toca da raposa ou fuchsrohre um dos mais perigosos de nordschleife no fim da volta aos 7 20 do video em outro mergulho traiçoeiro que leva a segunda perna da galgenkopf ultima curva antes do retao principal magnussen faz o short shifting novamente sao dois trechos onde ha pouca carga vertical sobre os pneus e em decorrencia menos aderencia com isso chegamos ao ponto principal se no seco o short shifting e uma opçao de estilo de tocada na chuva nao tem muito jeito o short shifting torna se uma ferramenta quase indispensavel para se encarar as saidas de curva com uma traseira mais controlavel [youtube id= hrhyqz7cuby width= 620 height= 349 ] e isso vale ate para os estilos mais arrojados aperte bem os cintos e curta os power slides de patrick depailler nos treinos livres do gp do canada de 1978 [youtube id= xefdfctc_6m width= 620 height= 465 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.