lançado em 1984 o santana foi o primeiro modelo de luxo da marca no brasil por mais que o vw passat ja estivesse no mercado havia dez anos a imagem da volks ainda estava muito ligada a carros populares e ao motor boxer arrefecido a ar o santana mudou a percepçao da marca pelo publico e ainda foi um projeto muito bem sucedido passando por duas reestilizaçoes e garantindo sua permanencia na linha ate 2006 ainda que tenha terminado seus dias como o favorito dos frotistas por seu projeto arcaico porem confiavel pode se dizer sem medo de errar que o santana foi um grande sucesso do inicio ao fim de sua passagem pelo brasil [gt40 content search=audi widget= 1 ] o santana porem nada mais era do que a segunda geraçao do vw passat com outro nome algo que muitos ignoravam na epoca do lançamento e embora na europa ele nao tenha tido o mesmo impacto que teve por aqui os europeus tiveram algumas versoes bem interessantes que jamais deram as caras no brasil como o passat variant syncro uma quantum que alem de um sistema de traçao integral baseado no quattro da audi ainda tinha um motor cinco cilindros que tambem era derivado dos carros de ingolstadt parece bom demais para ser verdade mas era real como ja contamos neste post [youtube id= ezaqtebuf1a width= 620 height= 350 ] o passat syncro foi lançado em 1984 o motor cinco cilindros cujo projeto era derivado do vw ea 827 que tambem deu origem ao nosso vw ap e nasceu na audi podia ter dois litros e 115 cv ou 2 2 litros e 120 cv ja o sistema syncro era praticamente o mesmo sistema quattro da audi usando tres diferenciais um em cada eixo e mais um diferencial central no meio do carda este tinha bloqueio mecanico e com isto compensava a diferença de velocidade entre os eixos e alem de impedir a quebra do sistema proporcionava qualidade de rodagem e traçao superiores o sistema usava o arranjo do eixo dianteiro do audi 80 como base para o eixo traseiro que recebia um diferencial identico um terceiro diferencial era instalado no eixo carda com bloqueio mecanico compensava a diferença de velocidade entre os eixos impedindo a quebra do sistema e proporcionando uma qualidade de rodagem e traçao superiores um aspecto importante do sistema syncro e que ele foi concebido para carros com motor longitudinal e esta caracteristica certamente ajudou um entusiasta alemao chamado tobias herrmann a montar o carro que viemos mostrar a voces um santana com motor v8 audi e traçao integral o que considerando o parentesco do santana com o audi quattro esta totalmente dentro da familia embora tenhamos dito que o santana na alemanha nao teve o mesmo impacto que no brasil seria um erro afirmar que ele nao tem uma dedicada comunidade de fas europeus e voce se surpreenderia com a quantidade de projetos interessantes feitos com base no santana alemao instalar mecanica audi cinco cilindros incluindo o motor do audi quattro de rua e algo relativamente comum por la tobias queria algo diferente usando como ponto de partida um passat b2 que encontrou parado juntando poeira em uma garagem e que comprou por um valor bem camarada ele decidiu que utilizaria um v8 period correct ou seja fabricado mais ou menos na epoca em que seu carro um v8 de 3 6 litros que originalmente equipava o audi v8 o audi v8 merecia o nome que tinha produzido entre 1988 e 1993 ele foi o primeiro audi com motor v8 e tambem foi o primeiro a juntar o sistema de traçao integral quattro com um cambio automatico o audi v8 foi o precursor doa8 que e ate hoje o modelo de topo da audi o maior mais potente e mais caro carro da marca seu motor v8 deslocava exatamente 3 562 cm³ diametro x curso de 81x86 4 mm tinha comando duplo nos cabeçotes e taxa de compressao de 10 6 1 e era alimentado por um sistema de injeçao eletronica multiponto era o bastante para entregar 250 cv a 5 800 rpm e 34 7 mkgf de torque a 4 000 rpm tobias nao fez nenhuma alteraçao no motor e honestamente nem precisava 250 cv em um santana [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] incrivelmente nao foi necessario realizar modificaçoes radicais na estrutura do cofre bastando a fabricaçao de suportes sob medida para o v8 dito isto foi preciso fabricar um novo sistema de escape com coletores que se acomodassem no pequeno espaço entre o bloco e as paredes dos para lamas e tambem um novo radiador a tubulaçao do escapamento foi feita de forma a passar por baixo do tunel de transmissao dividindo espaço com o carda alem do mais tobias levou algum tempo para descobrir que o cambio correto para o projeto seria o manual de cinco marchas do audi quattro que encaixou se perfeitamente no motor v8 a ecu e exatamente a mesma com a qual o motor saiu da fabrica da audi em 1989 e nao teve problemas para ser adaptada o restante do carro segue a cartilha dos volkswagen modificados nao apenas na europa mas no resto do mundo suspensao com amortecedores ajustaveis do tipo coilover rodas bbs rs 3 piece de 17x8 polegadas e pintura nova em folha na elegante tonalidade dourada original o carro ficou cerca de 110 mm mais baixo com o novo setup mas isto nao anula outra caracteristica bacana do projeto a discriçao e comum ver exemplares do santana com suspensao rebaixada mas so quando o capo esta aberto ou e retirado para fotos e que se percebe o segredo guardado pelo santana do lado de dentro a situaçao se repete volante revestimentos internos e todos os detalhes de acabamento sao originais no entanto como sabemos um project car raramente e concluido parte da graça e justamente encontrar novos detalhes para modificar e resolver assim tobias posta as atualizaçoes sobre o carro em sua pagina do facebook ha quem chame o carro de sleeper e de fato apesar da suspensao rebaixada nada mais entrega as modificaçoes realizadas nos perguntamos se existe alguem disposto a colocar um motor v8 audi em um santana brasileiro ou melhor ainda que esteja fazendo exatamente isto
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