O Fiat 126 foi o substituto do famoso Fiat 500 — era feito sobre a mesma base e dividia boa parte da mecânica, mas nunca vendeu tanto quanto seu icônico antecessor. Dizem que era por causa do visual quadrado, que não despertou tanta simpatia mas, depois de assistir a este vídeo, desconfiamos que a causa pode ser outra: a Fiat não ofereceu nele a opção de um motor V8 americano de 650 cv! Não é óbvio?
Caso você não tenha percebido, estamos brincando — mas o Fiat 126 com motor V8 é totalmente real. Na verdade não é apenas um — a preparadora britânica Taz Racing tem uma mini-frota de pequenos monstrinhos ítalo-poloneses (boa parte dos 126 era fabricada na Polônia), todos equipados com novos motores e famintos por asfalto de dragstrip.
É sério. Saca só este vídeo, filmado durante um evento de arrancada em Santa Pod, no Reino Unido, em 2012:
E daí que faz tempo? O barato são os estímulos audiovisuais conflitantes que ele causa: ver um carro desse tamanho (dois, na verdade) e ouvir este ronco ao mesmo tempo é como ver um gato latindo. Eu pagaria para ver um gato que sabe latir.
A Taz Racing foi fundada pelo britânico Chris Skinner, que leva a oficina como um verdadeiro negócio de família — a equipe de arrancada inclui seus dois filhos, Mark e Lucy Skinner, e cada um dos três pilota seu próprio Fiat 126 — todos eles preparados. O vídeo acima traz os carros de Mark (laranja) e Lucy (azul), enquanto o vídeo abaixo mostra o carro de Chris, o “chefe” da preparadora.
Seu Fiat 126 1974 é dotado de um motor Chevrolet 383 (provavelmente um SBC 350 com curso ampliado, o famoso stroker), posicionado à dianteira (originalmente o 126 tem motor atrás) e foi modificado com bielas e comando Crower, pistões Wiseco e um carburador Holley 750. O resultado é um motor de 500 cv, que ainda ganha mais 150 com injeção de óxido nitroso. Para acomodar o novo motor, o carro recebeu um chassi feito sob medida com gaiola de proteção.
A suspensão usa um eixo rígido Ford 8” na traseira, dotado de diferencial de deslizamento limitado, enquanto a dianteira traz feixes de molas e amortecedores de uso pesado.
O carro laranja, um Fiat 126 1980, também tem um Chevy 383 e segue a mesma receita — adicionando cabeçotes Dart Iron Eagle e pistões forjados. A potência também é a mesma: 500 cv normalmente, mais 150 cv usando nitro. Pelas fotos, dá para ver o calibre das modificações. Ambos os carros são capazes de percorrer o quarto-de-milha em 9 segundos — o que, em boa parte, deve-se ao fato de serem basicamente motores com pequenas carrocerias em volta deles.
O carro azul, por outro lado, não tem um V8 Chevy small block na dianteira, e sim um motor de quatro cilindros e 1,6 litro vindo de um Toyota MR2, que também cedeu o sistema de suspensão. Turbinado, o motor 1.6 desenvolve 308 cv — mais do que o suficiente para conseguir virar o quarto-de-milha em 11,95 segundos e ainda empinar a dianteira enquanto arranca. Sweet!
É deste tipo de heresia que a gente gosta — a Taz Racing ainda tem outros dois Fiat 126 equipados com motores Toyota, mais uma seleção de carros clássicos americanos (como Mustang e Corvette) e britânicos (como o Ford Capri), todos devidamente preparados para detonar da dragstrip. Mas as caixinhas italianas foram os carros que nos conquistaram, nesse caso.
Como você faria algo parecido aqui no Brasil?