cara nao tem nada nesse mundo que eu odeie mais do que um carro lento transformado em um carro rapido — ai esta uma frase que ninguem nunca disse ou escreveu bem ate agora e obvio que todo entusiasta gosta de ver um carro sem potencial algum transformado em um belo foguete pegue o exemplo deste trabant — sim um daqueles carros de plastico feitos na alemanha oriental ha muito o que se falar do trabant mas que ele era rapido definitivamente nao e uma delas originalmente ele era movido por um motor de dois cilindros que em sua versao mais potente deslocava 600 cm³ 0 6 litro e entregava 23 cv mas e se a gente troca lo por um quatro cilindros turbo vindo direto de um audi tt e ainda aproveitar o sistema de traçao integral quattro por que alguem faria isso flatout nao caro leitor a pergunta e por que alguem nao faria isso [youtube id= 4rptyj6g5wg width= 620 height= 350 ] o dono deste trabi tinha um audi tt 1 8 turbo um dia ele sofreu um acidente com o carro que teve declarada sua perda total com um trabant na garagem o conjunto mecanico do audi a disposiçao e vontade de fazer besteira voce ja deve ter entendido o que aconteceu nao da para chamar o carro de sleeper claro ninguem espera que um trabant tenha motor audi turbo e traçao integral mas este aqui deixa claro que nao e um trabant qualquer e a verdade e que ao longo de sua existencia este carro ja teve alguns motores e configuraçoes mecanicas diferentes o trabi começou a ser fabricado em 1957 e por causa de seu baixo preço conseguiu permanecer no mercado ate 1989 movido pelo motor de dois cilindros no entanto entre 1989 e 1991 o carrinho de plastico ganhou uma sobrevida sua fabricante a veb sachsenring fez um acordo com a vw que passou a fornecer motores de 1 1 litro e 45 cv assim o trabant continuou sendo fabricado ate 1991 este carro e um destes ultimos exemplares seu dono o polones arek comprou o carro ha 14 anos com o humilde proposito de restaura lo so que para quem tem gasolina nas veias e praticamente impossivel resistir a tentaçao de melhorar um carro uma vez que se tem os meios nao e mesmo aproveitando a associaçao do trabant com a marca de wolfsburg arek decidiu instalar um motor um pouco mais potente em seu trabi esta foto mostra o trabant em sua ultima configuraçao antes de receber a mecanica do audi tt debaixo do capo azul esta um motor 2 0 16v vindo de um vw golf gti mk3 na europa ele esteve disponivel com cabeçote multivalvulas e 152 cv antes disto motores 1 3 e 1 8 litro sempre de origem vw encontraram seu lugar no cofre [youtube id= kskuvl9ks2k width= 620 height= 350 ] o carro ate andava bem com o motor 2 0 16v do golf e so conferir o video acima para comprovar e artek estava bem satisfeito com o carro no entanto isto mudo no dia em que ele sofreu um acidente com seu audi tt de primeira geraçao — que trazia uma das configuraçoes mais divertidas um quatro cilindros 1 8 turbo nao muito diferente daquele usado no golf gti de quarta geraçao calibrado para render 225 cv cambio manual e traçao integral aqui cabe uma observaçao apesar de ser comercializado como quattro o sistema nao era o mesmo usado nos carros maiores da audi como a rs2 avant ou o a6 por exemplo mas sim o mesmo dos modelos de traçao integral da vw como o golf r com diferencial haldex de qualquer forma em vez de se lamentar bem provavelmente ele lamentou um pouquinho arek decidiu que aproveitaria a mecanica do tt no trabant — afinal o carro ja nao era mesmo original e seu tt ainda viveria de alguma forma da para dizer que e uma ideia ruim nao mesmo o carro ja havia sido bastante modificado por causa dos outros motores que teve por isto a tarefa de adaptar o motor 1 8 do audi tt nao foi muito complicada — arek ja havia reforçado o cofre e a estrutura do carro antes agora para receber o sistema de traçao integral o trabi tambem teve o assoalho refeito com um novo tunel de transmissao feito sob medida para acomodar o carda e o diferencial do cupe alemao o motor tambem recebeu alguns upgrades um novo turbocompressor apr k04 operando a 1 45 bar novos coletores de admissao e escape injetores de maior vazao e um modulo eletronico aftermarket resultado 271 cv a 5 700 rpm e 37 6 mkgf de torque a 4 500 rpm levados para as quatro rodas atraves da caixa manual de seis marchas original do audi tt originalmente o trabant pesa menos de 700 kg — um peso pena no mundo automotivo sem duvida o carro de arek com o novo conjunto mecanico e seus reforços estruturais ganhou uns bons quilos agora ele pesa 1 120 kg no entanto ainda da para dizer que ele e um carro relativamente leve o tt por exemplo pesa mais de 1 400 kg com uma relaçao peso/potencia de 4 13 kg/cv o trabi e capaz de acelerar ate os 100 km/h em 4 5 segundos e aos 200 km/h em 15 5 segundos com maxima superior a 200 km/h e nao estamos falando apenas da aceleraçao toda a eletronica do tt foi transplantada para o trabant o que significa que ele tem controle de estabilidade e freios abs que tambem vieram do audi ou seja calçado com pneus toyo t1r de medidas 195/45 r16 o pequeno carro alemao certamente tambem nao faz feio na hora de contornar curvas [youtube id= v6qnaymm1y4 width= 620 height= 350 ] como dissemos ali no começo definitivamente o carro nao e um sleeper — e so ver como as bitolas sao mais largas reparar no seu stance e no interior com bancos concha gaiola de proteçao e um belo serviço de adaptaçao dos instrumentos e alguns itens de acabamento do audi tt claro nao parece original de fabrica mas tambem nao ficou ruim a gente certamente adoraria dar varias voltas neste bichinho — ate porque apesar de nao ser exatamente discreto ninguem espera que um trabant ande tanto [ fotos trabant 1 8 quattro turbo/artur owsiany ]
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