o porsche 911 ja esta por ai ha 55 anos e neste mais de meio seculo jamais deixou de ser referencia no segmento dos esportivos e cliche dizer isto claro mas tambem e inevitavel isto porque o engenheiros de stuttgart vem conseguindo manter a silhueta basica e o arcaico arranjo com motor atras do eixo traseiro por todo esse tempo desde os anos 80 virtualmente todos os esportivos de alto nivel tem motor central traseiro layout superior em distribuiçao de peso e consequentemente em equilibrio dinamico mas eles precisam se agarrar a esta tradiçao pois o perfil da carroceria e o boxer de seis cilindros la atras sao as caracteristicas que fazem o 911 ser o 911 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ao longo dos anos a porsche teve sucesso em incorporar novas tecnologias ao projeto do 911 de modo a torna lo sempre melhor porem sem alterar sua essencia a cada novidade turbos nos anos 70 arrefecimento liquido e traçao nas quatro rodas o 911 se firmava mais entre os melhores esportivos do mundo tudo isto com uma versatilidade impressionante dependendo da configuraçao o porsche 911 pode ser um grand tourer para usar no dia a dia ou um monstro devorador de asfalto capaz de virar menos de sete minutos em nurburgring e isto sem mencionar a vasta trajetoria de sucesso do nine eleven em ralis e no asfalto tanto em provas de velocidade quanto de endurance nem mesmo os fas mais tradicionalistas podem discordar de que cada novo 911 e um carro melhor que o antigo agora ha quem seja tradicional de verdade e diga que nenhum 911 jamais sera melhor que o modelo classico com motor arrefecido a ar traçao traseira e cambio manual imaginar que seria possivel para a porsche continuar produzindo o 911 classico com motor a ar e algo ingenuo que beira a infantilidade no entanto tamanha e a excelencia do nine eleven original quando o assunto e a experiencia crua ao volante que nao faltam especulaçoes do que aconteceria caso a porsche tivesse feito exatamente isto mantido o 911 classico em linha atualizando continuamente o projeto original por mais de meio seculo de certa forma e isto que muitas empresas fazem hoje em dia para atender ao publico que tem dinheiro e quer um esportivo mais old school do que os que estao nas concessionarias hoje em dia oficinas ao redor do mundo se dedicam a atualizar o porsche 911 classico de uma forma que jamais seria possivel vinda da fabrica em grande quantidade nao e para qualquer um claro alem de ter bala na agulha e preciso saber o que se quer um 911 reimaginado nao e um 911 classico com a imperfeiçao a crueza e o cheiro de graxa da epoca e um esportivo old school com mecanica e desempenho atuais com melhor dinamica confiavel e bem mais caro mas uma arte inigualavel para quem curte esse tipo de modificaçao [youtube id= ihhff 9wlhs width= 620 height= 350 ] sem duvida o nome mais conhecido desta fatia do mercado e a singer vehicle design companhia fundada em 2009 pelo britanico rob dickinson ex vocalista da banda de rock alternativo catherine wheel e primo de bruce dickinson do iron maiden ele dedicou se a carreira solo por alguns anos antes de decidir trocar a musica pela graxa a escolha do nome foi inspirada por norbert singer um dos engenheiros responsaveis pelo lendario porsche 917 que venceu as 24 horas de le mans em 1970 e que tambem chefiou o time de engenharia do porsche 935 o lendario moby dick e singer tambem quer dizer cantor ou vocalista em ingles o que e apropriado os projetos da singer foram os carros que fizeram a fama dos 911 reimaginados reimagined by singer como dizem os emblemas em cada um dos carros e nao foi a toa todo porsche 911 modificado pela singer começa a vida como um porsche 911 antigo — pode ser o modelo classico lançado em 1963 ou a segunda geraçao o 964 entao os artistas da preparadora pegam a estrutura basica se livram do resto e refazem tudo do zero com atençao absurda aos detalhes e os melhores materiais disponiveis sempre com um altissimo nivel de construçao e acabamento ha motores de 3 6 3 8 e quatro litros que sao refeitos e preparados pela cosworth entregando algo entre 360 e 400 cv dependendo do que o cliente quiser sempre naturalmente aspirados e arrefecidos a ar depois de entregues em qualquer parte do mundo os carros continuam sendo acompanhados a distancia pela singer que procura saber onde o carro esta como estao sendo feitas as manutençoes e quais sao suas condiçoes de uso — assim a singer pode analisar suas criaçoes para identificar e resolver eventuais problemas e aperfeiçoar a receita nao e a toa que um exemplar custa pelo menos us$ 300 000 ou cerca de r$ 1 160 000 em conversao direta agora nos ultimos dez anos podemos dizer que o fator novidade da singer nao e mais o mesmo e possivel babar nos detalhes dos varios carros feitos por eles mas todos eram variaçoes incriveis claro da mesma receita entao no ano passado veio o anuncio de algo verdadeiramente inedito um novo modelo de singer com mecanica preparada por ninguem menos que a williams advanced engineering sim os responsaveis pelos carros da equipe williams de formula 1 ficamos absurdamente animados com a ideia uma das mais incriveis preparadoras de porsche do planeta se juntando a uma das equipes de corrida mais lendarias de todos os tempos e mais eles ainda contariam com a ajuda do proprio norbert singer e de hans mezger um dos nomes mais importantes da porsche que nao tem o sobrenome porsche mezger se formou na universidade de engenharia de stuttgart em 1956 e foi direto trabalhar na porsche la ele tomou parte no desenvolvimento do motor four cam usado no porsche 356 carrera 2 em 1962 alem de envolver se no programa de formula 1 e na criaçao dos motores usados pelos carros de corrida mais famosos da porsche 917 935 956 e 962 todos vencedores das 24 horas de le mans foi graças a ele que o porsche 917 ganhou um motor turbinado de mais de 1 000 cv e depois o porsche 911 ganhou um motor turbo para as ruas e ele tambem se envolveu no projeto do motor v6 turbinado tag porsche usado pelo mclaren mp4/2 vencedor das temporadas de 1984 1985 e 1986 da formula 1 com niki lauda e alain prost ao volante no curriculo de hans mezger tambem estao os principais motores usados pelo porsche 911 de rua ate 1994 quando ele se aposentou aos 64 anos hoje mezger tem 88 anos de idade ou seja foi um verdadeiro dream team o responsavel por criar aquele que ja esta sendo chamado de o porsche 911 aircooled definitivo o singer dynamic and lightweight study exercicio em dinamica e leveza em uma traduçao livre ou simplesmente singer dls depois de meses de espera finalmente as imagens e informaçoes oficiais do carro foram divulgadas e agora sem mais delongas vamos dar uma boa olhada nele as primeiras projeçoes oficiais que a singer divilgou mostravam um carro verde absynthe green mas provavelmente era so uma maneira de manter o visual o carro de verdade em segredo por mais tempo o primeiro singer dls um dos 75 que serao feitos e branco parallax white com alguns detalhes em amarelo letreiros porsche nas laterais inferiores e na tampa do motor as rodas claro sao forjadas em liga de magnesio pela bbs e seguem o desenho das classicas fuchs porem sao bem mais largas e de cubo rapido os para lamas trazem alargadores destacados diferentes do das peças integradas que se costuma ver nos outros singer e diretamente inspirados pelos carros de turismo dos anos 70 ha elementos esteticos e aerodinamicos sutis espalhados por todo o carro o bocal do tanque de combustivel aparecendo no capo um das marcas registradas da singer esta la claro mas e acompanhado de um novo kit aerodinamico com splitter frontal saias laterais e difusor traseiro de desenho inedito bem como entradas de ar no para choque dianteiro entradas de ar nas janelas laterais traseiras e um discreto recesso no teto as tomadas de ar nas janelas canalizam o ar para o motor aircooled ja vamos falar dele enquanto o canal no teto direciona o fluxo do ar em movimento para o spoiler traseiro do tipo ducktail rabo de pato na tampa do motor todas as formas do carro foram definidas com ajuda de um simulador computadorizado de fluxo aerodinamico e o desenho final foi assinado pelo projetista daniel simon que ja trabalha com a singer ha algum tempo alem de receber consultoria da williams os farois trazem projetores e luzes diurnas de led sob lentes lisas enquanto as lanternas sao peças feitas exclusivamente para o dls com elementos separados e tambem sao de led somados as rodas de maior diametro e tala e ao stance agressivo estes destalhes dao ao novo singer um equilibrio perfeito entre moderno e classico e ate estranho imaginar que o carro começou sua vida como um porsche 964 1990 do lado de dentro a impressao e a mesma o painel de instrumentos classico do 911 esta la claro mas recebeu mostradores feitos sob medida que mais parecem relogios de luxo especialmente o conta giros no meio com face branca e molduras douradas alem de marcar ate 11 000 rpm o volante momo com tres raios perfurados remete aos classicos mas e mais robusto e feito de fibra de carbono e couro o material leve alias fica exposto tambem no assoalho no console central flutuante que deixa exposto o mecanismo do trambulador e na parte inferior do painel de instrumentos este tambem traz uma seçao revestida em couro amarelo que tambem aparece nos carpetes nos revestimentos das portas que com formato de x e vazados sao um show a parte no compartimento traseiro e ate na gaiola de proteçao os bancos concha da recaro com apoio generoso tem estrutura de fibra de carbono e revestimento de couro amarelo alias vale a observaçao a singer consegue criar combinaçoes de cores que jamais pensariamos em juntar e nos fazer gostar delas a fibra de carbono e o couro amarelo tambem estao no compartimento de carga dianteiro repare nos suportes cromados e perfurados atençao aos detalhes e isto ok mas e a mecanica trata se na verdade de recapitular o que ja foi dito o projeto começou como um motor 3 6 vindo de um porsche 911 carrera 964 de 1991 que foi totalmente reconstruido com componentes desenvolvidos pela williams e pelo proprio hans mezger como cabeçotes com quatro valvulas por cilindro bielas de titanio corpos de borboleta individuais de aluminio e dutos de admissao de fibra de carbono mesmo material da caixa de ar alem disso foi projetado um novo sistema de escape mais longo e feito de titanio com revestimento de inconel uma superliga de niquel cromo extremamente resistente a altas temperaturas da para ver parte do escapamento por uma tela no para choque traseiro o motor que foi deslocado alguns centimetros em direçao a dianteira do carro para melhorar a distribuiçao de peso e alimentado por um sistema de injeçao eletronica e entrega 500 cv a 9 000 rpm como ja dissemos nenhum motor arrefecido a ar e aspirado da porsche jamais chegou a este nivel de potencia e os de arrefecimento liquido so atingiram este patamar ha cerca de dez anos ja que era para tirar hans mezger da aposentadoria que fosse para isto o singer dls tambem tem freios brembo amortecedores feitos pela williams e ecu bosch tudo feito sob medida para o projeto empresas como a singer cujos produtos sao feitos em baixo volume e custam muito dinheiro geralmente sao pequenas e as vezes preferem revelar os detalhes a potenciais compradores numeros de aceleraçao e velocidade maxima medidas dos freios rodas e pneus e outras minucias tecnicas estao ausentes do resumido press release no entanto a companhia diz que o carro revelado hoje no goodwood festival of speed subira a colina da propriedade de lord march e que outro exemplar ficara exposto no gramado ao lado de seis outros 911 reimaginados pela singer bonus tracks alternativas a singer se voce ficou boquiaberto como nos certamente esta no clima para dar uma olhada em outros porsche 911 reimaginados que sao feitos ao redor do mundo aproveitando o ensejo decidimos separar alguns deles aqui ps autoart pensamos nisto quando vimos o ultimo porsche 911 anunciado pela ps autoart a oficina pertence a paul stephens britanico que e conhecido no reino unido como um dos maiores especialistas em porsche do pais suas criaçoes partem sempre de uma carroceria caprichosamente restaurada do 911 classico que seguindo a cartilha deste tipo de projeto recebe um motor aircoolet novo e preparado suspensao reprojetada com amortecedores bilstein nurburgring e interior refeito tudo construido e finalizado de forma artesanal a cereja do bolo sao os detalhes do carro cores texturas e materiais escolhidos a dedo pelo proprietario apresentado no inicio deste mes o 911 le mans classic clubsport da ps autoart foi criado para celebrar os dez anos do le mans classic evento de pista para carros esportivos e de competiçao historico que acontece no circuito de la sarthe sendo assim apenas dez exemplares feitos a mao serao vendidos em configuraçao touring ou lightweight as entregas acontecerao somente em 2020 para se ter noçao do nivel de empenho dos artesaos da oficina em ambos os casos o motor e um flat six arrefecido a ar de 3 4 litros e 300 cv acoplado a uma caixa getrag g50 manual de cinco marchas com este conjunto o carro sera capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 280 km/h o motor e alimentado por um sistema de injeçao direta com coletor de admissao do porsche 911 gt3 rs tem ecu com programaçao feita sob medida e virabrequim aliviado e balanceado a força e levada para as rodas traseiras atraves de um diferencial moderno com autoblocante [youtube id= mxmhgqqqwai width= 620 height= 350 ] no caso especifico o le mans classic clubsport a carroceria e branca com faixas em verde e preto com rodas fifteen52 outlaw 001 inspiradas nas classicas fuchs e desenhadas com a ajuda de magnus walker pintadas de grafite por dentro ha um volante de tres raios e revestimento de couro preto couro verde e tecido pied de poule tudo costurado a mao no entanto outros projetos da ps autoart podem ter outras rodas outras cores e outros componentes aerodinamicos todos recebem farois com projetores e podem ter os para lamas levemente alargados para acomodar as rodas maiores outros opcionais sao ar condicionado teto solar eletrico e gaiola de proteçao parcial alem disso todo projeto da ps autoart tem garantia de tres anos ou 60 000 milhas 96 500 km o preço parte de £ 160 000 por um porsche 911 convencional mas o le mans classic clubsport custara £ 250 000 ou r$ 1 280 000 em conversao direta ruf e o novo yellowbird estranhando a presença da ruf neste post isto quer dizer que voce conhece sua historia a ruf capitaneada por alois ruf começou sua existencia como uma simples preparadora dedicada ao 911 mas realizava modificaçoes tao extensas que a partir de 1983 começou a comprar monoblocos sem marcaçao direto com a porsche e desta forma diante da legislaçao alema tornou se uma fabricante seus carros nao sao porsche sao ruf seu maior icone e sem duvida o ruf ctr yellowbird lançado em 1987 feito com base no 911 carrera 3 2 o carro foi totalmente reconstruido pela ruf que trocou a carroceria de aço por peças de aluminio reduzindo 200 kg logo de cara os para choques originais por peças de fibra de vidro e o motor naturalmente aspirado de 3 2 litros por um boxer biturbo de 3 4 litros com injeçao bosch motronic e 476 cv com 56 3 mkgf de torque com isto ele ia de zero a 100 km/h em 3 7 segundos zero a 200 km/h em 11 4 segundos e tinha velocidade maxima de 340 km/h — o que rendeu a ele o titulo de carro mais rapido do planeta por um breve periodo e ele tambem tornou se um icone em nurburgring a estrelar o video faszination um onboard insano no nordschleife gravado pela propria ruf [youtube id= osmcfpasimq width= 620 height= 350 ] avancemos 30 anos no tempo direto para 2017 no ano passado a ruf apresentou um sucessor ctr yellowbird o mais legal se o yellowbird original era o porsche 911 mais moderno de sua epoca o novo yellowbird foi alem do 911 so ficou o formato da carroceria que e fiel as formas que o esportivo alemao tinha na decada de 1980 estreita com para brisa bastante vertical e formas limpas e sem frescuras so que esta carroceria e totalmente feita de fibra de carbono bem como a estrutura do tipo monocoque desenvolvida inteiramente in house o peso seco do carro e de apenas 1 200 kg para se ter ideia do que isto significa o yellowbird original pesava apenas 1 170 kg e um gt3 rs atual chega aos 1 430 kg se as formas gerais sao as 911 classico nos detalhes o novo yellowbird tem diversos elementos modernos como farois e lanternas com leds para choques mais integrados a carroceria e maçanetas embutidas e ha o motor um flat six biturbo de 3 6 litros com 710 cv a 6 750 rpm e 89 8 mkgf de torque a 2 750 rpm acoplado a uma caixa manual de seis marchas que leva a força para as rodas traseiras atraves de um diferencial autoblocante o motor e capaz de levar o ctr 2017 ate os 100 km/h em menos de 3 5 segundos a velocidade maxima e de 360 km/h [youtube id= bkglkawn7me width= 620 height= 350 ] o ctr yellowbird tambem tem suspensao independente nas quatro rodas com braços sobrepostos e amortecedores pushrod como nos monopostos de competiçao na dianteira e na traseira ja os freios usam discos de carbono ceramica ventilados e perfurados seguindo o padrao de exclusividade dos 911 reimaginados o novo ruf ctr yellowbird foi disponibilizado em uma serie limitada de 30 unidades que começou a sair da fabrica em 2018 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] rsr project agora nem so de companhias europeias vivem os 911 recriados a rsr project foi fundada ha cinco anos pelo norte americano richard schickman entusiasta do 911 desde os anos 80 schickman tem na versao carrera rsr 3 0 versao de homologaçao criada nos anos 1970 com peso aliviado carroceria alargada e um flat six de 2 8 litros e 300 cv so havia um problema a porsche so produziu 49 exemplares do rsr 3 0 entao em 2013 schickman decidiu criar sua propria versao e ali nasceu a rsr project no departamento estetico sem duvida a rsr project e a mais tradicional seus carros parecem exemplares originais de fabrica do carrera rsr 3 0 mas so parecem feitos a partir de exemplares selecionados do porsche carrera 3 2 produzido entre 1982 e 1989 os carros sao desmontados e reconstruidos com novos paineis na carroceria e componentes de fibra de vidro como para choque e asa traseira que sao reproduçoes fieis dos originais motor suspensao vidros e interior sao removidos e a carroceria recebe uma pintura nova na cor desejada pelo cliente depois novos bancos carpete painel e revestimentos das portas e do teto sao instalados alem de novos vidros [youtube id= xrmgluzqs3e width= 620 height= 350 ] enquanto a carroceria e restaurada motor e cambio tambem sao refeitos usando componentes de alta qualidade geralmente o motor desloca 3 2 litros e com injeçao eletronica e componentes internos forjados entrega cerca de 300 cv o cambio pode ser o original do carro devidamente recondicionado ou uma caixa getrag g50 por fim o carro recebe nova suspensao novos freios e novas rodas e pneus nas medidas da epoca porem com materiais e qualidade superior e claro todos os carros sao testados para garantir que tudo esta nos conformes como voce pode ter notado cada uma das companhias mostradas neste post tem seu estilo e sua historia mas todas se dedicam a trazer o 911 classico para os tempos modernos e cobrando bem por isto mas e facil entender o apelo
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